29 de dezembro de 2013

Chelsea vence Liverpool no último grande jogo inglês de 2013; Hazard foi o homem do jogo

 Chelsea  2 - 1  Liverpool (Hazard 17', Eto'o 34'; Skrtel 3')

    O último grande jogo de 2013 na Premier League teve intensidade, inteligência e tudo um pouco. Mais uma ode ao que é a Premier League, onde os jogadores e toda a atmosfera merece todo o respeito - como Mourinho bem disse na flash interview - pela qualidade e espectáculo que proporcionam, excedendo os seus limites jogo após jogo e entregando-se até ao último minuto mesmo em períodos de sobrecarga (será que isso existe para os jogadores da PL?) competitiva nesta recta final de ano. Hoje, no duelo entre José Mourinho e o seu antigo discípulo Brendan Rodgers, ganhou o português. O Chelsea fez um jogo à imagem do seu treinador e à imagem dos grandes jogos que as equipas de Mourinho normalmente fazem nos grandes momentos. Mou escolheu bem a equipa - Ramires teria sido peça-chave hoje, mas não estava disponível - e colocou David Luiz ao lado de Lampard no meio-campo, com o trio Hazard, Willian e Óscar atrás de Samuel Eto'o. No Liverpool não houve surpresas até porque para o adversário já basta a imprevisibilidade que é ter Luis Suárez pela frente.
    O jogo começou com uma entrada perigosa de Eto'o (merecia amarelo) e logo aos 3 minutos Skrtel inaugurou o marcador. Coutinho bateu um livre, Suárez desviou de cabeça e Skrtel marcou à boca da baliza. O Chelsea teve alma, intensidade e correu atrás do prejuízo com Óscar particularmente inspirado nos minutos seguintes e Frank Lampard a obrigar Mignolet a uma grande defesa num remate de meia distância. Acabou por ser Eden Hazard, numa jogada cujo desequilíbrio começou num passe dele, a empatar o jogo. O extremo belga - bom vê-lo a aparecer num grande jogo - teve a sorte de a bola sobrar para ele à entrada da área e colocou a bola com força e técnica, onde Mignolet não a podia ir buscar.
    O jogo manteve-se frenético, enérgico, com David Luiz a revelar-se importante a meio-campo, e o Chelsea chegou ao 2-1 com 34 minutos de jogo, e começou num bom passe do brasileiro no qual Azpilicueta acreditou. Óscar ficou com a bola na grande área, cruzou bem e Eto'o antecipou-se a Skrtel e desviou para a baliza. Ficou a ideia de que Mignolet - nada que se compare à falha frente ao City, ainda assim - podia ter feito mais. A vantagem ao intervalo era justa e a qualidade de jogadores como Hazard e Óscar iam fazendo a diferença.
    No 2.º tempo o cansaço nas pernas pesou bastante, mas o futebol continuou de pé. Sakho fez a bola bater na trave, assistido por Henderson e o Chelsea manteve-se focado em tentar o 3.º golo com Eden Hazard sempre em destaque. Houve ainda espaço para o jovem Brad Smith jogar pelo Liverpool e para Howard Webb - que não tinha marcado um possível penalty sobre Hazard - fechar os olhos a um penalty claro e indiscutível de Eto'o sobre Luis Suárez.

    Vitórias frente a City (casa) e Liverpool (casa). Empates frente a Arsenal (fora), Tottenham (fora) e Manchester United (fora). Foi assim o percurso do Chelsea de Mourinho nesta 1.ª volta frente aos rivais directos. Se quisermos acrescentar o Everton à lista, aí sim os blues têm finalmente uma derrota, em Goodison Park. O Chelsea encarou o jogo da melhor forma, teve em Eden Hazard o seu cabeça-de-cartaz, conseguiu conter regra geral Luis Suárez e, embora a arbitragem genericamente até lhe tenha sido favorável, mereceu vencer. Deu até a ideia de que foi mau para o Liverpool marcar tão cedo. A passagem do Liverpool de 1.º para 5.º lugar num ápice revela apenas a qualidade da Premier League, porque muito em breve já voltaremos a ver Suárez e companhia no top-4 e o Liverpool vai certamente garantir um lugar de Champions no final da época.
    O Chelsea ainda não deslumbra como um todo, já se vê em Hazard um jogador que está a melhorar em vários níveis - está cada vez a marcar mais, a ser mais objectivo; e muito provavelmente o Chelsea conseguirá mais pontos na 2.ª volta do que nesta primeira.

    Arsenal (42), Manchester City (41), Chelsea (40), Everton (37), Liverpool (36), Manchester United (34), Tottenham (34). Estão muito provavelmente aqui os sete primeiros classificados da presente Premier League - só Newcastle e Southampton poderão eventualmente intrometer-se, mas devem ficar com os lugares seguitnes. Agora, esperemos por 2014 para baralhar as contas.
    E, claro, veremos alguns reforços chegar já no próximo mês a terras de Sua Majestade.

Barba Por Fazer do Jogo: Eden Hazard (Chelsea)
Outros Destaques: Cahill, David Luiz, Óscar, Eto'o; Skrtel, Lucas, Suárez
Golos:
0-1 Skrtel 3'
1-1 Hazard 17'
2-1 Eto'o 34'

0 comentários:

Enviar um comentário