23 de novembro de 2013

Valeu o "velho" Matic a aquecer a noite fria na Luz (1-0)

Benfica  1 - 0  Braga (Matić 73')

    O Benfica derrotou hoje o Braga na Luz, num jogo pobre e sem ideias, salvo para os encarnadas pelo jogador em campo que mais merecia o golo - Nemanja Matić. Óscar Cardozo, homem-golo do Benfica no último mês, foi baixa de última hora e o Benfica, com o adjunto Raul José a orientar a equipa dado o castigo de Jesus, entrou em campo com algumas alterações. Siqueira voltou e ocupou a lateral-esquerda, atirando Sílvio para o lado direito, enquanto que Gaitán, Markovic e Djuricic jogaram nas costas de Lima. Jesualdo colocou um onze "à Braga" (leia-se capaz de potenciar boas transições) com Mauro, Micael e Luiz Carlos no miolo e a dupla Alan-Rafa no apoio a Éder.
    A primeira parte pouca história teve. O Braga entrou melhor, Éder foi dando algum trabalho à defensiva encarnada com as suas movimentações, mas o Benfica gradualmente aumentou a sua posse de bola. Porém, sem criatividade nem objectividade. O Braga procurou o golo por Micael e Éder, e o Benfica teve dois quase-lances com Markovic a ser servido por Matić e Gaitán.
    A segunda metade começou e Rafa - que deveria ser titular indiscutível neste Braga - criou sozinho o momento de maior perigo no jogo até então. Numa diagonal rematou forte e só a barra da baliza de Artur travou o remate do camisola 18. Momentos depois voltou a ser Rafa a mexer com o jogo ao falhar um cruzamento que podia ter deixado Éder com o golo nos pés. O Benfica mexeu e colocou em campo Rodrigo e Ivan Cavaleiro nos lugares dos sérvios Djuricic e Markovic, mas foi Artur a destacar-se ao defender um remate de Alan.
    Os minutos iam passando e foi depois a vez do jovem Ivan Cavaleiro ficar muito perto do golo. Já dentro de área a nova coqueluche do Benfica fez tudo bem e rematou fortíssimo mas Eduardo fez uma defesa quase impossível a parar um remate que parecia golo certo. O lance animou as bancadas e animou aquele que estava a ser o único jogador realmente consistente nas suas acções - Nemanja Matić -, num nível próximo do da época passada que pouco tínhamos visto nele em 2013/ 2014. Frustrado e farto do desperdício dos homens da frente, Matić pressionou alto, roubou a bola a Mauro em zona proibida, levando a crer que a sua perna tem 1,50 metros e rematou forte e rasteiro de pé esquerdo, batendo Eduardo e resolvendo o jogo. Fica a ideia de que Eduardo devia ter feito mais, embora a bola tenha descrito um arco complicado e o guarda-redes português talvez não tenha visto a bola partir.
    Nos minutos finais o Benfica não teve capacidade para "matar" o jogo, mas aguentou o 1-0 frente a um Braga matreiro, voltando a evidenciar que o perfume do seu melhor futebol ainda está a anos-luz do que já se viu naquele palco.

    Nemanja Matić foi, sem margem para dúvidas, o homem do jogo. O sérvio encheu o meio-campo, resolveu várias situações complicadas saindo a jogar, pareceu por diversas vezes bastante mais inteligente que os colegas e decidiu o jogo quando subiu ao ataque, roubou uma bola e sozinho deu os 3 pontos ao Benfica. De resto, Enzo Pérez esteve abaixo do nível que tem vindo a apresentar - bem do ponto de vista físico (nunca se lhe pode apontar o dedo) e táctico, mas a falhar vários passes. Gaitán apareceu ocasionalmente, Artur e Luisão disseram presente, os laterais Sílvio e Siqueira (que saiu novamente lesionado) não estiveram ao nível do que o clube pede. Entre os suplentes utilizados, Cavaleiro e André Almeida entraram bem. Palavra final para os sérvios, onde Djuricic talvez merecesse mais minutos, enquanto Markovic esteve em dia não.
    No Braga, Nuno André Coelho esteve bem na defesa, Rafa foi uma dor de cabeça massacrando Sílvio e criando perigo constantemente. Éder esteve melhor na primeira parte (na 2.ª Luisão e Garay anularam-no bem) e acabou por ser Mauro a ficar ligado negativamente a este jogo, ao ver Matić roubar-lhe a bola decisiva.
    O Benfica chegou aos 23 pontos, teve alguma sorte - Matić fez por isso - e está agora a 1 ponto dos dragões, que empataram 1-1 há minutos com o Nacional.

Barba Por Fazer do Jogo: Nemanja Matić (Benfica)
Outros Destaques: Artur, Gaitán, Ivan Cavaleiro; Nuno André Coelho, Rafa, Éder
Golos:
1-0 Matić 73'

0 comentários:

Enviar um comentário