17 de novembro de 2013

Crítica: Prisoners

Realizador: Denis Villeneuve
Argumento: Aaron Guzikowski
Elenco: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Terrence Howard, Paul Dano, Maria Bello, Melissa Leo
Classificação IMDb: 8.1 | Metascore: 74 | RottenTomatoes: 81%
Classificação Barba Por Fazer: 81

     'Prisoners' ou Raptadas, nome nas salas de cinema portuguesas, leva-nos irremediavelmente a comparações com Zodiac, filme de David Fincher em 2007.  Ambos são policiais, em ambos o caso arrasta-se por mais de 150 minutos de filme e em ambos Jake Gyllenhaal é uma das pessoas que tenta averiguar e desvendar todo o mistério.
    Em 'Prisoners', de Villeneuve e num argumento escrito por Aaron Guzikowski, vemos duas famílias que se juntam na casa de uma para celebrar o dia de Acção de Graças - Hugh Jackman, Maria Bello e os seus filhos; Viola Davis, Terrence Howard e os seus filhos. O thriller ganha forma quando as filhas mais novas de cada casal desaparecem para desespero das famílias. As suspeitas vão dar a Alex Jones (Paul Dano), um rapaz pouco desenvolvido cognitivamente que é detido mas solto após falta de provas. Keller Dover (Hugh Jackman), perante o passar do tempo sem respostas por parte da polícia (investigação conduzida pelo Detective Loki, personagem de Jake Gyllenhaal) decide ele mesmo enclausurar Alex Dones e torturá-lo até obter respostas, por estar convicto de que é ele o culpado do desaparecimento da filha. Conta para isso com a ajuda do vizinho Franklin Birch (Terrence Howard), enquanto que a sua mulher (Maria Bello) cai num estado depressivo.
    É um filme longo, mas um thriller policial na senda de 'Zodiac' ou 'The Girl with the Dragon Tattoo'. Inevitavelmente vamos nós também entrando na "trama" e procurando respostas, envolvidos pelas boas performances de todos os actores, com especial destaque para Hugh Jackman. Há quem diga que desde 1999, no australiano Erskineville Kings, Hugh Jackman não se expunha tanto emocionalmente no grande ecrã e a verdade é que um ano depois da sua nomeação por 'Les Misérables', Jackman volta a demonstrar nível de óscar. No entanto, com McConaughey, Hanks, Ejiofer, Dern, Redford bem posicionados, Hugh Jackman não parece nesta altura favorito à nomeação, até por alguns outros nomes como DiCaprio, Christian Bale, Phoenix, Oscar Isaac ou Forest Whitaker estarem também eles com aspirações mais legítimas que o Wolverine.
    Não adormeçam, não desistam do filme porque é até ver um dos thrillers decentes deste ano, com Jackman em destaque e Gyllenhaal satisfatório em segundo plano, conjugado com nomes que não desiludem como Viola Davis, Paul Dano ou Melissa Leo. Para os fãs de Radiohead podem esperar o filme tudo para ouvir um bocadinho de "Codex" no final, antes de um bom pormenor do filme, com o apito que fecha toda a acção.

0 comentários:

Enviar um comentário