16 de novembro de 2013

Ronaldo põe Portugal mais perto do Brasil

Portugal  1 - 0  Suécia (Cristiano Ronaldo 82')

    Num estádio da Luz com lotação esgotada e uma bonita moldura humana que resultou numa espectacular bandeira humana, Portugal conseguiu uma vitória curta mas importante na 1.ª mão do play-off de acesso ao Mundial 2014 no Brasil. Cristiano Ronaldo venceu o duelo com Zlatan Ibrahimovic e deu a vitória à Selecção portuguesa perto do final.

    Portugal entrou em campo com o onze previsto. Patrício voltou ao palco onde foi infeliz dias antes, João Pereira manteve-se a lateral direito mesmo tendo em conta as boas exibições de André Almeida quando foi chamado ao lugar e o trio de meio-campo Veloso, Meireles, Moutinho foi também intocável para Paulo Bento, deixando no banco opções em bom momento de forma como William Carvalho ou Josué (para não falar do não convocado Adrien). Os suecos apresentaram o onze que também era previsível, com Elmander e Ibrahimovic na frente, um meio-campo com qualidade de passe e uma dupla de centrais de menor qualidade mas de elevada estatura. A Selecção das Quinas entrou bem melhor na partida, galvanizada pelo bom ambiente e foi João Moutinho, após um bom passe de Meireles, a criar o primeiro momento de perigo. O médio do Mónaco tirou Isaksson do seu caminho mas acabou por rematar ao lado. Portugal procurava sistematicamente encontrar Ronaldo com passes longos a partir da defesa ou meio campo defensivo, mas era Lustig que ia impedindo o capitão português de jogar, interceptando de cabeça. Embora Coentrão tentasse - como é seu apanágio - agitar as águas, acabou por ser a Suécia, com muito menos posse de bola que Portugal, a criar os 2 restantes lances de perigo da 1.ª parte. Elmander cabeceou a rasar o poste da baliza de Patrício e passados alguns minutos valeu mesmo o guarda-redes português a defender um remate de Larsson, depois de uma boa simulação de Ibrahimovic.
    Na segunda metade voltaram os mesmos onzes e, embora Portugal tenha aparecido com pouco gás e a circular a bola sem grande criatividade, acabou por ficar muito perto do golo num lance muito confuso com Pepe e Hélder Postiga envolvidos. Por esta altura começavam-se a roer as unhas na Luz, ao ver o relógio a passar, e a dupla Pepe-Bruno Alves ia anulando Ibrahimovic antecipando-se bem e lutando no ar com o camisola 10 da Suécia e do PSG. A equipa lusa ia insistindo em jogar pelo flanco direito, com diversos cruzamentos de João Pereira, Moutinho e Nani a não saírem perfeitos.
    Paulo Bento retirou Postiga e depois Meireles e colocou nos lugares destes Hugo Almeida e Josué, conseguindo critério e grande qualidade de passe com a entrada do médio do Porto. E foi aos 82' que o tão esperado golo chegou: Miguel Veloso cruzou a partir do lado esquerdo e Ronaldo mergulhou para cabecear a meia altura e colocar Portugal mais perto do Brasil. O resultado podia ter sido dilatado dois minutos depois quando Hugo Almeida cruzou para a área e Ronaldo cabeceou violentamente à barra. Até terminar o jogo Portugal manteve o seu 1-0, preferiu não arriscar no final mesmo com o público a pedir "só mais um" e terá um jogo bem interessante na Suécia na próxima 3.ª feira, embora tenha cumprido hoje, não sofrendo qualquer golo.

    Cristiano Ronaldo foi decisivo, marcou o seu 44.º golo pela Selecção ficando a 3 do recorde de Pauleta (ultrapassará CR7 o açoriano no Mundial do Brasil ou num amigável antes?). O capitão português caiu por várias vezes em zonas de ponta de lança, lado a lado com Postiga, pecou por 2 ou 3 vezes ao não ajudar Fábio Coentrão face às subidas de Lustig, mas acabou por fazer a diferença. Com este golo Ronaldo deu sequência ao seu incrível momento de forma, ganhou o first round do duelo com Ibra e, considerando que a França poderá ficar fora do Mundial (perdeu por 2-0 na Ucrânia) pode também ter ganho hoje pontos contra Ribéry na luta pela Bola de Ouro. De resto, João Moutinho apresentou a regularidade típica destes momentos, Coentrão idem aspas e a dupla de centrais esteve em bom plano, apagando Ibrahimovic. Josué teve bons minutos quando foi chamado e, em sentido inverso, Nani (a parar muito o jogo e longe do seu nível) e João Pereira estiveram abaixo dos restantes. Na Suécia, os centrais tentaram adiar o golo a todo o custo ganhando nos duelos de cabeça, o lateral-direito Lustig esteve bem, tal como Larsson no meio-campo. 
    Terça-feira há mais. Força Portugal!

Barba Por Fazer do Jogo: Cristiano Ronaldo (Portugal)
Outros Destaques: Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, João Moutinho; Lustig, Larsson
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário