29 de janeiro de 2014

Man City líder, Aston Villa e WBA em jogo louco; Chelsea fez 39 remates... e zero golos

  Premier League - A 23.ª jornada da liga inglesa encerrou hoje com vários jogos de enorme qualidade e um resultado inesperado. O Chelsea de José Mourinho empatou a zeros com o West Ham num total desacerto ofensivo (mérito para a boa exibição defensiva dos hammers), desperdiçando os 2 pontos perdidos pelo Arsenal e vendo o Manchester City - que hoje goleou o Tottenham em White Hart Lane - isolar-se na liderança. Na próxima jornada há City-Chelsea. Outro dos destaques da noite foi o Aston Villa-West Bromwich, jogo que terminou em 4-3 mas com uma primeira parte louca (as equipas foram para o intervalo com 3-3 no marcador).
   
    O Manchester City de Pellegrini não vai parar. A locomotiva dos citizens teve hoje nova paragem - White Hart Lane - e o resultado foi o mesmo de sempre: goleada. O City teve a sua equipa praticamente na máxima força (Pellegrini optou por Dzeko e Clichy para os lugares de Negredo e Kolarov) enquanto que Sherwood colocou a sua equipa com apenas um ponta de lança, Adebayor. O Tottenham tinha sido goleado na primeira volta por 6-0 e hoje a história foi quase igual. Foram precisos 15 minutos para o suspeito do costume, Kun Agüero, atirar a contar. Boa jogada ofensiva com David Silva (hoje esteve impressionante a nível de passe, a espalhar classe no campo todo) a assistir Agüero e este a rematar seco e colocado.
    A avalanche ofensiva só voltou na segunda parte - e de que maneira! - tendo Agüero saído em cima do intervalo dando lugar a Jovetic. Deu a ideia que Agüero saiu tocado mas apenas por precaução, veremos se marcará presença no confronto com o Chelsea do próximo Domingo. A 2.ª parte começou praticamente com as ambições do Tottenham a serem destruídas. Ao minuto 50 Danny Rose cortou a bola dos pés de Dzeko, embora tenha derrubado o bósnio que estava na cara do golo. Lance de difícil análise porque Rose desarmou Dzeko mas tocou-o igualmente. Conclusão: Danny Rose expulso e Yaya Touré a não falhar a grande penalidade. O costa-marfinense chegou aos 12 golos na Premier League, incrível. Reduzido a dez o Tottenham tentou lutar mas ainda estavam os spurs a levantar a cabeça e já morava outro golo nas redes de Lloris. Dzeko fez o seu golo depois de uma carambola com vários jogadores do City a tentarem marcar.
    Mesmo com 10 homens o Tottenham conseguiu marcar o seu golo de honra. Christian Eriksen bateu um canto do lado direito e, no meio da confusão, lá surgiu Capoue a rematar. Qualquer sonho de reviravolta épica morreu minutos depois quando o City elevou o marcador para 4-1 e 5-1. Primeiro coube a Fernandinho conduzir a bola em transição e soltar Jovetic. O jovem montenegrino fez um excelente golo, o seu primeiro na Premier. Por fim, foi o capitão Kompany a fechar o resultado.
    O City continua muitos furos acima da concorrência, tem uma diferença de golos de +42 (o melhor que existe a esse nível a seguir é o Liverpool com +29) e a próxima jornada, com um City-Chelsea pode ser muito importante a nível moral e pontual para o campeonato.

    Precisamente o Chelsea de José Mourinho desperdiçou uma oportunidade como as equipas de Mou não costumam fazer. O Chelsea recebeu o West Ham e neste jogo entre equipas londrinas, tudo ficou como começou. Foram ao todo 39 os remates do Chelsea em Stamford Bridge mas a boa exibição do guardião espanhol Adrián e da sua defesa seguraram um empate, sendo que o ataque do Chelsea não esteve também particularmente inspirado. Eden Hazard e Óscar tentaram fazer de tudo e dinamizar o ataque, Mourinho lançou Matic e Lampard para que a equipa pegasse no jogo mais atrás, mas faltou ao Chelsea ter Eto'o ao nível a que se apresentou frente ao Manchester United e ter, em alguns momentos, a sorte do jogo. Frank Lampard desperdiçou várias ocasiões de meia distância que há uns anos seriam todas golo cantado e Eto'o ainda proporcionou um momento engraçado ao marcar um golo - invalidado, pois claro - depois de achar que o guarda-redes tinha soltado a bola naturalmente quando este a tinha colocado no relvado para a pontapear após uma falta. O distraído/ oportunista Eto'o.

    Em casa do Aston Villa viveu-se hoje uma noite de emoções fortes. Na 1.ª volta Villa e West Bromwich tinham empatado 2-2, mas hoje a noite teve ainda mais golos. Chris Brunt, capitão do WBA, inaugurou o marcador num grande remate de fora de área e aos 9 minutos a equipa da casa já estava a perder por 2-0 depois de Delph fazer um auto-golo azarado. No entanto, aos 25' já estava tudo empatado. Weimann e Bacuna (hoje a meio-campo, onde devia jogar sempre) marcaram ambos e transformaram o jogo numa partida electrizante e imprevisível. A reviravolta do Villa foi conseguida aos 38' com Delph a redimir-se do auto-golo. Benteke ganhou uma bola de cabeça e Delph fuzilou Ben Foster. Mas a noite estava longe de ter acabado e ainda antes do intervalo, aos 43', o WBA empatou de novo o jogo - boa jogada ofensiva com Morrison a assistir de 1.ª isolando Mulumbu que com toda a frieza bateu Guzan. A 2.ª parte baixou de qualidade e acima de tudo de intensidade e contou apenas com 1 golo, o decisivo. Christian Benteke marcou de grande penalidade e deu 3 pontos importantes ao Aston Villa.
    Quem tem esta noite motivos para festejar é o Sunderland. A equipa de Poyet está a amadurecer e conseguiu uma vitória por 1-0 frente ao Stoke City. Foi um jogo físico e nem sempre bem jogado - no qual o Stoke ficou reduzido a 10 aos 53 por expulsão de Nzonzi - e coube a Adam Johnson, que continua em grande forma, marcar o golo que fez toda a diferença. Foi aos 18 minutos que o extremo inglês aproveitou uma defesa incompleta de Begovic e fez golo. Mantendo-se a este nível pode ser um dos candidatos a figurar na lista final para o Mundial 2014. A defesa do Sunderland aguentou bem o 1-0, com Mannone seguro e aqueles defesas de que ninguém gosta, como O'Shea ou Brown mas que são fortes no jogo aéreo e a aliviar a equipa do jogo directo adversário, fizeram o suficiente.

    No próximo fim-de-semana jogar-se-á mais uma jornada de campeonato inglês, sendo que o grande jogo ocorrerá apenas 2.ª feira à noite: Manchester City-Chelsea. Prometem também o Stoke-M.United, o WBA-Liverpool e o sempre escaldante derby Newcastle-Sunderland. Até lá!

0 comentários:

Enviar um comentário