28 de novembro de 2013

Crítica: About Time

Realizador: Richard Curtis
Argumento: Richard Curtis
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lydia Wilson, Margot Robbie
Classificação IMDb: 7.8 | Metascore: 55 | RottenTomatoes: 69%
Classificação Barba Por Fazer: 74


    Antes de mais e para vos situar, recordo-vos quem é Richard Curtis. O neozelandês que realizou e escreveu o argumento para 'About Time' foi o senhor que escreveu "Four Weddings and a Funeral", "Notting Hill", os 2 filmes de Bridget Jones e "Love Actually", filme com Lúcia Moniz, sendo que neste caso também foi realizador. Para além disto, esteve fortemente ligado à personagem Mr. Bean (quer no formato televisivo quer no grande ecrã). Conclusão: o Richard Curtis escrevia cartas de amor melhor que os outros miúdos na primária. E as marcas de lenços de papel terão um dia que o homenagear.
    'About Time' consiste na história de Tim (Domhnall Gleeson, o Bill da família Weasley no Harry Potter) que aos 21 anos fica a saber que os homens da sua família têm a peculiar capacidade de viajar no tempo, bastando para isso deslocarem-se a um local escuro, cerrarem os punhos e pensarem num momento do passado. Nem sempre porque é que me dei ao trabalho de explicar isto... Naturalmente toda a gente sabe que é assim que se viaja no tempo. Mas sim, só analepses e nada de prolepses (ou flashforwards). O filme não foge ao registo habitual de Curtis e por isso mesmo é uma comédia romântica/ drama. Fãs de ficção científica, não encarem o filme como um filme de viagens no tempo porque nem tudo no argumento de Curtis foi inteligentemente escrito ou pensado, embora essas falhas - conscientes ou não - tenham tido o claro intuito de resultar do ponto de vista emocional. Tim aprende com o tempo (sobretudo depois do nascimento da sua filha) que embora tenha a capacidade de recuperar vários momentos e fazer algo de forma diferente, as pequenas coisas - ainda que imperfeitas - têm valor e devem ser aproveitadas, vividas. Em suma, 'About Time' é o carpe diem acompanhado com pipocas.
    Já houve quem descrevesse Domhnall Gleeson como o "novo Hugh Grant" de Richard Curtis mas em ruivo, embora Gleeson acabe por cativar a audiência por ser pouco ortodoxo mas cómico à sua maneira. Rachel McAdams faz um papel igual a tantos outros seus ("The Notebook" e afins), a irmã de Tim - Kit Kat - faz um papel interessante e Harry (Tom Hollander) dá-nos bons momentos de humor. Há ex-actores de Harry Potter, um ex-actor de Skins e uma Margot Robbie, a desempenhar Charlotte, que não faz mal nenhum à vista e aumentará a sua notoriedade cinéfila quando aparecer em "The Wolf of Wall Street" com DiCaprio. Por fim, talvez o actor merecedor de maior destaque seja o pai, Bill Nighy. Proporciona-nos com Tim o melhor momento do filme e, olhando para outros anos da Academia, não seria estapafúrdio premiá-lo com uma nomeação para Melhor Actor Secundário. No entanto, isso não acontecerá, até por ser uma categoria com uma luta particularmente lotada este ano.

    Com um conceito aproximado de 'The Butterfly Effect' mas dirigido e abordado de forma completamente diferente, 'About Time' é inferior, mas tem várias coisas que o tornam mais do que um simples filme de Sábado à tarde. A mensagem passa de forma genuína e é das melhores comédias românticas dos últimos tempos. E sim, escrever sobre isto foi como encharcar-me em estrogénio durante uns minutos. Mas o filme tem valor e tenham paciência porque os últimos 20 minutos compensam os 30 anteriores em que o filme avança muito devagarinho.

0 comentários:

Enviar um comentário