19 de janeiro de 2014

Benfica afasta fantasma Marítimo com Rodrigo goleador

Benfica  2 - 0  Marítimo (Rodrigo 18' 35')


    As águias receberam hoje na Luz o Marítimo - única equipa que conseguira até agora vencer o Benfica nas competições nacionais esta temporada - e afastaram o "fantasma" da 1.ª jornada. Jorge Jesus escolheu o "Manel" Fejsa para o lugar de Nemanja Matic e os encarnados conseguiram uma exibição suficientemente boa para não deixar dúvidas sobre o resultado, retomando a liderança da Liga ZON Sagres. Jan Oblak voltou à baliza e nunca mais dela vai sair nem nela vai sofrer nunca um golo (uma hipérbole ingénua, claro).
    O jogo iniciou-se com o Benfica a pegar no jogo, mas dando a equipa insolar algumas indicações de que poderia causar alguns problemas ao Benfica através do tridente Héldon, Danilo Dias e Derley. Foi na 1.ª vez em que o Benfica colocou maior velocidade e intensidade no campo que surgiu o primeiro golo do jogo. Gaitán fez das suas, colocou a bola na frente com um grande passe, Igor Rossi interceptou o lance mas deixou-a ao alcance de Rodrigo. O avançado espanhol encheu o pé esquerdo e fuzilou José Sá, de uma zona onde recentemente o vimos bater Hélton. Nos minutos seguintes a Luz viu Nico Gaitán com qualidade aprimorada nos seus passes e Lazar Markovic a tentar as suas corridas desenfreadas, nas quais deve continuar a apostar, embora pecando algumas vezes na decisão. O Marítimo tentou chegar ao empate por Derley e Nuno Rocha mas Oblak defendeu uma e outra vez. Para quem achava que os seus 0 golos sofridos se deviam à ausência de trabalho, hoje Jan Oblak teve bastante trabalho e brilhou, como era previsível.
    Do outro lado João Diogo fez asneira, Markovic e Rodrigo aproveitaram o erro (ficou a ideia de que Rodrigo estava fora-de-jogo no momento em que o sérvio o lançou), tendo Rodrigo corrido até colocar a bola entre as pernas de José Sá.

    Se na 1.ª parte o Benfica foi dominador e acelerou por diversas vezes o jogo, na 2.ª a equipa de Jorge Jesus geriu a vantagem e não conseguiu matar o jogo com o 3-0 nas oportunidades que construiu, normalmente em transição. Rodrigo ficou perto do hat-trick, Enzo Pérez (já faltam palavras para o elogiar!) e Gaitán estiveram magníficos no último passe, mas Lima - por mérito de José Sá - não conseguiu fazer o golo. O Benfica ficou ainda perto do golo quando Enzo Pérez cabeceou à barra. Jan Oblak guardou a melhor defesa da tarde para o minuto 83 quando um forte e complicado remate de Héldon encontrou a mão de Oblak, num grande reflexo, antes de seguir para o poste. Jorge Jesus terá procurado redimir-se das suas declarações sobre a formação do Benfica (provavelmente as suas mais infelizes palavras de sempre ao serviço do Benfica) fazendo sair do banco 3 jogadores portugueses: Ruben Amorim, Ivan Cavaleiro e André Gomes.

    O Benfica mantém-se 100% vitorioso em 2014 e vêem-se de facto diferenças deste Benfica para o que encerrou o ano civil passado. Rodrigo foi o homem-golo do encontro e na forma actual seria interessante se o Benfica o puder conservar pelo menos até ao Verão. Gaitán e Enzo Pérez estiveram muito bem, Fejsa revelou como sempre o seu posicionamento irrepreensível e Luisão foi o "patrão" de uma defesa que está a melhorar a olhos vistos, resolvendo diversos lances. Jan Oblak é por esta altura o menino bonito dos benfiquistas e muitas razões há para isso. É um dos guarda-redes mais promissores do mundo, tem-se revelado seguro, hoje foi testado como nunca tinha sido até agora com a camisola das águias e o esloveno tem ainda uma importância "ofensiva" que muitas vezes nem é percepcionada ou valorizada. Oblak não tem medo de jogar com os pés, passa de primeira e repõe com rapidez. A equipa confia nele e ele não vai desiludir. Oblak teve a sua oportunidade e está a aproveitá-la, pena que Jorge Jesus apenas a tenha concedido por saber que tem margem de erro zero para com os adeptos. É sempre bom ver um jovem a crescer e a equipa a confiar progressivamente nele. Em resposta às declarações de Jesus sobre o substituto de Matic, e complementando a boa atitude de Filipe Nascimento e Bernardo Silva, oxalá alguém consiga fazer Jesus dar oportunidades nos próximos anos tanto a estes dois como a Gonçalo Guedes, Rochinha, Romario Baldé, João Nunes, Diogo Gonçalves, Nuno Santos ou João Gomes.

    Seguem-se 2 jogos com o Gil Vicente (na Luz para a Taça da Liga e em Barcelos para o campeonato), depois o Penafiel para a Taça de Portugal e, no próximo dia 9 de Fevereiro, o muito esperado Benfica-Sporting.

Barba Por Fazer do Jogo: Rodrigo (Benfica)
Outros Destaques: Oblak, Luisão, Enzo Pérez, Gaitán; Danilo Pereira, Héldon
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário