25 de janeiro de 2014

Benfica vence Gil Vicente, num jogo em que arrancou com 7 e terminou com 9 portugueses no onze

Benfica  1 - 0  Gil Vicente (Sulejmani 56')


    Um Benfica que começou o jogo com 7 portugueses e terminou com 9 no onze venceu esta tarde um péssimo Gil Vicente. O jogo realizou-se no Restelo, pela renovação do relvado da Luz, embora devesse ter-se realizado no campo do adversário, segundo as regras da competição. Foi muito pouco Gil Vicente (nenhum remate) para um Benfica sólido, que mais uma vez não sofreu golos, com vários jovens jogadores a deixarem boas indicações e com as águias a encerrarem a fase de grupos com 9 pontos em outros tantos possíveis.
    Jesus escolheu os portugueses Paulo Lopes, A. Almeida, Steven Vitória, Sílvio, A. Gomes, Ruben Amorim e Ivan Cavaleiro para o onze inicial, juntando-lhes Funes Mori e os sérvios Sulejmani e Djuricic; e fez saltar do banco Bernardo Silva, Hélder Costa e João Cancelo. A 1.ª parte teve apenas um sentido - como todo o jogo, de resto - atravessando-se inicialmente um período de jogo muito faltoso. André Gomes foi aparecendo e criando perigo através da meia distância, enquanto Ivan Cavaleiro, com a sua objectividade, técnica e velocidade, ia fazendo tudo bem. Foi numa jogada do extremo português que nasceu uma grande penalidade, por falta de Vitor Vinha depois de uma bonita jogada entre Cavaleiro e Funes Mori. Calhou ao argentino converter (poderia muito bem ter sido Steven Vitória, um dos 2 alas ou dos 2 médios centro) e Adriano defendeu o penalty mal marcado. O Benfica manteve-se por cima e até ao intervalo o lance de maior perigo acabou por ser um perigoso canto directo de André Gomes.
    No 2.º tempo os encarnados voltaram a entrar bem, com muita posse de bola e qualidade a trocar a bola mas faltando maior clarividência e objectividade/ finalização. André Gomes continuou a somar bons momentos, numa equipa equilibrada e bem liderada por Ruben Amorim, e o golo acabou mesmo por surgir ao 56.º minuto. Ivan Cavaleiro temporizou, soltou para André Almeida que tirou um cruzamento espectacular e Funes Mori cabeceou à trave. Na recarga surgiu a insistência de Miralem Sulejmani, com o sérvio - que se vê que é um jogador do qual o plantel gosta e respeita - a marcar o único golo do jogo. Foi então altura de libertar os jovens talentos e gradualmente foram entrando Bernardo Silva e Hélder Costa, e mais tarde João Cancelo. Todos estes produtos da formação deixaram excelentes indicações, com Bernardo e Hélder Costa a terem cada um 2 lances em que ficaram perto do golo, e Cancelo também a destacar-se num excelente cruzamento. Funes Mori manteve-se perdulário nos instantes finais de uma boa exibição do Benfica, frente a uma equipa bloqueada.

    O estatuto de 'Barba Por Fazer do Jogo' poderia hoje ser entregue tanto a Ivan Cavaleiro como a André Gomes. O extremo mantém-se a fazer tudo bem. Decide bem, arrisca e mexe com o jogo, "vê" baliza e se lhe fossem dados muitos minutos até final da época até talvez conseguisse marcar presença no Mundial do Brasil, considerando a lesão de Bruma e o facto de Licá estar num mau momento. No entanto, não deverá ter minutos suficientes para tal. André Gomes ligou o chip da competitividade e fez um jogo muito competente, deixando bem patente todo o seu talento. É um médio com enorme classe, no qual o Benfica tem que acreditar e cujo talento não pode desperdiçar - hoje foi o elemento mais rematador e funcionou bem em dupla com Ruben Amorim. Por muito que se goste de Fejsa, aquele que hoje foi o capitão do Benfica tem que ser titular deste Benfica considerando o momento que atravessa.
    André Almeida voltou a fazer uma exibição de tremenda regularidade e seria bom que Jesus voltasse a alternar de forma igual entre ele e Maxi, enquanto que Sulejmani deixou a ideia de que ainda será determinante no que resta da época encarnada. No Gil Vicente, Adriano foi o único elemento em destaque, embora Gabriel tenha estado bem na 1.ª parte e Avto tenha tido alguns bons pormenores individuais.
    Por fim, foi bom para o Benfica ter conseguido manter-se sem sofrer golos e terminar o grupo 100% vitorioso, mas o destaque maior vai para a formação. Houve muitos produtos da formação em campo - inclusive Luís Martins e Leandro Pimenta no lado adversário - e todos eles deixaram boas indicações para Jorge Jesus, justificando futuras apostas. Bernardo Silva (sem dúvida alguma um dos melhores jogadores do futuro do nosso país) e Hélder Costa (deu gosto ver a sua emoção no final do jogo por se ter estreado pelo clube) entraram muito bem, Cancelo também e, esses já com outra experiência na equipa principal, André Gomes e Cavaleiro foram os maiores destaques hoje. Bem também o público a entoar o nome das jovens águias. Eles vão ter a história deles de águia ao peito, e só têm que continuar a trabalhar para isso. E foi positivo para já ver como não tiveram medo ou acusaram pressão, mostrando-se ao jogo e pedindo sistematicamente a bola no pé, de cabeça levantada. Como Ruben Amorim bem disse no final a aposta tem que ser sustentada porque os jovens jogadores crescem nestes momentos, inseridos gradualmente e com cabeça, acreditando adeptos e o clube neles.

Barba Por Fazer do Jogo: André Gomes (Benfica)
Outros Destaques: Ivan Cavaleiro, Ruben Amorim, André Almeida, Sulejmani; Adriano
Resumo:

0 comentários:

Enviar um comentário