27 de novembro de 2013

Champions League: Porto desilude, Chelsea qualifica-se e o Grupo da Morte faz jus ao nome

  Champions League - A fase de grupos da liga milionária está cada vez mais perto do fim e hoje jogou-se a primeira ronda de jogos da penúltima jornada. Por cá temos poucas razões para sorrir porque o Porto - numa "hora H" onde nunca costuma desapontar - empatou no Dragão com o Austria Viena. Lá fora foi a noite de Jack Wilshere, o Chelsea qualificou-se embora tenha perdido com o "carrasco" Basel e o Ajax conseguiu a proeza de vencer o Barcelona.

Porto 1 - 1 Austria Viena: O Porto de Paulo Fonseca entrou em campo sabendo que o Zenit tinha empatado 1-1 com o Atlético Madrid. A missão dos dragões era, à priori, simples; mas não o foi. Com Defour no onze e os portugueses Licá e Josué a apoiar Jackson Martínez, foi o visitante Austria Viena a inaugurar o balançar das redes na Invicta. Jogados 11 minutos, Danilo fez asneira e deu a bola ao adversário, Kienast encheu o pé e bateu Hélton de meia distância. Foi assim o 1.º golo dos austríacos nesta fase de grupos, e não foi o goleador Hosiner (reforçamos que tem potencial para outros voos) a marcar. Até ao intervalo o resultado manteve-se por mérito de Lindner, guarda-redes do Austria Viena, que negou o golo a Cha Cha Cha Martínez por 2 ocasiões e ao belga Defour.
    O Porto sabia que tinha que mudar o rumo dos acontecimentos e o início do 2.º tempo correu de feição. Após canto de Josué, Mangala ganhou de cabeça e assistiu Jackson que, também de cabeça, empatou o jogo. Mas o empate não era suficiente, o Porto tinha que querer mais. Os dragões estiveram por cima no jogo até ao fim (Hélton ainda assustou num dos "seus" momentos em que driblou Hosiner), faltou finalização e assertividade e Lindner terminou o jogo a tirar o golo a Jackson. O Porto europeu a que estamos habituados não vacilaria neste encontro e neste momento o cenário mais provável é a Liga Europa. Na última jornada o Porto desloca-se ao terreno do Atlético Madrid - que certamente quererá terminar a fase de grupos sem derrotas - enquanto que o Zenit viajará a Viena dependendo de si e sabendo que uma vitória deixa os russos nos oitavos. Aos 23 anos, o guardião austríaco Heinz Lindner pode aspirar a jogar num campeonato mais competitivo - "cheira" a futebol alemão, já recheado de tantos talentos entre os postes (a maioria, diga-se a verdade, alemães).
Barba Por Fazer do Jogo: Heinz Lindner (Austria Viena)

Zenit 1 - 1 Atlético Madrid: No gelo da Rússia e com o Porto atento, foram várias as baixas no Atlético Madrid de Simeone - não houve Diego Costa, Arda Turan, Villa, Tiago, Godín ou Filipe Luís. Inicialmente foram 2 ex-dragões, um de cada lado, a dinamizarem os ataques: Cristian Rodríguez e Hulk procuraram o golo, mas acabou por ser Adrían a pôr o Atlético a vencer depois de um grande passe de Raúl Garcia. O empate, para mal do Porto, pode-se dizer que caiu literalmente dos céus para o Zenit - Smolnikov subiu ao ataque, cruzou, Alderweireld desviou de cabeça fazendo a bola subir e Courtois que podia ter controlado o lance deixou a bola entrar na baliza. Um momento de sorte, cruzado com o posterior desperdício do Porto, deu ao Zenit a possibilidade de depender de si próprio, bastando-lhe vencer os austríacos na derradeira jornada. Neste jogo, mais uma vez, ficou patente a enorme qualidade - com e sem bola - dos médios espanhóis Koke (um dos médios mais completos da actualidade) e Raúl Garcia (grande assistência e um quase-chapéu de enorme classe).
Barba Por Fazer do Jogo: Raúl Garcia (Atlético Madrid)

Arsenal 2 - 0 Marselha: No Emirates Stadium o Arsenal tinha que ganhar e a noite foi de Jack Wilshere. O médio inglês não perdeu tempo e com 27 segundos de jogo fugiu a um defesa e, do lado direito da área, rematou com efeito fazendo um grande golo. Numa noite onde Mandanda evitou que o Marselha sofresse mais golos, Ramsey voltou a destacar-se ao ganhar um penalty (que era falta sim, mas fora da área) com um pormenor delicioso sobre um defesa. Özil denunciou e viu Mandanda negar-lhe o golo. Mesut Özil acabou por ter o seu momento ao assistir Wilshere para o 2-0 numa boa jogada colectiva que terminou então com o bis do inglês. O Arsenal é líder do Grupo F, com mais 3 pontos que Dortmund e Nápoles, e na última jornada viajará ao inferno napolitano.
Barba Por Fazer do Jogo: Jack Wilshere (Arsenal)

Borussia Dortmund 3 - 1 Nápoles: Depois de Ramsey ter dado uma vitória ao Arsenal na Alemanha, o Dortmund sabia que hoje era estritamente obrigatório ganhar. Um "agarrão" a Lewandowski fez com que Marco Reus abrisse o activo da marca de grande penalidade aos 10 minutos. O domínio do Dortmund foi avassalador mas Lewandowski perdeu inúmeros duelos com Reina. Com Mkhitaryan a espalhar classe no meio-campo alemão, normalmente a comandar as transições, o 2-0 chegou num contra-ataque mortífero em que Reus ofereceu o golo a Kuba, que colocou a bola entre as pernas de Reina. O Nápoles, que na 1.ª parte tinha acertado no poste por intermédio de Callejón, reduziu com um bom golo de Insigne (já tinha marcado ao Dortmund na 1.ª volta) mas Aubameyang sentenciou o jogo assistido por Lewandowski.
Barba Por Fazer do Jogo: Henrikh Mkhitaryan (Borussia Dortmund)

Basel 1 - 0 Chelsea: O Chelsea esperava poder vingar-se da derrota consentida frente ao Basel em Stamford Bridge, mas os suiços voltaram a derrotar Mourinho e os seus blues. Petr Cech teve algum trabalho e foi adiando um golo que chegou aos 86 minutos - passe a rasgar de grande qualidade do defesa Fabian Schär (a par de Sommer e Stocker, jogador que vai mais tarde ou mais cedo jogar numa grande liga) e Salah recebeu bem, trabalhou bem e finalizou ainda melhor. Uma vitória justa, embora o Chelsea tenha terminado o jogo sabendo que está qualificado. A última jornada ditará um Schalke 04 - Basel absolutamente determinante (em caso de empate, passam os suiços) e o Chelsea poderá receber o Steaua confortável e tendo hipótese para dar minutos a jogadores menos utilizados como De Bruyne ou Demba Ba.
Barba Por Fazer do Jogo: Fabian Schär (Basel)

Steaua 0 - 0 Schalke 04: Na Roménia romenos e alemães defrontaram-se mas ninguém conseguiu fazer mexer o marcador. Jens Keller confiou - talvez demasiado - no seu plantel, só deu 15 minutos de jogo a Julian Draxler, melhor jogador da equipa, e o jogo poucas oportunidades reuniu. A recepção dos alemães ao Basel promete ser um dos jogos para ter debaixo de olho na última jornada.
Barba Por Fazer do Jogo: Alexandru Bourceanu (Steaua)

Ajax 2 - 1 Barcelona: O Barcelona esteve irreconhecível em solo holandês e muito por mérito do Ajax. A ressuscitar os bons tempos de Amesterdão, a 1.ª parte do Ajax foi muito positiva, com um futebol descontraído, fluido e com o ADN do Ajax presente. Viktor Fischer e Klaassen deixaram em campo um cheirinho do que pode ser o seu futuro e o Ajax fez o primeiro quando Van Rhijn cruzou e Serero não deu hipóteses a Pinto. Ainda antes do intervalo chegou o 2.º com Hoesen a marcar. Veltman ainda podia ter deitado tudo a perder quando foi expulso por derrubar Neymar (ficaram dúvidas se o derrube foi fora ou já dentro de área). O árbitro marcou penalty, Xavi converteu e o 2-1 manteve-se até final. Seria bom o Ajax voltar a apresentar este futebol em Milão, em Dezembro. E bem precisará que isso aconteça.
Barba Por Fazer do Jogo: Davy Klaassen (Ajax)

Celtic 0 - 3 AC Milan: Não era uma deslocação nada fácil mas o Milan safou-se em Glasgow. O Celtic, que normalmente defende bem em casa, cometeu uma falha defensiva terrível e deixou Kaká completamente sozinho num canto de Birsa. Conclusão: golo do brasileiro. As bolas paradas mantiveram-se "amigas" do Milan e, novamente na sequência de um canto, Zapata fez o 2-0 no início da 2.ª metade. O terceiro e último chegou finalmente de bola corrida com Balotelli a aguentar a pressão e a finalizar. Uma palavra apenas para Montolivo, um jogador nem sempre valorizado mas que muito provavelmente vai animar o mercado em breve rumo ao último contrato da sua vida.
Barba Por Fazer do Jogo: Cristian Zapata (AC Milan)

Amanhã há mais Champions League. Até já

0 comentários:

Enviar um comentário