2 de novembro de 2013

Cazorla e Ramsey mais líderes depois de vencer (2-0) no grande Arsenal-Liverpool

Arsenal  2 - 0  Liverpool (Cazorla 19', Ramsey 59')

    Jogo grande da 10.ª jornada da Premier os indiscutivelmente justos 1.º e 2.º classificados por esta altura. O Arsenal viu-se privado de Wilshere, enquanto que Brendan Rodgers não arriscou no regressado Coutinho de início, deixou Moses no banco e apostou no jovem Flanagan para o corredor direito.
    O confronto de titãs iniciou-se perfeitamente amarrado. O esquema táctico do Liverpool anulou inicialmente Özil, Ramsey e Rosicky, embora se visse desde cedo que Gerrard e Henderson estavam demasiado preocupados com as movimentações dos adversários, muito possivelmente por indicações do treinador, soltando-se pouco e aumentando o espaço para a dupla Sturridge-Suárez. Sem grandes momentos a antecedê-lo, chegou então o golo do Arsenal. Sagna cruzou para a área, Santi Cazorla cabeceou ao poste e, na recarga do seu próprio lance, encheu o pé para o 1-0. O Liverpool quis responder imediatamente e ficou com algumas razões de queixa de Martin Atkinson - foi marcada uma falta, o pool seguiu rápido e marcou golo, mas Atkinson apitou porque não tinha dado ordem e queria antes mostrar um amarelo a Bacary Sagna. Nos últimos minutos do 1.º tempo viu-se Sturridge e Suárez a remarem contra a maré, na sua autêntica "ilha" ofensiva bem longe dos colegas e Cazorla voltou a ameaçar o golo, antes das equipas recolherem aos balneários.
    O intervalo pedia que Rodgers mudasse o modelo táctico da sua equipa e foi o que ele (bem) fez: retirou Cissokho e colocou o criativo Coutinho em campo. No entanto, o rumo dos acontecimentos não mudou substancialmente porque o Liverpool não soube arriscar e subir em bloco. A nuance táctica acabou por ser bem explorada pelo Arsenal. Até arrancou melhor o Liverpool, com Suárez a ser sempre o jogador mais activo - a ver Koscielny (interessante duelo hoje com o uruguaio) a negar-lhe o golo e depois a assistir Henderson para um remate perigoso. O Arsenal foi-se tornando senhor do meio-campo e Giroud teve 2 lances em que ficou bem perto de marcar. Aos 59', o momento do jogo. Mesut Özil libertou a bola para Ramsey e o galês marcou um golaço num grande remate a 20 metros da baliza que levantou o Emirates. Os londrinos continuaram a trocar bem a bola no miolo, com mais homens e mais confiança/ motivação, e em mudanças de velocidade colectivas conseguiram gerar bons lances para Gibbs e Özil. No outro lado do campo, Suárez esforçava-se por reduzir e tanto viu Szczesny brilhar como foi noutras ocasiões perdulário.
    O Arsenal mereceu a vitória, embora tenha conseguido os seus golos num lance de Cazorla quando nada o fazia prever e num grande golo de Ramsey, contra o qual o Liverpool nada podia. O resultado de hoje deixa o Arsenal mais líder, para já com 5 pontos de vantagem, ganhando assim pontos nesta jornada a Liverpool e Chelsea. Amanhã o Everton-Tottenham (rivais das equipas do jogo de hoje) poderá ditar um novo 2.º classificado uma vez que quem ganhar (se alguém ganhar) subirá ao segundo posto.

    O grande golo de Aaron Ramsey acabou por "matar" o Liverpool. São 6 golos do galês nos últimos 7 jogos da Premier League. Está confiante e preparem-se para continuar a ver mais do Most Improved Player da liga inglesa porque este nível é para ficar. Szczesny foi muito importante a segurar a vitória com várias defesas, impedindo que sobretudo Suárez (falhou em algumas ocasiões mas foi de longe quem mais fez em campo com a camisola do Liverpool) marcasse. Cazorla esteve bem, Özil teve os seus momentos, Gibbs esteve activo durante os melhores períodos do Arsenal e é justo que se faça um elogio a Mertesacker: o central alemão melhorou muito da temporada passada para esta e hoje a sua dupla com Koscielny foi eficaz. Não é todos os dias que se acaba um jogo frente a Sturridge e Suárez sem sofrer golos.

Barba Por Fazer do Jogo: Aaron Ramsey (Arsenal)
Outros Destaques: Szczesny, Gibbs, Mertesacker, Cazorla; Suárez
Golos:
1-0 Cazorla 19'
2-0 Ramsey 59'

0 comentários:

Enviar um comentário