20 de dezembro de 2013

Carlos Eduardo +10 e Benfica q.b. nas despedidas de 2013

    Porto e Benfica fizeram esta noite o seu último jogo no ano civil de 2013, conseguindo ambos vencer sem sofrer golos. O Porto goleou o Olhanense com Carlos Eduardo a ser claramente a principal figura em destaque, enquanto que o Benfica no regresso de Jorge Jesus ao banco de suplentes após castigo, fez o suficiente para vencer o Setúbal no Bonfim. Jan Oblak, na sua estreia a titular, não sofreu golos.
    Dragões e águias seguem em igualdade pontual - com 33 pontos - ultrapassando provisoriamente o Sporting que tem amanhã a oportunidade de recuperar a sua liderança e festejar a passagem de ano no conforto da mesma. O jogo com o Nacional não será fácil mas os leões são favoritos à vitória, embora sem golear.

Porto  4 - 0  Olhanense (Mangala 30', Jackson Martínez 53', Carlos Eduardo 82', Herrera 84')

    Carlos Eduardo. Assim se descreve em duas palavras o jogo de hoje e a considerável melhoria na produção ofensiva do futebol portista. Esta noite no Dragão, Paulo Fonseca lançou Mangala a lateral esquerdo (por não ter Alex Sandro disponível), formou o meio-campo com Fernando, Lucho e Carlos Eduardo e deixou os flancos para os portugueses Licá e Varela. Do outro lado, o Olhanense herdado por Paulo Alves - que já pediu reforços - e que mais parece a equipa da ONU.
    Na primeira parte, Vid Belec e Carlos Eduardo mostraram que seriam eles as figuras das suas equipas neste jogo. O médio brasileiro ex-Estoril encheu o campo, com boa técnica, excelente visão de jogo e bolas paradas bem marcadas. Belec foi negando o golo aos portistas Varela e Licá, mas deixou Mangala cabecear de forma fulminante para o 1-0 aos 30' após canto de Carlos Eduardo. Perto do intervalo ainda houve tempo para Jackson Martínez, lançado uma vez mais por Carlos Eduardo, dominar de peito e tentar o pontapé acrobático. Ficou perto. A 2.ª parte trouxe mais golos.
    Licá vacilou um pouco, embora seja um jogador que precise que confiem nele e mantenham a aposta, e o segundo golo lá chegou novamente num canto de Carlos Eduardo. O brasileiro bateu o canto longo e Jackson saltou e cabeceou com efeito, surpreendendo Belec que ficou no limiar entre ser mal batido e não ter hipóteses. Carlos Eduardo foi espalhando magia, com uma capacidade de decisão elevada (salvo comparações precipitadas, hoje fez lembrar Deco em alguns momentos), Belec foi negando o terceiro até que foi o homem do jogo a fazê-lo: assistido por Varela, Carlos Eduardo rematou à entrada da área fazendo um grande golo com enorme categoria. O resultado fechou em 4-0 com o mexicano Herrera a marcar um bom golo, depois de tentar servir Jackson.
    Vitória sem espinhas, num domínio total mais próximo do registo habitual e imaculado dos dragões em casa. Paulo Fonseca terá ficado satisfeito com o último jogo da época e o Olhanense mostrou hoje ser muito fraquinho - mérito do Porto, sim, mas é de facto assombroso como é que o Benfica de Jesus sofreu para vencer (3-2) no Algarve na jornada anterior. Carlos Eduardo guardará este jogo na sua memória - 1.º golo pelo Porto, num jogo em que fez também duas assistências. São de esperar evidentes melhorias no Porto no começo de 2014 - o meio-campo começa a ter várias opções válidas e por esta altura falta apenas que Quintero comece a ser escolha habitual e a demonstrar regularmente a sua qualidade. Com Quintero e Carlos Eduardo sintonizados, o futebol portista pode subir muito de produção. E a tudo isto vai-se acrescentar muito provavelmente Ricardo Quaresma (foi hoje visto no Dragão) e, quem sabe, Anderson. Só para deixar alguma nódoa num bom pano, pode-se criticar caso se confirme a venda de Iturbe à venda por 16M no final da época.

Barba Por Fazer do Jogo: Carlos Eduardo (Porto)
Outros Destaques: Mangala, Fernando, Jackson Martínez; Belec, Femi


Vit. Setúbal  0 - 2  Benfica (Rodrigo 54', Lima (pen.) 69')

    Mais uma vez, o Benfica voltou a não deslumbrar, mas lá voltou a somar pontos. Mantém-se tudo igual: com a qualidade técnica e individual que o Benfica tem no seu plantel, por muito que o seu treinador já não incuta a chama e garra de antes aos seus jogadores, o valor deles - não pelo colectivo trabalhado e longe de ser dinâmico - chega para fazer o Benfica ganhar em muitos campos.
    No regresso de Jorge Jesus ao banco de suplentes, Jan Oblak foi titular, como já era esperado, no lugar de Artur. A 1.ª parte foi pobre, pobre, pobre. Oblak pouco testado foi e o Benfica esqueceu-se de rematar. No Benfica foi Gaitán a procurar sistematicamente desequilibrar com os seus rasgos e Paulo Baptista deixou por vezes o jogo tornar-se demasiado duro, deixando por exemplo Nelson Pedroso escapar num lance para vermelho onde pisou nas costas Gaitán quando esteve estado deitado no chão.
    Hoje, verdade seja dita, Jesus mexeu de forma inteligente e adequada ao que o jogo pediu. Perante enorme apatia, ao intervalo saltou do banco Sulejmani, que trouxe mais uma vez a sua acutilância, vontade de mostrar serviço, velocidade e assertividade. Os encarnados chegaram então à vantagem quando pouco  o fazia prever - Gaitán, mais uma vez, destacou-se ao cruzar de forma perfeita, encontrando Rodrigo que de cabeça bateu o guardião polaco do Setúbal. Gaitán continuou a levar o Benfica para a frente e do outro lado Oblak teve finalmente trabalho ao evitar o golo do irrequieto Pedro Tiba. Finalmente, aos 69' Dani defendeu com o braço um remate de Matic e o árbitro marcou correctamente grande penalidade. Lima, voltou a não perdoar. Até ao final o Benfica geriu a posse de bola, Sulejmani ainda tentou animar o passivo futebol encarnado um bocadinho, mas o 2-0 seguiu até final. São 33 pontos em 42 possíveis e uma igualdade com o Porto, mas com um futebol sem atractividade e muito lento. Com este plantel, o que faria um treinador motivado e capaz?
    Gaitán foi o elemento mais do Benfica, com vários desequilíbrios, um dos quais a assistência para Rodrigo. Os avançados do Benfica - Rodrigo e Lima - continuam a marcar golos na ausência de Cardozo. Lima tem estado muito apagado e falhado em jogo corrido, mas leva 6 golos nos últimos 5 jogos. Já Rodrigo, leva 4 nos últimos 6 jogos. Sulejmani voltou a ser também destaque: o sérvio é o jogador do Benfica que melhor sai do banco e vê-se que é claramente um jogador respeitado no balneário. No Setúbal, Pedro Tiba, Miguel Pedro e Vezo estiveram em bom plano. Palavra final para Oblak - hoje pouco teve que fazer, e conseguiu manter-se sem golos sofridos, mas estamos perante um dos guarda-redes mais promissores do mundo. O Benfica que mantenha a aposta nele porque tem ali um guarda-redes que, neste plantel, dará certamente pontos e cheira a grandes exibições europeias (curiosamente na Europa, até é onde Artur normalmente se sai melhor). Apenas mais dois apontamentos: Matic é 6 e Enzo é o monstro que sabemos que é sobretudo quando joga no centro. Hoje apenas não os destacamos porque estiveram a um nível decente (embora isso normalmente chegue para serem superiores a todos os outros). Veremos como entra o Benfica em 2014.

Barba Por Fazer do Jogo: Nico Gaitán (Benfica)
Outros Destaques: Pedro Tiba; Oblak, Sulejmani, Rodrigo, Lima
Golos:
 0-1 Rodrigo 54'
0-2 Lima (pen.) 69'

0 comentários:

Enviar um comentário