27 de novembro de 2013

Factor X: Os 15 Finalistas

No último e decisivo Factor X ficámos a conhecer os 15 concorrentes que conseguiram chegar às galas. Acabado o Bootcamp cada mentor recebeu em Tróia (não propriamente um Judge’s House, como no estrangeiro) os vários artistas da sua categoria e, entre cada Top 8, três ficaram “à porta” das galas em directo. Será consensual considerar que a categoria de Sónia Tavares – os Adultos – é a que reúne nomes mais fortes e, se no Bootcamp vimos algumas injustiças como Daniel Fontoura, David Dias ou as Golden Soul, desta vez também houve considerações a fazer. No final deste artigo fica a actuação de João Alves – o único dos “Jovens” cuja performance no Bootcamp não foi transmitida na televisão tal como, aliás, nada do seu percurso passou para fora. Vamos lá a isto então.

5 “Jovens” Finalistas: Diogo Santos, Mariana Rocha, Diogo Valente, Rita Cabreira, Mafalda Gomes


    Comecemos pelos Jovens porque tiveram entre si a melhor actuação desta Decisão Final. É certo que os adultos Berg e Sara Ribeiro tiveram muito bem, mas Diogo Santos não deixou dúvidas quanto a ter o “Factor X” desta vez. Paulo Junqueiro, acompanhado por Áurea, ouviu um complicado “Kiss” de Prince cantado pelo Diogo e a escolha óbvia era levá-lo para as galas. Amplitude vocal, um timbre passível de passar na rádio e bastante groove.
    Nádia Gonçalves e Gonçalo Santos infelizmente estiveram bem abaixo do que podem e conseguiam dar e Marisa Ramos foi preterida (quem sabe se não uma “escolha de produção” para evitar o excesso de fado, que acaba por ser um injusto castigo considerando que ela – ao contrário de uma das Netas do Fado – não se importava na altura de formar o grupo). Assim sendo os 4 restantes concorrentes a transitarem para as galas foram Diogo Valente (decente actuação, carimbou a presença nas galas na fase anterior), Mafalda Gomes (voltou a cantar sem falhas, nunca deslumbra mas cumpre sempre e ganhou com as falhas de outros e com o afastar de David Dias… ou o lá em baixo referido João Alves). A açoriana Mariana Rocha pegou numa música de Sérgio Godinho, cometeu uma pequena falha lá no meio, mas era também imprescindível nas galas. O vídeo acima é de Rita Cabreira, que Junqueiro decidiu levar com ele para as galas e, embora não tenha uma voz por aí além, tem carisma e uma boa energia (mas isso a Nance também tinha). Não podemos considerar que seja uma presença injusta porque Rita Cabreira tem o seu valor, vai certamente ter um grande à vontade nos directos e não tem culpa das falhas alheias/ escolhas de produção. Já agora, a reacção de Junqueiro no final da actuação da Cabreira foi… estranha.

5 “Adultos” Finalistas: Berg, Sara Ribeiro, Jair Neves, Daduh King, José Freitas


    Sónia Tavares teve consigo Paulo Praça (suponho que estejam musicalmente mais próximos depois do projecto Amália Hoje) a ajudá-la e tomou – desta vez - as decisões que tinha que tomar. “Have I Told You Lately”, de Rod Stewart, foi a música que Berg escolheu desta vez. Cada vez mais fica a ideia de que qualquer coisa que Berg decida cantar vai ficar bem na voz dele, embora ele saiba escolher bem o que canta. Continua a ser o favorito à vitória e provavelmente todos apanhámos um susto quando Sónia disse que não o ia levar com ela para as galas.
    Se Berg é o favorito, Sara Ribeiro é muito provavelmente a concorrente que mais tem evoluído ao longo do programa e dá a ideia que assim continuará nas galas. Cantou “Sopro do Coração” dos Clã, revelou maturidade, foi muito superior à versão de Mafalda Gomes (que noutra categoria cantou a mesma música) e com uma banda atrás vai-nos dar bons momentos.
    De resto, Jair Neves continuou em bom nível, embora precise agora nas galas de voltar a escolher as músicas certas para potenciar o seu timbre; José Freitas esteve melhor que na fase anterior e mereceu passar e o último lugar ficou entregue ao “ocupado” Daduh King. Foi cantar Seal, baralhou-se por ter muitas presenças, concertos e filhos mas acabou por passar. Lá voz ele tem, precisa claramente de ser bem conduzido por Sónia, mas naquele lugar até podiam estar Daniel Fontoura, Ruben Silva ou Ângela (eliminados na fase anterior). Quanto ao Nuno Rainha, Tânia Cardoso e Filipa Portugal, foi justo chegarem até esta fase mas também justo ficarem por ela.

5 “Grupos” Finalistas: Bring Us Tomorrow, Netas do Fado, The Proof, Helis & Ela, X4U


    O Paulo Ventura chamou o Rui Pregal da Cunha e lá tomou as suas decisões. Não eram certamente dos nossos grupos preferidos até aqui mas temos que dar o braço a torcer desta vez e dizer que os The Proof foram certamente o grupo que conseguiu a melhor actuação. Excelente harmonia e backsinging a apoiar quem se ia destacando, muita afinação. Sobretudo uma boa 1.ª parte da música dos Queen – “Somebody to Love”.
    Talvez o outro grupo a merecer destaque tenham acabado por sido as Netas do Fado. Fizeram a cena delas e vão dar muitas noites de Alfama aos Domingos da SIC. Destacamo-las a elas porque os Bring Us Tomorrow – para os quais tínhamos elevadas expectativas depois do “Homem do Leme” – desiludiram com uma escolha musical absurda, as Helis & Ela (que vão sofrer um Extreme Makeover a nível de nome e visual) estiveram só a um nível q.b. e os X4U até se safaram, será fácil escolher músicas para eles (é só dar-lhes hits comerciais, ao contrário dos Bring Us Tomorrow que exigirão músicas pensadas e menos mainstream), mas ainda têm muitas arestas para limar. A injustiça principal foi a não inclusão d’Os Cúmplices – o único grupo mais velho e que esteve muito bem – enquanto que também foram eliminados os 2605 (confesso que o percurso deles também defraudou ligeiramente as expectativas e seria bom um regresso noutra edição mais consolidados) e os amigos Rafa e Beltran.

Por fim deixamo-vos as imagens promocionais dos 3 lotes de concorrentes e antes a actuação de João Alves nas audições. Cantou “Another Love” de Tom Odell. Uma música que lhe saiu melhor que os outros vídeos que tem disponíveis no Youtube a título pessoal, mas que não deixa dúvidas sobre o valor que teria para chegar às galas (tal como David Dias). Volta para o ano (se houver uma 2.ª edição) que a SIC já não te esconde. Esperemos.






Boa semana e no domingo lá temos gala.

0 comentários:

Enviar um comentário