11 de janeiro de 2014

Pouca qualidade mas muita atitude dá 0-0 entre Estoril e Sporting

Estoril  0 - 0  Sporting

    O jogo na Linha começou com um episódio triste. Cumpria-se o minuto de silêncio em homenagem a Eusébio e nas bancadas alguns elementos - alegadamente da secção leonina - preferiram ecoar "e quem não salta é lampião". Um momento bastante infeliz, numa atitude a desrespeitar tanto a memória de Eusébio como o próprio Sporting, que certamente não se revê nessas acções de alguns.
    Este Estoril-Sporting era o 2.º de três jogos de grande qualidade nesta jornada da Liga ZON Sagres. Ontem houve o derby minhoto onde o Braga venceu por 3-0 o Guimarães com Rafa (quanto tempo vai aguentar em Braga?) e Rusescu em destaque, e amanhã será o Clássico da jornada. Hoje, um jogo entre duas grandes equipas. O Estoril, a equipa que melhor troca a bola neste campeonato e o Sporting, a equipa com um modelo de jogo mais interiorizado.
    A 1.ª parte foi aberta e repartida, com o Estoril, catalisado pela boa recepção de bola que os seus jogadores têm, a ser mais esclarecido e dinâmico no ataque. A equipa de Marco Silva viu o seu lateral esquerdo Tiago Gomes acertar na barra, minutos antes Wilson Eduardo tinha testado Vágner e, de resto, não houve grandes momentos. Adrien procurou pegar no jogo, mas o Estoril - com a lição bem estudada - foi "amarrando" o jogo verde-e-branco, onde os alas Wilson Eduardo e Carrillo não conseguiam criar desequilíbrios. Faltou André Martins nas acções leoninas e Yohan Tavares foi sempre polícia atento aos passos de Montero.
    Na 2.ª parte as equipas entraram com muito cuidado em não sofrerem golos e, por isso mesmo, arriscando pouco. O jogo seguiu o seu rumo com pouco interesse até que Leonardo Jardim agiu e mexeu no jogo. O treinador do Sporting trocou Wilson Eduardo e Carrillo e colocou Slimani e Capel, melhorando substancialmente a qualidade de jogo do Sporting, embora Montero se mantivesse a vir buscar jogo demasiado atrás. Pediu-se a dada altura grande penalidade na área dos "canarinhos" numa bola em que pareceu que Filipe Gonçalves jogou apenas com o peito e Fredy Montero, num livre directo, assustou os adeptos da casa. Uma casa, já agora, espectacular na Amoreira - lotação esgotada! Perto do final Marco Silva foi cumprindo a estratégia de jogo e lançou Gerso e depois Balboa, e foi o 1.º a ter nos pés uma incrível oportunidade. Depois de uma arrancada de Balboa muito consentida, Gerso rematou mas Rui Patrício impediu o golo. Logo na resposta foi Vágner a dizer também presente após remate de Rojo.

    O resultado final ajustou-se ao que foi o jogo. Jogar no terreno do Estoril é extremamente complicado: o Porto empatou 2-2 e o Benfica venceu por 2-1 com um golaço de Cardozo a fazer a diferença. Hoje o jogo pautou-se sobretudo pelo equilíbrio e pela noção táctica. Gonçalo Santos - que se jogasse noutro país teria já sido chamado à sua Selecção - esteve em todo o lado, salvou tacticamente a sua equipa quando o Sporting passou a jogar em 4-4-2 e foi o melhor em campo. Veremos se no próximo Verão dará o salto, possivelmente para um Braga. E será que isso é dar o salto, avaliando a evolução do Estoril? A seguir a Gonçalo, viu-se também uma excelente exibição do lateral Tiago Gomes e do central Yohan Tavares, que quase não deixou Montero respirar. No Sporting, William Carvalho esteve ao seu nível. Levem-no ao Mundial 2014.
    Rui Patrício, ao não sofrer golos hoje, alcançou o seu melhor ciclo de sempre na baliza dos leões. O Sporting conseguiu hoje o 7.º jogo consecutivo sem sofrer, o que é notável, mas também foi o 3.º consecutivo sem marcar. Os leões falharam numa jornada em que os rivais directos se defrontarão amanhã, embora num campo muito difícil. Leonardo Jardim, como sempre com boas análises, disse: "não foi um jogo de qualidade, foi um jogo com boa atitude das duas equipas".

    O Sporting passará esta noite na liderança e amanhã já sabe que consoante o desfecho do Clássico, ou ganha a companhia dos 2 rivais na liderança ou então vê algum isolar-se no topo.

Barba Por Fazer do Jogo: Gonçalo Santos (Estoril)
Outros Destaques: Yohan Tavares, Tiago Gomes; William Carvalho

0 comentários:

Enviar um comentário