8 de dezembro de 2013

Premier League: Arsenal e Everton empatam em grande jogo, Newcastle afunda United

  Premier League - Depois de uma jornada a meio da semana marcada pela super-exibição de Suárez, pelo frenético Sunderland-Chelsea e pela derrota do United em Old Trafford frente ao Everton, este fim-de-semana tivemos mais espectáculo, mais emoções, mais surpresas. Suárez voltou a estar em bom nível frente ao West Ham, o Chelsea de Mourinho perdeu em casa do Stoke e o Manchester United voltou a desiludir em Old Trafford e perdeu novamente 1-0, desta feita com o Newcastle. Por fim, Arsenal e Everton encontraram-se num grande jogo em Emirates que terminou com um justo 1-1.
    Era o jogo da jornada e, embora com poucos golos, fez jus às expectativas. No Emirates Stadium, Arsenal e Everton alinharam com os seus melhores onzes e a 1.ª parte ficou marcada por um Everton fisica e tacticamente fortíssimo, com a sua defesa irrepreensível e mais posse de bola que o Arsenal. A equipa de Wenger era obrigada a aprimorar o seu futebol com jogadas de encher o olho para desbloquear a defensiva do Everton, enquanto que a equipa de Martínez (que grande treinador!) só criou perigo quando conseguiu transitar, com Ross Barkley a conduzir bem o jogo em posse - quando soltou a bola em zona de construção, falhou diversos passes - e Lukaku a ser o alvo dos seus colegas.
    Só no segundo tempo surgiram os golos. Tim Howard e Szczesny foram dizendo presente. Wenger decidiu mexer com o jogo e fez uma tripla substituição - retirou Cazorla, Wilshere e Ramsey e colocou Walcott, Flamini e Rosicky. Martínez respondeu com inteligência, trocando espaçadamente Pienaar e Mirallas por Osman e Deulofeu. Mas o golo chegou então para o Arsenal - Rosicky cruzou a partir da direita, Walcott ganhou de cabeça assistindo Giroud. O avançado francês falhou na bola mas Mesut Özil não e deixou os adeptos ao rubro. No entanto a festa durou pouco porque 4 minutos depois chegou o empate. A jogada começou num bom trabalho de Ross Barkley, o médio inglês soltou para Oviedo que cruzou para Lukaku. O avançado belga só conseguiu dar um ligeiro toque, num momento acrobático, e a bola sobrou para o jovem espanhol Deulofeu - o extremo driblou, enquadrou-se com a baliza e disparou fazendo um grande golo. Até ao final destaque para um último remate de Olivier Giroud em cheio na barra que seria certamente um dos golos da vida do avançado francês.
    Resultado bom para Chelsea e City que podiam ter visto o Arsenal a castigá-los, afastando-se, e mais uma evidência de que este Everton é uma equipa talhada para jogar com os grandes (ganhou ao Chelsea e ao United, empatou com Liverpool e Tottenham, só perdeu com o City). Muito possivelmente veremos o Everton a passar para o ano de 2014 no Top-4 e seria bom para Lukaku e Deulofeu ficarem emprestados mais um ano ao clube de Liverpool.

    O Newcastle viajou a Old Trafford e penitenciou ainda mais o já magoado e desorientado Manchester United. O campeão inglês voltou a ter Van Persie, não teve Rooney (castigado) e fez uma má exibição, sem chama nem ideias, acabando mesmo por perder quando Sissoko assistiu Cabaye para o golo que decidiu o jogo. Grande exibição do médio francês, de Debuchy, Santon e Tim Krul a voltar a não sofrer golos contra um grande (à imagem dos jogo com Chelsea e da estrondosa exibição do holandês frente ao Tottenham).
    Em Anfield era muita a expectativa para ver como seria a exibição de Suárez frente ao West Ham e o uruguaio não desiludiu. O jogo, que terminou com a vitória dos reds por 4-1, ficou marcado pelos auto-golos: O'Brien, Demel e Skrtel marcaram na própria baliza. Suárez marcou um (grande cabeceamento depois de um bom centro de Glen Johnson), esteve na origem dos auto-golos dos visitantes e o outro golo do Liverpool foi de Sakho na sequência de um livre de Steven Gerrard. Suárez não pára, é o melhor jogador neste momento desta Premier League 2013/ 2014 e, pelo segundo jogo consecutivo, Mignolet saiu de campo com 1 golo sofrido sem ter tido quaisquer culpas. A fase difícil da 1.ª volta do Liverpool começa na próxima jornada, com 3 deslocações complicadas nos últimos 4 jogos de 2013 (sobretudo as últimas duas, Chelsea e Manchester City).
    José Mourinho deslocou-se ao terreno do Stoke - equipa que normalmente defende muito bem - mas o jogo teve cinco golos. O Stoke de Mark Hughes venceu inesperadamente por 3-2, com Schürrle a ser o homem do jogo ao bisar pelo Chelsea e Assaidi a decidir o jogo com o tento final. Com Óscar a 100% parece certo que neste momento a melhor opção para o Chelsea seria jogar com Ramires-Lampard no duplo pivô, Hazard Mata e Óscar no meio-campo e Schürrle "solto" na frente.

    O Manchester City empatou em casa do Southampton por 1-1. Os saints têm andado com menor fulgor nos últimos jogos e logo aos 10 minutos Agüero marcou e deu a ideia de que o City poderia partir para uma confortável vitória. No entanto, o Southampton foi guerreiro, soube lutar a meio-campo, Ward-Prowse e Luke Shaw voltaram a reforçar que valerá a pena acompanhar o seu futuro e Pablo Osvaldo empatou tudo no seu melhor momento desde que chegou a Inglaterra. Um golaço.
    O Tottenham conseguiu ganhar em casa do Sunderland por 2-1. AVB começou a perder com um golo de Adam Johnson (Lloris novamente mal na fotografia), Paulinho empatou o jogo e acabou por ser O'Shea a decidir tudo com um auto-golo. Noutro campo o WBA era favorito mas viu o Norwich ganhar em sua casa com uma excelente exibição - Leroy Fer foi a figura do jogo com um golo e uma assistência, Hooper marcou. O Crystal Palace continua a ressuscitar e a exibir-se bem defensivamente com Tony Pulis no comando e ganhou 2-0 ao Cardiff. Chamakh marcou (e podem-se esperar mais golos do marroquino se se mantiver como a referência de ataque da equipa) e Jerome fez o outro golo. O Fulham recebeu o Aston Villa e não deu hipóteses ganhando também por 2-0, com Sidwell e Dimitar Berbatov a fazerem os golos.

    Amanhã termina a jornada com a recepção do Swansea ao Hull City. A próxima jornada abre com um incrível Manchester City-Arsenal no Sábado e fechará no domingo à tarde com um também muito esperado Tottenham-Liverpool. É assim a Premier League.

0 comentários:

Enviar um comentário