12 de janeiro de 2014

Liverpool vence 5-3 em jogo frenético; Manchester City rouba liderança a Mourinho

 Premier League - Numa tarde em que por cá as atenções estiveram 100% concentradas no espectacular Benfica-Porto, em terras de Sua Majestade foi a vez de Manchester City e Liverpool somarem ambos mais 3 pontos na luta pelos seus objectivos.

    O Liverpool deslocou-se ao terreno do Stoke City e o jogo contou com... 8 golos. Tudo começou bem para os reds que logo aos 5 minutos viram Ryan Shawcross fazer um auto-golo. Cissokho disparou uma bola a partir do lado esquerdo e a barriga de Shawcross - teve azar, pouco podia fazer - desviou a bola , que seguiria em condições normais para fora, para a baliza de Butland. O Liverpool manteve-se dinâmico e com boa troca de bola como sempre, mas chegou ao 2-0 por "azelhice" alheia. Marc Wilson fez asneira, Shawcross não foi melhor e o inevitável Luis Suárez aproveitou para ampliar a vantagem. No entanto, as equipas acabaram por sair para o intervalo com 2-2 no marcador. O Stoke reduziu quando o gigante Peter Crouch deu a melhor sequência a um bom cruzamento de Arnautovic e empatou o jogo num míssil de Charlie Adam (ex-Liverpool) depois de uma perda de bola de Henderson. Na 2.ª parte Sterling foi derrubado na área e Steven Gerrard não deu hipóteses. Aos 66' chegou ao jogo Daniel Sturridge e foi mesmo no avançado inglês que começou o 4.º golo do Liverpool. Sturridge conduziu a bola em transição, com um excelente trabalho individual colocou a bola em Suárez e o uruguaio bisou num remate colocadíssimo. O Stoke ainda conseguiu reduzir quando Walters rematou e Mignolet "frangou", mas logo de seguida Sturridge acabou com quaisquer esperanças da equipa da casa. Depois de um passe longo de Suárez, Sturridge teve arte e engenho para dominar a bola - com o peito e depois com a cabeça - enquadrando-se com a baliza. Um bom golo. O resultado podia até ter sido de 6-3 se nos minutos finais Suárez tivesse sido mais altruísta e tivesse servido o isolado Sturridge.
    O Liverpool recuperou o seu justo lugar no top-4 e está a 5 pontos do líder actual (Manchester City). Caso o Arsenal vença amanhã no terreno do Aston Villa, os reds estarão apenas 1 ponto mais longe do líder nessas condições. Suárez tem 22 golos em 16 jogos e a manter-se neste ritmo poderá estabelecer um novo recorde de golos na Premier League. Com Gerrard e Sturridge o Liverpool pode sonhar até onde lhe apetecer e nas próximas 4 jornadas há três jogos em casa (dois deles com o rival Everton e com o Arsenal).

    Mais cedo foi a vez do Manchester City jogar em St. James Park, reduto do Newcastle, e vencer por 2-0. O Newcastle de Alan Pardew é uma equipa que habitualmente se dá bem com as equipas grandes, excepto com o Manchester City. O jogo foi, desta vez, bem mais equilibrado e frenético do que o resultado demonstra. Os citizens chegaram cedo à vantagem, numa jogada em que o "maestro" David Silva soltou Kolarov e o lateral sérvio ofereceu o golo a Dzeko com um bom cruzamento. O jogo manteve-se partido e Cabaye foi travando um intenso duelo com Joe Hart, vendo o guardião inglês negar-lhe o golo por várias ocasiões. A polémica chegou ainda na 1.ª parte quando Tioté fez um golaço num tiro indefensável, mas o árbitro anulou-o por indicação de fora-de-jogo do seu assistente. A verdade é que a posição irregular de 2 jogadores do Newcastle não teve influência na trajectória da bola, nem no lance, uma vez que não retirou visão nem importunou Hart. O Newcastle bem tentou de todas as maneiras mas acabou por ser o City a fechar o jogo com 2-0. James Milner isolou Negredo e o avançado espanhol conseguiu marcar fora (só o tinha conseguido na jornada 2 com o Cardiff). 

0 comentários:

Enviar um comentário