15 de dezembro de 2013

Sporting vence 'Belém' com 3 golos portugueses e pressiona rivais

Sporting  3 - 0  Belenenses (Adrien (pen.) 28'. André Martins 53',  Wilson Eduardo 85')

 Frente a um Belenenses contra o qual o Benfica empatou em casa e o Porto empatou fora, ambos por 1-1, o Sporting não se fez rogado e, ainda que sem deslumbrar, venceu confortavelmente por 3-0. O árbitro Hugo Pacheco conseguiu marcar uma das grandes penalidades mais absurdas do campeonato, que originou o 1-0 de Adrien, mas verdade seja dita fechou os olhos a um empurrão claro a Montero na grande área, equilibrando os erros.
    Leonardo Jardim lançou o seu melhor onze (ainda que Wilson Eduardo seja melhor que Capel, um dos flanqueadores mais fáceis de defender no nosso campeonato) e no Belenenses o grande ausente foi Miguel Rosa, numa equipa onde Tiago Silva, João Pedro e Fredy eram as grandes esperanças ofensivas. Fernando Ferreira ficou no banco. O jogo foi então desbloqueado pouco antes do minuto 28' quando Hugo Pacheco entendeu transformar uma falta fora de campo sobre Cédric numa grande penalidade. Adrien, atirou a contar. No que restou da 1.ª parte Matt Jones defendeu um bom livre de Jefferson, Montero foi então puxado por João Meira e no final, Cédric explorou em profundidade o seu flanco direito, acabando por cruzar para um desvio infeliz de Fredy Montero.
    O 2.º período de jogo começou bem. Enquanto o Belenenses não construía qualquer perigo, Capel virou o flanco, Carrillo (finalmente um jogo do peruano proporcional ao seu talento) dominou a bola, deu para a entrada de André Martins e o médio português fez o segundo. Um golo merecido para o camisola 8. Sem encantar mas com segurança e maturidade o Sporting foi gerindo a sua vantagem e foi já perto do fim - numa altura em que Wilson Eduardo já entrara para o lugar de Diego Capel - que chegou o 3-0 final. André Martins fez um grande passe descobrindo Wilson Eduardo e o extremo português, depois de trabalhar o lance, rematou seco e de forma irrepreensível para o golo.
    O Sporting amealhou mais 3 pontos, tem neste momento 5 de vantagem para Porto e Benfica, ficando agora à espera dos resultados de dragões (viajam a Vila do Conde) e águias (visitam Olhão). São 10 vitórias em 13 jogos para este Sporting, cujo mérito principal foi a descoberta e estabilização de um modelo de jogo e de um onze (ao contrário dos rivais, que ainda andam a fazer experiências) bem cedo. O esqueleto está definido, os jogadores estão motivados, o leão vai passar certamente a passagem de ano na liderança e mantendo-se esta toada, mais tarde ou mais cedo, Leonardo Jardim terá que admitir que é candidato. Destaque ainda para o facto dos golos leoninos terem sido marcados por 3 jogadores portugueses.

    Há algumas jornadas provavelmente diríamos que Vítor merecia ser titular no lugar de André Martins, mas o nº 8 está agora provavelmente no melhor período da sua carreira. Foi o homem do jogo com 1 golo e 1 assistência e está cada vez mais a aparecer em zonas de finalização (até se confunde com Montero, por serem anatomicamente parecidos). Carrillo foi outro dos principais destaques - à imagem do benfiquista Rodrigo, conseguindo ser regular torna-se um dos principais desequilibradores do campeonato. William Carvalho fez o que faz sempre, Cédric e Jefferson deram muita e boa profundidade. No Belenenses, Matt Jones esteve bem e só João Pedro conseguiu dar um ar da sua graça.

Barba Por Fazer do Jogo: André Martins (Sporting)
Outros Destaques: Cédric, Jefferson, Carrillo, William Carvalho; João Pedro
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário