15 de janeiro de 2014

Benfica apura-se ao ritmo de Amorim; Porto consegue goleada torrencial

Benfica  2 - 0  Leixões (Djuricic 28', Cavaleiro 87')


    O Benfica fez refresh esta noite e mudou drasticamente o seu onze comparativamente com o 11 que venceu o Porto. O resultado, no entanto, foi o mesmo. Jorge Jesus mudou todo o onze, dando oportunidades a jogadores como Steven Vitória, André Almeida, Ola John, Ivan Cavaleiro, Djuricic e Funes Mori, e com Ruben Amorim como capitão de equipa. Os encarnados apresentaram um onze inicial com 5 jogadores portugueses.
    A gestão que o Benfica fez chegou para vencer. As águias jogaram sempre com Amorim em destaque: o camisola 6 foi o organizador de jogo a partir detrás, quase sempre a decidir bem e sendo também ele o responsável pelas bolas paradas. O 1.º golo do jogo surgiu na sequência de um livre indirecto de Amorim. O médio português colocou a bola a "pingar" na área da equipa de Matosinhos e o lance acabou com Djuricic a dominar com o peito e a fuzilar Chastre, que não teve qualquer hipótese. Na 1.ª parte guardou-se apenas na retina um erro gigante de Artur numa saída em falso, à qual Mailó respondeu com um falhanço proporcional. Nos primeiros 45' tinha ainda Steven Vitória ameaçado golo num pontapé acrobático ainda com 0-0 no marcador e o médio Anderson Esiti encheu o campo.
    A 2.ª parte foi genericamente aborrecida. O jogo deu algum sono, Anderson continuou a aparecer em todo o lado (excelente leitura de jogo, rápido a pressionar e a anular o Benfica sem recorrer à falta) e Chastre, o guarda-redes do Leixões adiou o golo a Ivan Cavaleiro. Jesus colocou Markovic, Rodrigo e Lima - retirando Ola John, Funes Mori e Djuricic - e Sílvio foi-se intrometendo no ataque, caindo muito facilmente após contacto, aparecendo o Benfica apenas quando Amorim e Cavaleiro davam um ar da sua graça. Aos 87 minutos chegou então o 2-0. Ruben Amorim teve uma excelente recepção dentro da área adversária, soltou para Ivan Cavaleiro e depois foi só ver o talento do promissor extremo/ avançado. Cavaleiro tirou um jogador do caminho e rematou forte, num grande golo.

    O Benfica qualificou-se para as meias-finais sem deslumbrar, mas voltando a ganhar em 2014 e novamente sem sofrer golos. Foi pena Jorge Jesus não ter dado minutos a André Gomes e João Cancelo, mas foi bom ver Fejsa e Ruben Amorim - os 2 principais candidatos a suceder a Matic a curto-prazo consoante o tipo de adversário - ambos em bom plano. Amorim e Cavaleiro (será muito interessante ver a evolução dele nos próximos anos de águia ao peito) foram os 2 melhores do lado benfiquista. Ainda abordando a sucessão de Matic, parece a altura certa para André Gomes ter mais oportunidades, aproveitando a prata nacional e da casa em vez de importar por exemplo o brasileiro Ralf, jogador com qualidade (embora já tenha perdido mercado comparativamente com o seu auge).É importante ainda referir o bom jogo do Leixões, que não fosse Mailó e poderia ter tido um resultado diferente. Chastre esteve seguro na baliza e nada podia fazer nos golos sofridos e o grande destaque foi mesmo Anderson Esiti. O nigeriano de 19 anos que já foi associado ao Sporting tem claramente qualidade e muito potencial. Muito mesmo. Fisicamente imponente, inteligente a ler o jogo, poderia ser uma boa aposta tanto para o próprio Benfica, como para o Sporting numa possível sucessão de William Carvalho. Claro está que um Estoril (utilizando-o ao lado de Gonçalo) e um Braga ficariam magnificamente servidos com ele.

Barba Por Fazer do Jogo: Ruben Amorim (Benfica)
Outros Destaques: Fejsa, Ivan Cavaleiro, Djuricic; Chastre, Anderson Esiti


Porto  4 - 0  Penafiel (Quaresma 11, Jackson Martínez 63' 76', Varela 79')


    O Porto respondeu de forma positiva à derrota na Luz, goleando por 4-0 o Penafiel (7.º classificado na Liga2 Cabovisão, a 5 pontos do líder Moreirense). Os dragões começaram cedo a construir o resultado, com Ricardo Quaresma a fazer um belo golo de cabeça. De costas para a baliza, não era nada fácil. Fabiano foi dizendo presente, a dupla Defour-Josué esteve bem (é indiscutível como Josué cresce ao ser inserido no miolo) e Ghilas foi também conseguindo marcar alguns pontos.
    O jogo seguiu o seu caminho, com uma chuva progressivamente mais forte até que, já na 2.ª parte, Duarte Gomes acabou por interromper o jogo à passagem do minuto 54. A partida acabou por retomar com o Porto a marcar mais 3 golos até ao fim. Jackson Martínez entrou e revolucionou o jogo, marcando 2 golos em 2 oportunidades. Primeiro foi Ghilas a conseguir um bonito cruzamento e depois foi Josué a assistir de canto o avançado colombiano. Silvestre Varela marcou o 4-0 final num lance em fora-de-jogo após uma grande confusão motivada pelo relvado molhado.

    A vitória por 4-0 deixa os dragões à frente do Sporting (têm vantagem de 1 golo marcado) e adia as decisões para a última jornada deste grupo B. A última jornada reserva-nos um Porto-Marítimo e um Penafiel-Sporting. Quem vencer o grupo B receberá nas meias-finais o Benfica.  

Barba Por Fazer do Jogo: Jackson Martínez (Porto)
Outros Destaques: Fabiano, Maicon, Josué, Quaresma, Ghilas

0 comentários:

Enviar um comentário