24 de novembro de 2013

Crónica: Cristiano Ronaldo é o Melhor Jogador do Mundo

    O título não poderia ser mais explícito. Deixei-me de rodeios e/ou trocadilhos e escrevi aquilo em que realmente consiste esta crónica. Cristiano Ronaldo é efectivamente o melhor jogador de futebol do mundo... Mas não só. O português é um dos melhores atletas mundiais e só num mundo tão "escuro" como é este do futebol é que Cristiano apenas é galardoado com uma bola de ouro em cinco anos.
    Nos anos antecedentes, em que Ronaldo merecia ganhar, davam o prémio a Messi simplesmente porque sim. Ronaldo fazia tantos golos como o argentino - em 2011/12 chegou inclusivé a ser campeão de Espanha -, mas a bola de ouro ia sempre para o "good boy" que "dança com a bola". Este ano descobriu-se muito provavelmente a careca da FIFA. Joseph Blatter deve ter abusado no tintol antes do encontro que tinha na Oxford Union Society e vai daí e começa a desbobinar tudo o que lhe ia na cabeça. Derreteu-se com palavras sobre Messi e troçou com Cristiano Ronaldo.
    Este ano Messi está a ficar para trás no que respeita às marcas pessoais. Cristiano Ronaldo marcou -até ao início do corrente mês - 56 golos em 50 jogos perfazendo uma média de 1,12 golos por jogo enquanto que o argentino marcou 43 em 44 jogos dando uma média de 0,97 golos por jogo. Contudo, como Blatter e seus compadres de taberna têm de arranjar desculpas para não dar o prémio pela segunda vez ao português, inventaram a desculpa dos títulos conquistados pelo clube. Como Ronaldo não ganhou títulos importantes - mesmo quando os ganha, é Messi o vencedor - não merece ser destacado como o melhor jogador do mundo. Viva a coerência! Segundo o Wikipédia, "FIFA Ballon d'Or é uma premiação realizada anualmente para apontar o futebolista com melhor desempenho no ano anterior", assim sendo, que raio é que os títulos do clube têm que ver com o desempenho do jogador? Um jogador poderia ter números impressionantes, mas se jogasse num clube como Tottenham, Liverpool, Atlético de Madrid ou Dortmund já não poderia sair vencedor porque não têm títulos relevantes para que o jogador seja o melhor do mundo. É uma desculpa tão esfarrapada como aquele amigo que se corta à última hora com uma falsa desculpa apenas para não parecer mal. Mas vou contar uma novidade para esses amigos e para Blatter e companhia - as pessoas sabem sempre que é uma desculpa esfarrapada e acaba por parecer ainda pior (mas não digam a ninguém).
    Ronaldo leva o nome de um país às costas fazendo o mesmo obter resultados fantásticos em cada campeonato que entra. Um plantel que não é muito rico em opções diferindo da pobre Argentina onde Messi tem como companheiros Di Maria, Aguero, Tevéz, Lavezzi, Higuain, Pastore, etc...
    A acrescentar a isto, que tal também referir que Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da Liga dos Campeões? Já chega ébrio Blatter?
    Posto isto, quem é que o José quis meter à baila de melhor do mundo? Franck Ribéry. Porquê? Porque ganhou todos os troféus que poderia ganhar no seu clube. Han? Muita bem... Foi o melhor marcador da equipa na liga? Não. Então quem foi? Foi o Mandzukic e o Müller. Então porque não é nem o Mandzukic nem o Müller os candidatos ao prémio? Porque não são jogadores que se façam notar e porque não são franceses como o Franck. Franck Ribéry é um enorme jogador, mas não se pode comparar nem a Ronaldo nem a Messi só por ter ganho tudo com o seu clube. Estamos a falar de um título de desempenho individual e não colectivo! Não tem os melhores números na sua equipa quanto mais os de Ronaldo e Messi. É anedótico darem o título a Ribéry só porque este ano parece mal dar a Messi. Por este prisma até Dante poderia ser o melhor do mundo.
    Mas não é só. Ultimamente tem-se falado de Neymar como um dos jogadores mais votados para a bola de ouro. Outra boa anedota tal como as suas simulações geniais. O que é que Neymar fez? Não sei. Mas tudo é possível já que um dos seus golos está nomeado para melhor golo do ano e não é nada de especial. É apenas um golo porreiro. Neymar tem um futuro brilhante pela frente, mas não fez nada de muito relevante que o leve a combater com Ronaldo, Messi ou Ibrahimovic. Temo que a explosão do brasileiro não se possa consumar tão cedo derivado ao gigante ego de Lionel Messi. Messi troça com seus companheiros (Tello já foi um exemplo disso mesmo) e obriga-os a jogar para ele. Messi quer protagonismo, mas quem tem a fama é Ronaldo por ter jóias e bons carros. O que vale é que para a maioria da sociedade humildade é andar com roupas baratas e andar de bicicleta. Os gestos que Ronaldo tem para com os fãs, invasores de campo e crianças com dificuldades é de todo arrogante. O facto de não ter tatuagens nos braços para poder doar sangue duas vezes ao ano é também completamente repudiante!

    Certamente não será apenas a minha opinião, mas a de muitos - Ronaldo é de facto o melhor jogador do mundo. Marca cerca de 40 a 50 golos todas as épocas seja de pé direito, pé esquerdo ou cabeça. Messi tem apenas um pé esquerdo mágico e uma agilidade fora do normal. Nos anos antecedentes, Messi ganhou 4 das últimas 5 bolas de ouro. Umas vezes bem, noutras Ronaldo foi melhor. Não é de todo normal dar o título sempre ao mesmo jogador sendo que há outro jogador do mesmo nível (ou superior) que o supera em certos anos.

    Este ano, o prémio tem que ser de Cristiano Ronaldo e o 2º lugar há que ser disputado entre Messi e Ibrahimovic. Que se disfarce um pouco este mundo obscuro do futebol com um pouco de justiça. Pelo menos este ano. Faça-se justiça. Faça-se Cristiano Ronaldo o Melhor Jogador do Mundo de 2013.

                     Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário