22 de dezembro de 2013

Adebayor, Lallana, Coleman e Barkley em destaque neste Domingo de Premier League

  Premier League - Depois de um Sábado repleto de jogos, a tarde de hoje brindou-nos apenas com 2 jogos, mas ambos por razões diferentes, com bastante interesse. Ainda com Tim Sherwood o Tottenham arrancou uma vitória difícil mas merecida em casa do Southampton. Já o Everton de Roberto Martínez subiu ao 4.º lugar - lugar de acesso ao play-off da Champions - depois de uma 2.ª parte entusiasmante no País de Gales, em casa de um desfalcado e combalido Swansea (equipa que não se dá bem com o Everton, assim o diz a História recente).

    No País de Gales, Laudrup teve várias baixas para o Swansea-Everton de hoje: Michel Vorm, Nathan Dyer e Michu. Com um registo de 0 golos marcados nos últimos quatro confrontos com o Everton, a tarefa parecia complicada. Martínez voltou a contar com James McCarthy (que viria a ser importante no jogo) e Oviedo terá feito provavelmente o seu último jogo antes de voltar a ceder o seu lugar a Leighton Baines. A 1.ª parte poucas oportunidades teve, com um 0-0 perfeitamente ajustado, dominando o Everton a posse de bola mas encontrando sempre o patrão da defesa galesa Ashley Williams no caminho para o golo. Os toffees entraram bem melhor no 2.º tempo e Ross Barkley teve uma oportunidade que não conseguiu converter. Nos minutos seguintes surgiu então a locomotiva Seamus Coleman. O lateral irlandês - melhor lateral direito da actual Premier League - arrancou pela direita, foi driblando quem lhe apareceu à frente e só mesmo Ashley Williams é que conseguiu impedir que Coleman rematasse. No entanto, pouco depois, ninguém conseguiu o golo de Coleman. McCarthy deu a bola para o irlandês e este rematou de muito longe, com a bola a fugir a Tremmel, num grande golo de um jogador muito motivado e em boa forma. Tudo parecia encaminhar-se favoravelmente para o Everton quando Tiendalli contou com um desvio de Bryan Oviedo - determinante para bater Tim Howard, sendo por isso auto-golo - e empatou o jogo. O Everton procurou repor a justiça no marcador e o jogo era mesmo da equipa de Goodison Park. Passava o minuto 82 quando Ben Davies derrubou imprudentemente e sem necessidade James McCarthy à entrada da área. Ross Barkley - a imitar o look máquina zero de Jonjo Shelvey - transformou o livre num grande e decisivo golo, beijando o símbolo nos festejos.
    O Everton subiu ao 4.º lugar (caso o Chelsea empate ou ganhe, iguala ou ultrapassa os toffees) e vale a pena acompanhar a restante época do Everton. Embora Oviedo tenha estado bem na ausência de Baines, com Leighton Baines o Everton consegue ter a melhor dupla de laterais na Premier League. O meio-campo já se sabe que tem excelentes opções, jogadores inteligentes e maduros e Ross Barkley é uma pérola que ainda vai dar muito ao futebol inglês na próxima década.

    No St. Mary's, o Southampton de Mauricio Pochettino teve o seu capitão, Adam Lallana, em dia sim, mas o renascido Adebayor acabou por ser a maior figura do jogo. Marcou primeiro o Southampton num lance em que o lateral esquerdo Fox subiu pelo seu flanco, soltou para Lallana que, em zona central, rematou rasteiro batendo Lloris. O Tottenham respondeu ainda na 1.ª parte com a dupla de avançados Soldado e Adebayor a construir o golo. Adebayor iniciou a transição, deu para Soldado e o avançado espanhol cruzou a partir do flanco esquerdo, surgindo então na área o desvio de Emmanuel Adebayor. O Tottenham chegou à vantagem já na segunda parte, com um auto-golo de Hooiveld (é especialista a marcar na própria baliza) depois de um cruzamento de Danny Rose. O Tottenham contou com uma defesa mais composta e Sherwood lançou elementos como Lamela, Eriksen ou Adebayor, com poucos minutos nos últimos tempos. Cinco minutos após o golo spur chegou novamente Adam Lallana. O médio tinha ameaçado o golo (valeu Lloris) mas conseguiu uma assistência para Lambert, aproveitando de forma inteligente uma saída desnecessária do guardião francês.
    A vitória dos spurs - num jogo em que o jovem Bentaleb se estreou (e bem) - chegou novamente com Adebayor a fazer a diferença. Um "patinho feio" para AVB que conseguiu dar uma importante vitória.

0 comentários:

Enviar um comentário