4 de novembro de 2013

Factor X: Audições 5 + Bootcamp

Ora muito boas noites. Ontem tivemos mais Factor X no canal de Pinto Balsemão. À 5.ª foi de vez e as audições acabaram finalmente. O início do Bootcamp (não houve cá espaços para traduções, bem vindo estrangeirismo) trouxe a - importante - novidade que Sónia Tavares trabalhará com os mais velhos (concorrentes acima de 25 anos), o polémico Paulo Ventura terá em seu poder os grupos e, por sua vez, Paulo Junqueiro ficará como mentor da malta mais nova. O Bootcamp começou e, sem querer adiantar muita coisa, confirmou-se o que já tínhamos apontado como muito provável: na ausência de qualidade generalizada nos grupos, Ventura começou a "roubar" concorrentes individuais para a sua categoria, acabando até por destruir grupos e constituir depois novos grupos. Vamos ver o que dá.
    Pela maior importância, deixaremos 1.º as actuações e a análise no Bootcamp e lá abaixo os últimos destaques do quinto e último conjunto de audições.

Comecemos então pela noite de fados do Factor X. Paulo Junqueiro juntou Margarida Rodrigues, Jéssica MeirelesMarisa Ramos e viu-se num berbicacho. As 3 jovens cantaram "Rosa Branca" e estiveram todas a um nível muito alto (calma Paulo Ventura, não é preciso chorar ou estar tão irrequieto), embora numa opinião pessoal Marisa Ramos tenha provavelmente sido a que esteve melhor.
    Junqueiro propôs tornarem-se um grupo de fado e passarem para as mãos do amigo Ventura ou, caso não quisessem esse caminho, ele passaria apenas uma. Segundo as imagens, a Marisa e a Jéssica não se importavam (por quererem cantar outras coisas que não apenas fado), mas a Margarida Rodrigues não alinhou na criação do grupo por 2 motivos: querer cantar só fado até ao fim (viva a versatilidade) e porque "eu vim cá sozinha, vou-me embora sozinha". Após a decisão do trio, Junqueiro escolheu então Marisa Ramos. Minutos depois, Paulo Ventura propôs às concorrentes eliminadas - Margarida Rodrigues e Jéssica Meireles - que se tornassem numa dupla e ficassem com ele e aí a concorrente Margarida já aceitou (nessa altura já não podia achar que seria ela a seguir em frente quando o Junqueiro escolhesse 1). Uma concorrente com uma grande voz, mas que neste caso ficou mal a nível de integridade e coerência.

Foi uma boa notícia a Sónia Tavares ter ficado com os concorrentes acima de 25 anos. Na única actuação no Bootcamp que vimos desse lote, reuniram-se Dário Ferreira (Daduh King), Luís Taklin, BergPaulo Almeida. Dando voz a "Ain't No Sunshine" apenas 2 coisas ficaram claras no quarteto: Berg é o melhor dos quatro e Taklin o menos bom (porque dizer pior neste caso não era uma palavra justa). Entre Daduh King e Paulo Almeida, querendo Sónia escolher dois como fez, seria sempre uma decisão de rua. Duas boas vozes, completamente diferentes e capazes de potenciar estilos bem distintos. Sónia acabou por optar pelo concorrente mais mediático (Daduh King), o que não foi 100% uma má opção, mas custou bastante ver o músico de rua Paulo Almeida abandonar o programa.

David Dias, ainda bem que não ficou o Paulo Ventura com a tua categoria. Junqueiro juntou o "treinador" Rogério Barros, David Dias e Tiago Araújo (não se viu a audição dele) com o intuito de optar por um só. A tarefa tornou-se mais simples porque Rogério Barros cantou fora de tom - embora seja, à imagem de Paulo Almeida (curiosamente ambos com uma rouquidão contagiante), um concorrente que dá bastante pena ver pelo caminho, considerando o enorme potencial e as actuações que ainda o poderíamos imaginar a ter. Em suma, Junqueiro optou bem pelo David Dias, um concorrente que bem explorado e aconselhado pode tornar-se num dos motivos principais para ver as galas aos domingos. E sim Manzarra, foi uma boa representação das Barbas! (tínhamos que o dizer)


Não há muito a dizer sobre as actuações das X-Pressions e dos X4U. Ventura lançou a sua rede e pescou apenas a Iolanda Costa das X-Pressions, sem dúvida entre o grupo de amigas aquela que está mais perto de ter o "factor X". A Iolanda que, para quem não se lembra, participou no último Ídolos - até cantou com João Seilá na fase dos trios em Tróia. Acabámos a ouvir Ventura dizer que tem um "mega grupo de R&B e soul", portanto a seu tempo perceberemos quem são os novos amigos da Iolanda. Os X4U estiveram num nível abaixo da audição e embora tenham a seu favor sempre o "síndrome One Direction" com tantas fragmentações de grupos e novos grupos a vida pode ficar mais difícil para eles.

Bootcamp - À parte: Pelas imagens que passaram muito rápido acompanhadas de músicas supostamente muito emocionantes e saudosistas ficámos a ver que alguns bons concorrentes ficaram pelo caminho. Deu para perceber que Fernando Daniel (o Ed Sheeran nacional) não passou, bem como Sílvia Barros, Verónica Haluzynska, Paloma Nunes ou Raquel Couto. Pena não termos visto as actuações. Em sentido inverso as imagens deram a entender que Mariana Rocha, Jair Neves, os The Bliss, Diogo Valente, Nuno Rainha e mesmo o André Nienhaus seguiram para a fase seguinte.

    Como já falámos muito até aqui, deixamos abaixo (relativamente às últimas audições) as 4 actuações mais interessantes. Entre os que não estão abaixo, os Under Pressure serão uma banda para concorrer por um hipotético lugar com os X4U, e as actuações do Filipe Keil e da Andreia Verdugo foram boas, mas esperemos para ter mais material para dar uma opinião. A Inês David, forte a nível de presença de palco e com uma boa voz, embora vá parar a uma categoria já muito e bem frequentada.
    Abaixo fica então o músico de rua Paulo Almeida - que já sabemos que não seguiu em frente no Bootcamp - com um grande "I Will Wait" dos Mumford & Sons. Bem também esteve o Diogo Santos que embora tenha sido bom, deu a ideia de que podia ter sido melhor. E finalmente alguém levou Ben Howard para o palco do Factor X. Depois o sexo feminino. A Clara Neto com 17 anos tem talento para ir longe na categoria do Paulo Junqueiro... Tem voz e é gira, a Clarinha. E por fim a dupla 'Rafa & Beltran' com uns trejeitos vocais ciganos, tem lá qualquer coisa. Os Xutos terão ficado satisfeitos com aquele "Circo de Feras" - bom momento ("pensava em ti e em que sorte era a tua") julgo que do Rafa.



Para a semana há mais. Com muitas "escolhas de produção", é certo, mas esperemos que se salve alguma boa música.

4 comentários:

  1. Os videos estão todos em privado não se cnsegue ver nada :X

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reparo. Na altura em que adicionámos os vídeos ao artigo eles estavam disponíveis para serem visualizados. Brevemente trataremos de substituir os vídeos privados por outros nos quais se consiga ver cada actuação sem problemas.

    ResponderEliminar
  3. Nós sabemos. A "privatização" destes vídeos é-nos alheia porque a Freemantle tem bloqueado a esmagadora maioria dos vídeos que são publicados no Youtube por várias pessoas, a título individual. Estamos a tentar trabalhar numa forma de conseguir colocar os vídeos (dos artigos já feitos e dos que faremos ainda - a começar pelo "Top 8 Jovens e Grupos" que será lançado amanhã).

    ResponderEliminar