29 de dezembro de 2013

Premier League: Giroud põe Arsenal na liderança; Lukaku regressa aos golos e o Everton fecha ano em 4.º

  Premier League - O Super Sunday de hoje, último dia de liga inglesa em 2013, foi de qualidade. Giroud marcou um golo que carimbou a liderança na passagem de ano para o Arsenal, o Tottenham continua no bom caminho com Sherwood e ontem United e City venceram pela margem mínima. Tínhamos apostado que o Everton fecharia 2013 num lugar de Champions e assim o foi e o Liverpool depois de uma 1.ª volta incrível acaba este ano civil em 5.º lugar, penalizado também pela arbitragem do jogo em Etihad. Apontámos outrora este final de ano como o cabo das tormentas do Liverpool, mas veremos os reds em breve no top-4. O resumo do Chelsea-Liverpool, último grande jogo de 2013, será publicado daqui a momentos.

    
O Arsenal termina 2013 na liderança (nos últimos 4 anos de Premier League quem cruzou a passagem de ano na frente, acabou campeão) depois de uma vitória muito difícil em casa do Newcastle. Ambas as equipas defenderam impecavelmente em St. James Park - a dupla Mertesacker-Koscielny continua afinada e Debuchy está em grande - mas acabou por ser Giroud a decidir o jogo. O avançado francês marcou na sequência de um livre indirecto de Theo Walcott que não poderia ter sido melhor marcado do que foi. O Newcastle, que já tinha ganho a Chelsea, Tottenham e Manchester United, desta vez não ganhou, mas terminar a 1.ª volta a 9 pontos do líder, com menos 1pt que United e Tottenham é bom. 

    Everton e Southampton proporcionaram uma boa hora e meia de futebol. Esperava-se alta intensidade e foi o que houve. O 1.º golo acabou por chegar dos pés de Seamus Coleman (ou 'Goalman' como já lhe chamam). O irlandês subiu pelo flanco, não pediu licença a ninguém e disparou para o 1-0. É o melhor lateral direito da Premier League esta época e leva já 5 golos na sua conta pessoal. Lukaku foi sistematicamente bem marcado por Lovren, Adam Lallana (ficava bem no Liverpool) espalhou magia em Goodison Park, mas acabou por ser o substituto Ramírez, do meio da rua e com a ajuda de um ligeiro desvio, a fazer o empate. A vitória do Everton chegou numa transição, com McCarthy a oferecer o golo a Romelu Lukaku, que se reencontrou com os golos num excelente remate de primeira.
    O Tottenham continua saudável com Sherwood no comando (nunca saberemos se AVB conseguiria estes resultados, apenas sabemos que não teria Adebayor a contribuir para eles) sem complicar nas suas escolhas. O Tottenham recebeu o Stoke e venceu sem problemas. Soldado marcou o 1.º de penalty - penalizando mão de Shawcross -, Dembélé fez o segundo e Lennon o 3-0.

    Nos jogos de ontem houve dois empates espectaculares, duas curtas vitórias por 1-0 dos rivais de Manchester e uma goleada do Hull City.
    Sábado começou com um 3-3 entre West Ham e West Brom. Joe Cole abriu o marcador bem cedo para os hammers, mas nos últimos 5 minutos da primeira parte Anelka (com festejos polémicos à mistura) marcou dois e levou o WBA para o intervalo em vantagem. No 2.º tempo houve 4 minutos frenéticos, à la Premier League. Maïga marcou aos 65 num remate colocado, Kevin Nolan - que tinha feito as duas assistências para os golos anteriores da sua equipa - fez o 3-2 dois minutos depois, mas logo a seguir Saido Berahino, um daqueles jovens cuja qualidade não engana, fez o 3-3 final num bom remate, precedido de um grande trabalho individual assistido por Brunt.
    Às 15 horas entraram em campo 8 equipas. O Manchester United teve em Wayne Rooney uma baixa inesperada na deslocação ao terreno do Norwich. Os red devils conseguiram manter o seu caminho de recuperação (acabam o ano a 8 pontos do líder) e venceram com um golo solitário de Welbeck, com alguma sorte à mistura. De Gea, Evans, Vidic, Evra e Cleverley foram determinantes para segurar o resultado. O rival Manchester City recebeu no infernal Etihad o Crystal Palace de Tony Pulis e esperava-se provavelmente que o City mantivesse a sua fome de golos. A verdade é que o Palace fez um excelente jogo, com um colectivo a defender bem e a conseguir criar perigo normalmente por Puncheon. Joel Ward mostrou mais uma vez que é jogador para outras andanças. O City precisou de chamar para o campo Negredo e Nasri para finalmente conseguir decidir o jogo: Navas cruzou e Dzeko marcou. Vincent Kompany manteve a sua boa forma, Joe Hart fez a diferença e já ganhou de novo a titularidade em definitivo e a falta de Yaya Touré como "motor" teve um impacto gigantesco no jogo dos citizens.

    O Hull City, uma das 3 equipas que subiu este ano, acaba 2013 e esta 1.ª volta do campeonato em 10.º lugar. O que é incrível dada a competitividade e imprevisibilidade da Premier League. Os tigers fizeram o seu melhor jogo da época ao derrotarem por 6-0 o Fulham. Elmohamady, Robert Koren (2), Boyd, Huddlestone e Fryatt escreveram a história do jogo. Já o Aston Villa e o Swansea empataram 1-1 num jogo em que o Swansea teve uma posse de bola assombrosa durante grande parte do jogo, mas no qual começou a perder com Agbonlahor a marcar. Lamah fez mais tarde o golo do empate.
    O outro empate espectacular de Sábado foi o Cardiff 2-2 Sunderland. A equipa galesa teve o jogo na mão depois de chegar ao minuto 83 a ganhar 2-0 (golos de Mutch e Campbell), mas o Sunderland de Poyet teve alma e conseguiu empatar - Steven Fletcher e Jack Colback deram 1 ponto ao Sunderland que já não parecia possível.

    Esta é a Premier League - a liga em que o 20.º está a 9 pontos do 10.º lugar. No primeiro dia de 2014 há mais.

0 comentários:

Enviar um comentário