24 de novembro de 2013

Factor X: Top 8 Jovens e Grupos

Chega mesmo antes da Decisão final, mas ainda vai a tempo. No passado domingo tivemos na Sociedade Independente de Comunicação, ou SIC para os amigos, mais um Factor X. Com o veredicto dos Adultos limitado a 8 caras no programa anterior, neste programa assistimos ao destino dos Jovens (mentor Paulo Junqueiro) e dos Grupos (mentor Paulo Ventura). Numa apreciação global, seguiu em frente a maioria dos que deviam seguir, deixando só a desejar os abandonos - também pela progressiva maior qualidade generalizada - de David Dias, Ivo Soares (não íamos muito com a cara dele, já tinha estado no "Portugal Tem Talento" mas a verdade é que nesta fase cantou bem), as Golden Soul e gostaríamos que tivessem mostrado mais de Diogo Correia. Nance Matoso foi "um caso aparte" e foi pena que Mariana Pádua, Clara Neto e Maria Inês Paris não tenham estado no seu melhor. E antes de mais, uma vénia a Mariana Rocha. E ao Diogo Valente.

TOP 8 Jovens: Mariana Rocha, Diogo Valente, Diogo Santos, Rita Cabreira, Mafalda Gomes, Marisa Ramos, Nádia Gonçalves, Gonçalo Santos

    As duas grandes actuações do último programa foram, irremediavelmente, as de Diogo Valente e Mariana Rocha. O Diogo tinha cantado Prodígio nas audições mas desta vez cantou um tema original. Emocionou, cativou e mostrou que tem claramente potencial musical para construir uma boa carreira. Pegou no instrumental da "When I'm Gone" de Wiz Khalifa e acrescentou-lhe uma letra escrita por ele dedicada à avó. Uma "Mulher da Minha Vida" que seria uma boa aposta de Diogo se a gravasse em estúdio.
    Mariana Rocha destronou oficialmente Pauleta no topo dos açorianos com talento. Com o madeirense Cristiano Ronaldo a fazer história jogo após jogo, a Mariana decidiu elevar e bem a fasquia e cantou "Who's Loving You" dos Jackson 5/ Michael Jackson. Mostrou ainda maior versatilidade ao tocar piano (já sabíamos que tocava bem viola) e conseguiu uma das melhores actuações do bootcamp. É talento que não engana e até ver uma das concorrentes com maior potencial de vencedora. 

    O Diogo Santos tinha deixado uma boa imagem nas audições ao cantar Ben Howard, embora tenha dado a ideia de que podia dar mais. E desta vez deu. Ousou ao interpretar "Sitting On The Dock of The Bay" do grande Ottis Redding e fez mais do que o suficiente para passar, deixando alguma curiosidade para a sua actuação da próxima fase. Pena que a passagem dele tenha ditado - por opção de Junqueiro - a troca com David Dias.
    Todos os outros estiveram um nível abaixo de Diogo, e ainda mais abaixo que a Mariana Rocha e o Diogo Valente. Poder-se-ia destacar a actuação enérgica de Rita Cabreira, mais uma prova que Mafalda Gomes está no programa com tudo o que tem, mas optámos por colocar aqui Nádia Gonçalves. Tem uma excelente voz, rara e que resulta bem tanto em estúdio como ao vivo, neste bootcamp até esteve abaixo do que mostrou nas audições, mas cabe a ela voltar ao seu melhor na Decisão Final.

    Em jeito de adeus deixamos ainda o vídeo de 2 concorrentes eliminados: David Dias e Ivo Soares. O David escolheu uma música ("With or Without You") que à partida exploraria o melhor da sua voz, mas acabou por desapontar ligeiramente. Ainda assim, por ser das vozes mais interessantes, devia ter seguido em frente. Quanto ao Ivo Soares - não é o tipo de cantor com o qual nos identifiquemos muito, por ser muito "La Feria" -, já tinha participado no Portugal Tem Talento, mas desta vez cantou bastante bem Queen e merecia também seguir para a próxima fase.
    Recordamos que para além dos primeiros 4 enunciados, passaram Rita Cabreira, Mafalda Gomes, Gonçalo Santos e a fadista Marisa Ramos.

TOP 8 Grupos: Bring Us Tomorrow, 2605, As Netas do Fado, X4U, Os Cúmplices, Rafa e Beltran, The Proof, Helis & Ela

    Paulo Ventura e a produção já cometeram muitos erros, mas a junção dos Bring Us Tomorrow foi algo que foi bem feito. Vemos o arranque da sincronia das guitarras acústicas e a ideia que dá é 'olha, queres ver que eles podiam arriscar em tocar Linda Martini ou assim', o que é um bom elogio. Cantaram a sua versão do "Homem do Leme" dos Xutos e, quanto mais se soltarem e se afastarem do registo que cheira a X4U, melhor para eles.
    As Helis & Ela não tinham convencido a 100% quando usaram e abusaram dos copos na sua audição, mas desta vez deixaram os copos de lado. As quatro vozes combinam bem, são suficientemente inteligentes a nível musical para produzir boas harmonias e mudar canções, tornando-as delas. Foi o que fizeram com "Nothing Left to Say" da Áurea. Justa integração no Top 8.
    De resto, mereceram também destaque As Netas do Fado. Aceitaram o desafio de Paulo Ventura e atreveram-se a cantar (bem) Amália Rodrigues. Fica só a dúvida - no estrangeiro há galas dedicadas a Cinema, determinada década (ex: anos 90) ou às vezes a um género musical. Se nos primeiros dois casos As Netas do Fado conseguem dar a volta à coisa mantendo-se fadistas, numa gala pop certamente já não seria assim, naturalmente.
    Por fim recordamos que para além destes 3 grupos passaram os 2605 (achamos que têm muito mais do que o que mostraram neste jogo das cadeiras), os X4U, Os Cúmplices, Rafa e Beltran e os The Proof (que conjugam os The Bliss, que era um dos grupos mais fortes, com vários outros elementos que competiam individualmente). A nível de grupos foi injusto, perante a actuação das Golden Soul, elas serem retiradas da sua cadeira no Top 8 mesmo à boca da Decisão Final.

Hoje há mais Factor X, com cada jurado a ouvir os seus oito.

0 comentários:

Enviar um comentário