8 de janeiro de 2014

Crítica: Dallas Buyers Club

A CAMINHO DOS ÓSCARES 2014 
Realizador: Jean-Marc Vallée
Argumento: Craig Borten, Melisa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Garner, Steve Zahn, Denis O'Hare 
Classificação IMDb: 8.0 | Metascore: 84 | RottenTomatoes: 94%
Classificação Barba Por Fazer: 79


    Muitos terão visto 'The Machinist' com Christian Bale. Na altura o batman "brincou" com o seu peso e ficou irreconhecível. Tal magreza e transfiguração voltou a repetir-se - ainda que em menor escala - em 'The Fighter' pelo qual Christian Bale ganhou então de forma mais do que justa o óscar de melhor actor secundário. Na senda dessas impressionantes transformações, eis Matthew McConaughey em 'Dallas Buyers Club'. Já há vários anos que se perdeu o estigma de que um sex symbol morre exclusivamente dentro desse cliché e não pode ser fora disso um bom actor. Veja-se DiCaprio, veja-se Johnny Depp, veja-se Brad Pitt, Ryan Gosling ou Bradley Cooper. Não Jennifer Lawrence e Scarlett Johansson, não perderam o estatuto de sex symbols para mim, apenas estou a falar em nome do povo feminino. Vários anos depois de entrar em 'Como Perder um Homem em 10 dias', Matthew mostra-nos agora Como Perder Muitos Quilos para um filme. A transfiguração do actor impressiona e, a nível de preparação para um papel, o mérito de Matthew e a nomeação/ vitória no óscar seria justamente dele e de mais ninguém. Mas vamos ao filme.
    'Dallas Buyers Club' conta a história de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um electricista homofóbico e cowboy nos populares rodeos locais, que acusa positivo o vírus da SIDA. Rapidamente Ron se vê marginalizado pelos seus pares e procura tentar sobreviver à custa de uma droga em fase experimental e autorizada pela FDA (Food and Drug Administration) chamada AZT. O consumo de AZT não melhora o estado de saúde de Ron, que acaba por recorrer a uma terapia alternativa - às margens da lei da FDA e à base de DDC e do péptido-T - procurando a todo o custo ajudar outras pessoas com HIV ao comercializar para eles essas mesmas substâncias não-aprovadas mas com efeitos positivos.
     Em todo este processo Ron conta com a ajuda de um transsexual de nome Rayon (Jared Leto), que Ron vai progressivamente considerando um amigo, e com os conselhos de uma médica interpretada por Jennifer Garner.
    Jared Leto perdeu 14 quilos para ser Rayon e Matthew McConaughey perdeu uns expressivos e avassaladores 23 quilos para este papel. Claro está que os óscares e a avaliação de um papel não se limitam a um The Biggest Loser, mas confesso que, talvez por ter criado expectativas elevadas, os papéis dos 2 actores são de bom nível mas não "rebentam a escala". É quase de certeza o melhor papel da carreira de cada, ainda que Jared Leto tenha estado bastante bem em 'Requiem for a Dream'. A personagem de McConaughey é interessante, com muitas imagens e momentos que arrepiam, e com uma humanidade posta progressivamente a descoberto. Jared, na pele de Rayon, transforma-se e terá talvez a sua grande cena em conversa com o pai.
    Talvez o problema tenha sido eu criado à priori expectativas muito elevadas para ambos, como já referi, mas 'Dallas Buyers Club' não é um filme do outro mundo, embora recomende e seja interessante vê-lo. Aceito que Jared Leto seja nomeado para o óscar de melhor actor secundário, mas nessa categoria Michael Fassbender, em '12 Years a Slave', neste momento tem grande vantagem para a concorrência. A nível de melhor actor ainda não vi nenhum desempenho este ano que fosse extraordinário (tenho esperança em ti DiCaprio!), mas já vi muitos - muitos mesmo - bons e entre eles muito provavelmente Matthew McConaughey será um dos que merece um lugar entre os nomeados a melhor actor e (e terá garantidamente essa nomeação), quem sabe, até mesmo a vitória. A ele poder-se-iam juntar Chiwetel Ejiofor, Tom Hanks, Hugh Jackman, Michael B. Jordan ou Christian Bale. A 15 de Janeiro saberemos mais mas, a nível de nomeações McConaughey e Leto são certezas, às quais se podem juntar eventualmente a nomeação para Melhor Maquilhagem e, visto que os PGA colocaram Dallas BC entre os 10 filmes do ano, o projecto de Jean-Marc Vallée poderá até correr por fora na luta ao óscar máximo. Para já teremos dia 12 os Golden Globes (nos quais há várias vezes muita coisa que difere dos óscares) nos quais a dupla McConaughey e Leto pode começar a sua escalada de ambições.

    Desiludiu-me, mas porque eu coloquei o filme logo à partida num pedestal exagerado e injusto. E, depois de 'The Lincoln Lawyer' ou 'Mud' acho que já não há quaisquer dúvidas do valor de Matthew como actor. Próximo passo: 'Interstellar' realizado por Christopher Nolan, a estrear no final de 2014.

0 comentários:

Enviar um comentário