4 de dezembro de 2013

Premier League: Suárez faz História, Everton cala Old Trafford e Chelsea vence jogo louco

  Premier League - Enquanto em terras lusitanas os futebolistas estão a descansar (a verdade é que temos menos 8 jornadas que o escalão principal inglês), em Inglaterra jogou-se esta noite a 14.ª jornada da Premier League e, certamente, uma das mais emocionantes dos últimos tempos.

    O homem da noite foi, sem margem para dúvidas, Luis Suárez. O avançado uruguaio fez nada mais nada menos do que 4 golos e 1 assistência na vitória do Liverpool frente ao Norwich, em Anfield. O Norwich já é cliente habitual de Suárez (nos últimos 3 jogos em dois deles fizera hat-trick e no outro tinha marcado também, mas apenas um golo) e hoje a conta começou aos 15 minutos - Ruddy pontapeou a bola, Gerrard ganhou de cabeça no meio-campo e Suárez, de muito longe, fez um golo do outro mundo. Perto dos 30' foi a vez de Coutinho bater um pontapé de canto e Suárez - quem mais! - surgiu na área a rematar sem hipóteses. Técnica, inteligência, imprevisibilidade, irreverência, um talento incrível este uruguaio que é a par de Agüero o jogador que maior impacto tem na actual Premier League. Mas a noite de Suárez ainda estava longe de terminar - aos 35 minutos Suárez recebeu a bola no meio-campo do Norwich, picou a bola por cima de um adversário, dominou-a novamente e desferiu uma bomba para a baliza do pobre Ruddy. O hat-trick estava consumado e Suárez tornava-se assim o 1.º jogador da História da Premier League a conseguir 3 hat-tricks contra a mesma equipa. O jogo decorreu com Gerrard com o seu brilho invisível, a fazer a equipa jogar com passes espectaculares e que vão deixar saudades quando ele um dia se retirar, e aos 75' o capitão ganhou um livre em posição frontal e Suárez selou o seu "póker". Livre sem hipóteses e o 4.º golo de Suárez no jogo - mesmo sem ter jogado as primeiras 5 jornadas da liga, o uruguaio é já o melhor marcador (13 golos). O Norwich teve o seu golo de consolação quando Redmond encontrou a cabeça de Bradley Johnson (Mignolet nada podia fazer) e Suárez fechou a noite com uma boa assistência para Sterling fazer o 5-1 final. Rodgers retirou de campo Suárez praticamente com o jogo a terminar, oferecendo-lhe um aplauso de pé de Anfield Road. Mereceu-o. Esperemos que lá continue depois do mercado de Inverno.

    Em Old Trafford decorreu o jogo mais esperado da jornada - o Manchester United vs Everton. O nulo manteve-se durante muito tempo com Howard e os seus postes a tirarem o golo a Rooney e companhia, e o Everton a desperdiçar várias oportunidades de golo em transições mal decididas no último terço - Lukaku a demorar muito ou Barkley a servir mal a dupla belga (Lukaku e Mirallas). David Moyes acabou mesmo por ser derrotado pela sua ex-equipa quando Lukaku cruzou uma bola e Oviedo surgiu sozinho "matando" o jogo aos 86 minutos. Mais um jogo incrível de um Everton magnificamente bem comandado por Roberto Martínez, com um plantel rico e equilibrado, e uma defesa que tem apresentado enorme qualidade. O campeão Manchester United está cada vez mais longe, dista já 12 pontos do líder Arsenal e viu esta jornada Chelsea, Manchester City, Everton, Liverpool e Tottenham ganharem-lhe pontos.

    O Arsenal recebeu o Hull City e manteve o seu bom nível. O jogo deu para Wenger gerir plantel e começou bem com um golo logo aos 2 minutos - Jenkinson cruzou e Bendtner (com o seu visual Pablo Osvaldo) cabeceou para o 1-0. O Arsenal soube gerir o jogo e marcou também no início da 2.ª parte quando Ramsey fez um grande passe e descobriu Mesut Özil, que de pé esquerdo não perdoou. Os próximos 3 jogos do Arsenal serão o derradeiro teste: receberá o Everton, viajará até ao campo do Manchester City e depois receberá o rival Chelsea. De uma maneira ou doutra, já não há dúvidas que temos candidato.
    Quem hoje terá tido o coração a bater forte foi José Mourinho. O Chelsea viajou ao reduto do último classificado - o Sunderland - e muito sofreu para conquistar os 3 pontos. Começou por ser o Sunderland a marcar, por intermédio do norte-americano Altidore, a trabalhar bem o golo dentro da área, mas depois apareceu o homem que decidiu o jogo: Eden Hazard. O belga ofereceu o empate a Lampard com um excelente cruzamento e depois fez ele mesmo o golo numa diagonal mortífera. Mourinho assustou-se quando O'Shea voltou a empatar o jogo - péssima abordagem defensiva dos blues - mas Hazard estava lá para recordar que o jogo era dele e do seu Chelsea. Hazard combinou com Lampard, tirou do seu caminho quem nele se intrometeu e disparou para o seu bis. Os minutos finais foram emocionantes porque Bardsley fez questão de marcar um auto-golo aos 84 e redimir-se marcando na baliza certa 2 minutos depois. Até ao final, esteve melhor o Sunderland a ameaçar uma nervosa defesa do Chelsea.

    As emoções estiveram também ao rubro nos terrenos do Southampton e do Fulham. O sensacional Southampton perdeu em casa com o Aston Villa por 3-2. Agbonlahor inaugurou o marcador (grande arrancada), mas Jay Rodriguez (está em boa forma) empatou. Na 2.ª parte foi a vez do checo Kozak colocar o Villa de novo na frente, mas minutos depois Pablo Osvaldo deixou tudo empatado novamente. Aos 80' Delph - está ali um pequeno grande jogador - com um golo espectacular fez o 3-2 final para os visitantes.
    Villas-Boas viu o seu lugar mais em risco quando o Fulham marcou através de Dejagah mas festejou a reviravolta dos spurs. Chiriches (remate rasteiro de longe) e um bom golo de Holtby deram ao Tottenham razões para sorrir em tempos que têm sido difíceis.
    O City começa a tornar-se regular e a conseguir pontos fora de portas esta época e esta noite venceu sem dificuldades (o resultado fez parecer o oposto) num campo que se esperava mais complicado. Agüero destruiu a muralha do West Brom bem assistido por Zabaleta e Yaya Touré fez o 2.º num bom remate assistido por Kolarov. O 3-0 chegou no segundo tempo com Yaya Touré a marcar de penalty, tendo o WBA reduzido para 3-1 num momento infeliz - azarado, sobretudo - de Pantilimon. Por fim, e bem perto do apito final, foi a vez de Anichebe fazer o 3-2 e deixar a equipa de Steve Clarke sonhar durante uns segundos.
    Noutros jogos o Swansea (mesmo sem Bony e Michu) venceu no País de Gales o Newcastle por 3-0, com golos de Dyer, Shelvey e um auto-golo de Debuchy. O Stoke empatou a zeros com o Cardiff. Ontem foi a vez do Crystal Palace vencer o West Ham, numa vitória importante por 1-0 garantida por Chamakh.

0 comentários:

Enviar um comentário