16 de dezembro de 2013

Manchester City-Barcelona e Arsenal-Bayern nos oitavos da Champions

  Champions League - O senhor careca da UEFA e o seu assistente, e o português Luís Figo, sortearam há pouco as 16 equipas qualificadas para os oitavos de final da Champions, encontrando o alinhamento de 8 jogos que a Europa do futebol terá oportunidade de ver. Com alguns outsiders nas segundas posições (exemplos de Olympiakos ou Leverkusen), o grande interesse do sorteio era ver com quem calhavam Manchester City e Arsenal, e os confrontos certamente não desiludirão. Com as equipas portuguesas apenas presentes no sorteio da Liga Europa, teremos que esperar pelas 12h para saber os adversários de Benfica e Porto. Os 8 jogos da Champions League serão então:
Manchester City - Barcelona
Olympiakos - Manchester United
AC Milan - Atlético Madrid
Leverkusen - PSG
Galatasaray - Chelsea
Schalke 04 - Real Madrid
Zenit - Dortmund
Arsenal - Bayern Munique

    BPF - A principal atractividade da fase que se avizinha serão então os confrontos entre Manchester City e Barcelona, e Arsenal e Bayern Munique, nos quais o favoritismo à partida será distribuído de forma diferente. Embora o Arsenal esteja mais maduro e seja líder da Premier League por esta altura, o Bayern - campeão europeu em título - é o grande favorito a seguir em frente, com a "máquina" bávara de Guardiola a ter outros argumentos. O Arsenal precisará, em todo o caso, de um excelente resultado na 1.ª mão em casa. Quanto ao Manchester City - Barcelona, trata-se de um jogo que o futebol europeu já esperava e merecia, os citizens melhoraram do ponto de vista competitivo e colectivo com Pellegrini e, embora o Barcelona seja o Barcelona, até diria que há uma probabilidade de 51% do City seguir em frente. Jogadores como Aguero, Silva, Yaya Touré (vai defrontar a ex-equipa), Negredo, Kompany e Nasri, se tiverem em noite sim... podem tornar a 1.ª mão num inferno para o Barcelona. E na 2.ª mão o bom futebol de transição que se viu no segundo tempo do Manchester City-Arsenal poderá ser muito útil (Navas será mais útil nesse jogo, por exemplo). Mas claro, quando há Messi, Neymar e Iniesta na equação, é sempre difícil não dizer Barça.
    Nos restantes confrontos, o PSG é claramente favorito frente ao Leverkusen. Os alemães surpreenderam até agora - seria esperado que o Shakhtar conseguisse seguir em frente - mas o poderio de Ibrahimovic e Cavani, secundados por jogadores em excelente forma como Verratti, Matuidi e Van der Wiel (o PSG utiliza muito bem a profundidade dada pelos laterais) será suficiente para que a equipa francesa marque presença nos quartos. Também com bilhete para os quartos parece estar o Real Madrid, que encontrará Julian Draxler no seu caminho, mas terá Cristiano Ronaldo a aumentar o seu nº de golos e Bale a ajudá-lo na tentativa de chegarem a Lisboa. David Moyes já sabia que não teria que defrontar qualquer dos tubarões - Arsenal e Manchester City - e dado o momento do United o Olympiakos foi uma boa notícia. A 1.ª mão no inferno grego será complicada e poderá provocar algum calafrio aos red devils, mas em Old Trafford espera-se o regresso das boas noites europeias e o Manchester United tem aqui uma grande hipótese de voltar a figurar nas 8 melhores equipas da Europa.
    Mourinho reencontrará velhos amigos - Drogba e Sneijder - e, embora este Chelsea pareça ainda pouco consistente, pouco fiável defensivamente, deverá chegar ao período em que se iniciam os oitavos com outra confiança e outra força colectiva. Mourinho eliminou este Galatasaray com o seu Real e nesta época deverá voltar a repetir a dose com o Chelsea. Por fim, dois jogos interessantes: o Zenit-Dortmund poderá oferecer aos alemães um jogo complicado na Rússia, mas a segunda mão com o esmagador apoio do seu público e tratando-se de uma das equipas que joga melhor futebol, deverá ultrapassar Hulk e companhia. A fechar este lote, o Atlético Madrid defrontará o AC Milan, que é sempre uma equipa imprevisível, mas é claramente favorito. Com Diego Costa, Koke, Raul Garcia e tantos outros jogadores em forma, a equipa do português Tiago é das mais constantes do momento, uma força a nível físico e táctico, com um grande treinador (Simeone) e depois de ter estado sistematicamente bem na Liga Europa, não desperdiçará a hipótese de se colocar finalmente num patamar superior ao chegar aos quartos.
    A partir dos quartos, tudo pode acontecer. 

0 comentários:

Enviar um comentário