9 de dezembro de 2013

FIFA anuncia os finalistas para a Bola de Ouro (jogadores e treinadores) e prémio Puskas (melhor golo)

  Bola de Ouro - A FIFA anunciou hoje o Top-3 final com os finalistas candidatos a vencer a Bola de Ouro da FIFA e France Football. Sem grandes surpresas, Cristiano Ronaldo, Franck Ribéry e Lionel Messi são os 3 jogadores que podem ambicionar tal distinção.
    BPF - Já demos a nossa opinião aqui no Barba Por Fazer e Cristiano Ronaldo seria o justo vencedor deste prémio pelo seu ano de 2013. CR7 foi neste ano superior comparativamente com o ano (ao serviço do Manchester United) em que ganhou a sua única Bola de Ouro, com um registo astronómico de golos, crescimento com a camisola de Portugal (conseguindo nomeadamente a sua melhor exibição de sempre pelo seu país - em solo sueco), podendo-se dizer que o capitão português e referência do Real Madrid, está no ponto. Ribéry surge em representação do incrível ano do Bayern, mas não se está a nomear a equipa do ano ou jogador mais titulado, mas sim o Melhor Jogador do ano. Ribéry cresceu muito no último ano, mas por exemplo Philipp Lahm foi mais regular e influente no jogo (defensiva e ofensivamente) da equipa da Baviera.  Quanto a Lionel Messi, é importante percebermos que não se está a votar para quem é - geneticamente ou normalmente - o melhor jogador do mundo mas sim o melhor no ano de 2013. E aí, Lionel, não foste tu. "Ah, mas eu estive lesionado no fim, quando o Ronaldo disparou!" - não interessa, Lionel, temos pena. Tiveste azar e o azar faz parte do futebol, tal como a sorte que tantas vezes tiveste e que, por exemplo, te deu uma Bola de Ouro quando o Iniesta merecia, Sr. Não pago os Impostos.

    A FIFA anunciou também os 3 treinadores finalistas de 2013: Jupp Heynckes, Jürgen Klopp e Sir Alex Ferguson. Heynckes certamente vai "limpar" a concorrência, tendo sido totalmente justa a nomeação de Klopp e a de Sir Alex Ferguson ser apenas uma nomeação em jeito de tributo à sua carreira, por ter abandonado o futebol no decorrer deste ano. Nomes como Scolari, ou Simeone que nem no leque amplificado de finalistas estava (a FIFA não deve ter visto a época do Atlético porque Courtois também não constava dos candidatos a melhor guarda-redes), fariam sentido.

    Por fim, o Prémio Puskas - destinado a distinguir o Melhor Golo da época - será disputado por Zlatan Ibrahimovic (golo de bicicleta frente à Inglaterra, marcado... em 2012), Nemanja Matic (golo ao Porto) e Neymar (primeiro golo na Taça das Confederações). Golos como o de Neymar encontram-se todos os dias e portanto a disputa deverá ser entre o benfiquista Matic e o senhor-grandes-golos Ibrahimovic. Num dos casos um excelente golo colectivo, no outro um lance de mais difícil execução mas com a baliza deserta. Em todo o caso é pena não se terem visto outros golos no lote anterior - a super-jogada do Arsenal culminada no golo de Wilshere, o golo de Ibrahimovic ao Anderlecht, etc.
    Abaixo ficam os 3 golos que poderão ganhar (por ser conteúdo da FIFA terão que carregar na opção 'Ver no Youtube'):





0 comentários:

Enviar um comentário