13 de janeiro de 2014

Golden Globes 2014: Os Vencedores

A Hollywood Foreign Press Association deliberou e distribuiu da forma mais ou menos esperada os principais prémios. Numa noite conduzida por Tina Fey e Amy Poehler, ficam para a História da 71.ª edição nomes como 12 Years a Slave, American Hustle, Breaking Bad, Brooklyn Nine-Nine, Matthew McConaughey, Cate Blanchett e Leonardo DiCaprio. Embora se ligue normalmente mais às categorias dramáticas, 'American Hustle' de David O. Russell acabou por ser o grande vencedor da noite ao ser considerado o melhor na sua categoria ('The Wolf of Wall Street' é superior) e amealhando ainda as vitórias de Amy Adams e Jennifer Lawrence.
    Podem ver os vencedores e abaixo um ligeiro comentário/ resumo da noite.

Melhor Filme - Drama: 12 Years a Slave
Melhor Filme - Comédia/ Musical: American Hustle
Melhor Actor - Drama: Matthew McConaughey (Dallas Buyers Club)
Melhor Actriz - Drama: Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Melhor Actor - Comédia/ Musical: Leonardo DiCaprio (The Wolf of Wall Street)
Melhor Actriz - Comédia/ Musical: Amy Adams (American Hustle)
Melhor Actor Secundário: Jared Leto (Dallas Buyers Club)
Melhor Actriz Secundária: Jennifer Lawrence (American Hustle)
Melhor Realizador: Alfonso Cuáron (Gravity)
Melhor Argumento: Her
Melhor Filme Estrangeiro: The Great Beauty (Itália)
Melhor Filme de Animação: Frozen
Melhor Banda Sonora: All is Lost
Melhor Música: "Ordinary Love" U2 (Mandela: Long Walk to Freedom)

Melhor Série - Drama: Breaking Bad
Melhor Série - Comédia/ Musical: Brooklyn Nine-Nine
Melhor Actor Série - Drama: Bryan Cranston (Breaking Bad)
Melhor Actriz Série - Drama: Robin Wright (House of Cards)
Melhor Actor Série - Comédia/ Musical: Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine)
Melhor Actriz Série - Comédia/ Musical: Amy Poehler (Parks and Recreation)
Melhor Actor Secundário - Série/ Mini-Série/ Filme TV: Jon Voight (Ray Donovan)
Melhor Actriz Secundária - Série/ Mini-Série/ Filme TV: Jacqueline Basset (Dancing on the Edge)
Melhor Mini-Série ou Filme TV: Behind the Candelabra
Melhor Actor - Mini-Série ou Filme TV: Michael Douglas (Behind the Candelabra)
Melhor Actriz - Mini-Série ou Filme TV: Elisabeth Moss (Top of the Lake)


    BPF - É difícil encontrar-se um vencedor da noite. American Hustle acaba por ser quem pode reclamar esse estatuto. Mas vamos por partes. A noite começou com o monólogo introdutório da dupla Tina Fey & Amy Poehler, com Tom Hanks e Matt Damon como alvos privilegiados das piadas das comediantes. Antes de irmos aos prémios, Diane Keaton recebeu a distinção dada a Woody Allen em seu nome, Jonah Hill e Margot Robbie tiveram um percalço com o tele-ponto acabando por ler a partir de uma folha de papel e Robert Downey Jr., como sempre, soube fazer rir com o seu carisma inquebrável. Por uma questão de clareza de raciocínio, é mais simples dividir as apreciações em Cinema e Tv.

    Cinema: Começando do menos significante para o mais, os U2 venceram por melhor música uma distinção que era esperada para Frozen e mais surpreendente foi a vitória de 'All is Lost' a nível de banda sonora, quando '12 Years a Slave' e 'Gravity' eram favoritos. Frozen ganhou como era esperado o filme de animação e o italiano The Great Beauty ganhou o proclamado Itália-França de que tínhamos falado. A nível de Argumento a HFPA optou pela criatividade de Spike Jonze em 'Her' e Cuáron derrotou McQueen na corrida ao golden globe de realizador. Os papéis secundários ficaram entregues a Jennifer Lawrence e Jared Leto, nomes já aguardados, embora se no caso de Lawrence era muito difícil escolher entre ela e Lupita Nyong'o, teria sido interessante vermos Michael Fassbender a vencer do lado masculino.
    Amy Adams, numa categoria não muito forte (actriz comédia/ musical), derrotou a veterana Meryl Streep, enquanto que Cate Blanchett foi a justa vencedora a nível dramático. Seria bom se ganhasse também o óscar. Do lado masculino, uma das vitórias mais merecidas da noite foi a de Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey ganhou pelo seu papel em 'Dallas Buyers Club' (filme que garantiu assim 2 vitórias a nível de interpretações). A questão era entre Matthew e Chiwetel Ejiofor - que pareceu ficar triste por não ganhar, pois provavelmente não voltará a ter um papel àquele nível. Ficaria bem entregue a qualquer um dos dois. Nos óscares seria justo ambos perderem para DiCaprio, mas para já parece improvável infelizmente. Em todo o caso foi bom ver que o Matthew McConaughey já está a recuperar o seu peso. Parabéns rapaz. 'American Hustle' foi considerado o melhor filme de comédia/ musical (a forma como a HFPA "arruma" os filmes pelas categorias um dia será explicada por alguém..); uma vitória esperada mas 'The Wolf of Wall Street' era quem merecia ganhar por ser o melhor filme deste ano. Quando parecia que '12 Years a Slave' ia acabar a noite sem nenhum título, ganhou "apenas" o prémio mais esperado da noite. O filme de Steve McQueen, produzido por Brad Pitt, venceu como melhor filme dramático.

    TV: Breaking Bad. Na última vez que podia vencer algo, a brilhante série de Vince Gilligan (para a equipa do Barba Por Fazer a melhor série de todos os tempos) venceu 2 dos 3 golden globes que podia. Ganhou como melhor série de Drama, pela 1.ª vez, e Bryan Cranston (Mr. Walter White) ganhou como melhor actor, também pela 1.ª vez. Aaron Paul - o Jesse Pinkman de BB - merecia ter vencido como melhor actor secundário, mas perdeu para o pai de Angelina Jolie, Jon Voight, pelo seu papel em 'Ray Donovan'. Pelo menos a última palavra no agradecimento de Breaking Bad como série foi o célebre bitch de Pinkman.. 'Brooklyn Nine-Nine' foi uma das boas surpresas da noite, ganhando crédito da HFPA como melhor série de comédia e vendo ainda o talento do seu actor Andy Samberg ser reconhecido. Robin Wright (papel forte em 'House of Cards') e a apresentadora Amy Poehler venceram também nas 2 grandes categorias televisivas para actrizes e Jacqueline Basset ganhou como melhor actriz secundária. A HFPA optou por homenagear 2 actores experimentados: Jon Voight e Jacqueline Basset. A actriz não esperava, ficou muito surpreendida e demorou muito tempo (até demais) em palco. Nas mini-séries ou filmes para TV, 'Behind the Candelabra' foi o grande vencedor, com Michael Douglas a ganhar também na categoria para que estava nomeado e Elisabeth Moss, por 'Top of the Lake' a fechar as contas.

    Não dá para retirar muitas conclusões para os óscares, porque são 2 cerimónias completamente distintas e com painéis de votantes bem diferentes, mas foi uma noite maioritariamente justa. 12 Years a Slave, Cate Blanchett, Leonardo DiCaprio, Breaking Bad e Bryan Cranston conseguiram vitórias merecidas. Teria sido uma noite melhor caso 'The Wolf of Wall Street', Aaron Paul e Michael Fassbender também tivessem ganho nas suas categorias.
    No dia 16 de Janeiro ficaremos a saber quem são os nomeados aos óscares de 2014. Até lá!

0 comentários:

Enviar um comentário