12 de novembro de 2013

Crónica: Os grandes derbys voltaram!

SL Benfica    4 - 3    Sporting CP (Cardozo 12', 42', 45', Luisão 97'; Capel 37', Maurício 62', Slimani 90'+2)


    Este fim-de-semana assistimos à eliminação do Sporting no Estádio da Luz num dos melhores derbys dos últimos anos. Contudo, temos assistido a um alarido do lado da turma verde e branca exagerado e algo desrespeitoso para o enorme jogo que foi. É certo e sabido que é custoso perder quando tanto se lutou, mas evocar casos e casos na praça pública - quando existem também casos contra - para única e exclusivamente desculpar a derrota que surgiu de um erro descomunal do guarda-redes titular da Selecção Nacional... É no mínimo caricato. Avancemos então para o jogo em si:

    Estádio com cerca de 47 mil espectadores - onde entre 6 e 7 mil eram visitantes - proporcionavam um ambiente fantástico. Tanto dum lado, como do outro os adeptos estiveram de parabéns. Cardozo estava em dúvida, mas lá figurou no onze inicial do Benfica. E não foi apenas no onze do Benfica que figurou. Logo aos 12 minutos também figurou no marcador ao apontar - de livre - um remate potente por baixo da barreira batendo Rui Patrício pela primeira vez. Estava feita a primeira explosão de alegria na Luz! Tacuara estava endiabrado - de resto, um habitué nos jogos contra o Sporting - e no lance seguinte disferiu outro remate violento que Patrício desviou para canto com uma grande defesa. O jogo continuou intenso, mas as oportunidades de golo começavam a escassear. À meia hora, Montero deu para o flanco direito onde estava Wilson Eduardo e o português fez um centro magnífico para um grande golo de primeira de Diego Capel. Muito bom golo do Sporting que relançava de novo o jogo. Eis que surge um deja vu para os adeptos leoninos. Depois de empatarem um grande jogo - como contra o Porto - sofrem dois de rajada! Gaitán recebeu um passe em desmarcação de Enzo Peréz e - como ficou com inveja do cruzamento de Wilson Eduardo - fez também ele um centro milimétrico para a cabeça de Óscar "Tacuara" Cardozo. Porém, foi 3 a conta que Deus fez e Tacuara dilatou para 3-1 num verdadeiro golaço! Perda de bola de William Carvalho a possibilitar um contra-ataque encarnado conduzido por Gaitán, passando por Amorim que cruza atrasado onde Cardozo está para disferir outro tiro violento para o ângulo direito da baliza de Rui Patrício. Estava feito o 3-1 para o delírio total nas bancadas onde já só se ouvia os cânticos de Óscar Cardozo - o homem da noite!
    A segunda parte começa com muito mais Benfica. Nos primeiros 5 minutos, o Sporting praticamente não tocou na bola e o Benfica trocava e tratava muito bem o esférico. Aos 50 minutos surge um dos casos polémicos que não saiu nos jornais. Porquê? Porque penalizava a equipa que venceu o jogo e lances que prejudicam a equipa vencedora não causam impacto no público. Fora-de-jogo mal assinalado a Sílvio onde o mesmo chegou a executar o cruzamento que, por sua vez, Rui Patrício não conseguiu afastar tendo a bola sobrado para Cardozo. Tacuara tinha a baliza escancarada e tinha a possibilidade de fazer o poker não fosse Duarte Gomes apitar no exacto momento em que a bola sai da luva de Rui Patrício e se dirige para o paraguaio. Lance seguinte - nova polémica. Luisão esperou pela bola na sua grande área e Montero surgiu de rompante interceptando a bola e aproveitando-se do ligeiro toque de raspão de Luisão para se atirar para o chão e pedir grande penalidade. Em Portugal, já se marcaram por menos. O Benfica encostava-se ao resultado e o Sporting começou a pressionar mais. Adrien ganha um canto após grande remate e grande defesa de Artur. E como é costume no Benfica de 2013/14 - um canto é um golo. A grande teimosia de Jorge Jesus em apostar na marcação à zona nos cantos culminou em mais um golo. Maurício cabeceou sozinho - como praticamente em todos os golos sofridos pelo Benfica em bola parada - e reduziu para 3-2 aos 62 minutos. Nos últimos 10 minutos houve mais bom futebol. Gaitán cobra o livre na esquerda e Markovic cabeceia à trave! De seguida, o também endiabrado Nico Gaitán faz novo grande cruzamento, Cardozo domina a bola e - apenas com Rui Patrício pela frente - optou por rematar violentamente tendo o guarda-redes português efectuado uma gigante defesa! Na resposta, Carlos Mané isola Slimani e o argelino atira ao poste apenas com a oposição de Artur. O golo do empate já se começava a prever e surgiu mesmo aos 92. Adrien bate um livre na esquerda e Slimani atira para dentro da baliza, sem oposição - o que começa a ser normal nos golos sofridos de bola parada do Benfica - atirando também o jogo para o prolongamento. 
    Nos restantes 30 minutos tivemos mais futebol de qualidade. O prolongamento até começou melhor para o Sporting onde, após um canto, a bola sobra para William Carvalho que remata fraco para as mãos de Artur. Na resposta surge outro erro de arbitragem e o golo do Benfica. Lançamento longo de Sílvio da esquerda, William Carvalho não consegue interceptar a bola tendo a mesma indo na direcção de Luisão. O capitão encarnado é posto no chão por Rojo, o que daria grande penalidade e consequente expulsão por acumulação de amarelos do central leonino. Contudo, Duarte Gomes nada assinalou e a bola acabou mesmo por bater na cabeça de Luisão e - ironia das ironias - entrou dentro da baliza e por baixo das pernas de Rui Patrício proporcionando um "frango" de todo o tamanho! O Sporting ressentiu-se do golo sofrido e o Benfica aproveitou para partir para cima do adversário. O primeiro a ameaçar a baliza foi Ivan Cavaleiro. O jovem jogador encarnado encheu o pé e obrigou a uma intervenção sensacional de Rui Patrício. De seguida, numa ressaca a um canto de Adrien, Carlos Mané remata para trás e a bola acaba por bater no braço de André Almeida. Duarte Gomes estava muito próximo, mas nada assinalou. Ou não viu ou interpretou que não era lance para grande penalidade por ter sido um remate à queima roupa e espontâneo. No entanto, seguindo-nos estritamente pelas regras, ficou aqui mais um erro do árbitro da partida. Nesta fase da partida o Sporting pressionou bastante o Benfica e quase chegou ao golo depois de Montero ter trabalhado muito bem na direita e ter cruzado para o coração da área onde Slimani falhou por milímetros! Os lances perigosos não ficaram por aqui e o Benfica começou a carregar ainda mais. Lima faz um passe perfeito isolando Cavaleiro do lado esquerdo e a nova jovem estrela encarnada viu-lhe o tão almejado golo ser-lhe negado por mais uma enorme defesa de Rui Patrício! O lance prosseguiu com a bola a voltar para Ivan, o miúdo deu para trás onde André Gomes vinha disparado disferindo um remate potente contra o poste. O derby louco terminou com novo lance de Montero que Artur Moraes parou sem dificuldade.

    Assistimos a um enorme jogo que apenas foi manchado pelas queixas e críticas pós-jogo do lado do Sporting. Os jogadores e dirigentes queixaram-se de lances contra o Sporting argumentando que poderia mudar o rumo do jogo. É verdade. Mas tendo em conta que o primeiro erro de arbitragem poderia dilatar o resultado para 4-1 também não poderia ter dado outro rumo ao jogo? Não faz sentido manchar um jogo e colocar a culpa da derrota no árbitro quando há erros de arbitragem para os dois lados. Leonardo Jardim disse no início do campeonato que não falava de arbitragens porque não era hipócrita, mas na conferência de imprensa criticou Duarte Gomes por ter influenciado o resultado para o lado do Benfica. Duarte Gomes influenciou de facto o resultado, mas jamais poderemos dizer para que lado daria.
    O importante é que assistimos a um grande jogo muito por causa deste novo Sporting. Um Sporting que veio dar luta ao campeonato e que veio para, finalmente, dar mais espectáculo e brilho aos derbys lisboetas!

Barba Por Fazer do Jogo: Óscar Cardozo (SL Benfica)
Outros Destaques: Gaitán, Matic, R. Amorim, Enzo; Rui Patrício, Adrien, Montero, Slimani.
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário