28 de janeiro de 2014

Liverpool goleia Everton, United vence com Mata e Arsenal pode perder o 1.º lugar

  Premier League - Oito dias depois, e com o fecho do mercado de Janeiro cada vez mais próximo, voltou a prova principal em Inglaterra. A 23.ª jornada teve hoje 6 jogos com poucas surpresas exceptuando o volume de golos no escaldante derby de Merseyside - Liverpool-Everton.

    Começando então pelo jogo mais esperado, muitos se recordarão certamente do espectacular jogo da 1.ª volta que terminou com um resultado de 3-3 (muito provavelmente o melhor jogo desta edição da Premier League até ao momento). Hoje a história foi bem diferente, sob uma chuva intensa. O Everton teve que jogar com Stones e Alcaraz na defesa e viu-se cedo sem Romelu Lukaku, após lesão do belga. No entanto, o Liverpool também teve as suas baixas - Lucas, Glen Johnson e Agger - mas conseguiu uma exibição impressionante, vincando com a sua determinação colectiva que este plantel quer ir à Champions. Tim Howard teve inicialmente algum trabalho defendendo remates de Henderson e Sterling, mas não evitou que a ficha de jogo se começasse a escrever aos 21 minutos. Suárez marcou um canto e Steven Gerrard surgiu ao 1.º poste cabeceando para o 1-0. Gerrard é sempre um jogador que sente estes jogos doutra maneira e normalmente destaca-se (o auge terá sido o hat-trick em 2011/ 2012). O jogo continuou junto à baliza do Everton, com Daniel Sturridge a ameaçar o golo, e nos minutos seguintes foi ele mesmo a resolver o jogo, arrumando com os toffees. Sturridge marcou aos 33' e 35', no primeiro caso com uma assistência brilhante de Coutinho, e logo a seguir com um chapéu certeiro depois de uma boa desmarcação lançada por Kolo Touré. Se Roberto Martínez tinha razões para estar insatisfeito, tudo ficou pior logo no início da 2.ª parte com o golo do jogo - Suárez (como sempre) recuperou uma bola a meio-campo e desatou a correr campo fora, fugindo a Jagielka, finalizando sem problemas. O resultado podia ainda ter sigo mais grave para a equipa mais antiga de Liverpool se Daniel Sturridge não tivesse desperdiçado (rematou por cima) uma grande penalidade cometida por Howard sobre Sterling.
    O Liverpool afastou-se do rival e está bem dentro da luta pela Champions/ campeonato. Suárez, Sturridge e Gerrard estiveram em destaque e desenharam uma vitória na qual toda a equipa dos reds foi superior a todos os níveis. Mignolet, Flanagan e a dupla de centrais estiveram também em bom plano, enquanto que no Everton apenas Kevin Mirallas tentou remar contra a corrente.

    No outro bom jogo do dia, Southampton e Arsenal encontraram-se em casa dos saints e o resultado final foi um justo 2-2. O jogo iniciou-se com o Southampton a deter muita posse de bola e o Arsenal a ficar reservado ao seu meio-campo. A 1.ª parte ficou marcada pelo golo da equipa da casa - Luke Shaw (fez um excelente jogo) cruzou a partir da esquerda e o português José Fonte cabeceou ao 2.º poste, batendo Szczesny, que talvez pudesse ter feito mais, embora tenha sido depois um dos melhores na segunda parte com as suas saídas. A equipa de Wenger transfigurou-se no começo dos segundos 45 minutos e virou o jogo com 2 golos em 4 minutos (48' e 52'). Primeiro foi Giroud a desviar de forma subtil um cruzamento-remate de Sagna e depois foi Santi Cazorla a alcançar a reviravolta. O espanhol conseguiu que o seu remate descrevesse um arco fugindo a Boruc, mas ainda assim o guardião polaco foi mal batido. A festa do Arsenal não durou muito porque 2 minutos depois Jay Rodriguez encontrou Lallana - melhor em campo - e o capitão do Southampton empatou. Até ao final Flamini foi expulso por uma entrada a pés juntos. O Arsenal pode ver o Manchester City tornar-se líder, caso Agüero e companhia vençam o Tottenham, e o Chelsea pode igualar o rival de Londres amanhã. O Arsenal recebe o Crystal Palace na próxima jornada e depois terá pela frente Liverpool (fora) e Manchester United (casa) nas 2 rondas seguintes.

    O Manchester United recebeu o Cardiff e a principal notícia foi a estreia do novo camisola 8, Juan Mata. O espanhol - transferência recorde do clube - pautou o jogo dos red devils pela 1.ª vez, que não tiveram grandes dificuldades para vencer a equipa do País de Gales. O regressado Robin van Persie inaugurou o marcador logo aos 6' numa recarga de um remate seu, e depois de Valencia acertar na trave. A defesa do United soube dar boa resposta às investidas ofensivas do Cardiff e o resultado fechou aos 59' quando Ashley Young, assistido por Mata, disparou para o fundo das redes. Mérito total para o extremo inglês, a imaginar todo o golo sozinho. Rooney também regressou neste jogo e tendo no ataque Van Persie, Rooney e Mata, David Moyes tem ingredientes para conseguir uma 2.ª volta melhor. Claro que ainda há o jovem Januzaj, Welbeck e várias soluções decentes para o meio-campo. A defesa, que com Sir Alex funcionaria mesmo que tivesse os 4 piores defesas do mundo, ainda tem que ser melhorada.
    Nos outros três jogos da noite, Crystal Palace e Swansea ganharam, enquanto que se registou um empate a zeros entre Norwich e Newcastle. O Crystal Palace de Tony Pulis continua a subir na tabela e com o seu "síndrome 1-0", que Pulis também tinha no Stoke, hoje voltou a ganhar com Puncheon a fazer a diferença. O Swansea não teve Wilfried Bony particularmente inspirado, mas Shelvey e Chico Flores construíram o 2-0 frente ao Fulham. Por fim, Norwich e Newcastle ficaram-se pelo 0-0 num jogo onde Rémy e Bradley Johnson foram expulsos. Foi o 1.º jogo pós-Cabaye, que estará de malas aviadas para o PSG.

    Amanhã o jogo grande é o Tottenham-Manchester City, e o Chelsea de Mourinho deverá continuar o bom momento ao receber o West Ham.

0 comentários:

Enviar um comentário