13 de janeiro de 2014

Cristiano Ronaldo conquista a Bola de Ouro 2013

Já há alguns dias que se dava como certa a vitória do capitão da Selecção Nacional e jogador do Real Madrid, mas só hoje quando Pelé começou a pronunciar "Cristiano Ronaldo" pudemos ficar descansados de que tinha sido feita justiça. Em Novembro tínhamos defendido (Ver Aqui) o porquê de Ronaldo merecer mais do que qualquer outro futebolista a Bola de Ouro 2013, mas nunca é demais reforçarmos.

    Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro não ganhou a Liga dos Campeões (neste ano de 2013 fixou-se como melhor marcador da edição passada, e vai bem encaminhado para na Champions 2013/ 14 eventualmente até bater o recorde de golos da competição), não ganhou a Liga Espanhola nem a Taça do Rei, mas a Bola de Ouro, prémio conjugado da France Football com a FIFA destina-se ao jogador de futebol com melhor desempenho individual no ano civil em questão.
    Em 2013 ninguém jogou mais do que o jogador português. Ronaldo marcou 69 golos no ano civil que terminou há treze dias. CR7 é já o 4.º melhor marcador da História dos merengues e será uma questão de aproximadamente 2 anos até bater o recorde de Raul, goleador máximo do Real. Ronaldo marcou mais 24 golos que Lionel Messi e, se não me falham as contas, mais 46 golos que Ribéry (um futebolista de grande qualidade, da melhor equipa do ano de 2013 - o Bayern Munique).
    A Bola de Ouro caiu no erro ultimamente de responder à pergunta "Quem é o melhor jogador do mundo?" ao invés de responder a "Quem foi o melhor jogador do mundo no ano x?". Messi tem 4 bolas de ouro - que não reúnem justiça, basta ver que Iniesta deveria ter ganho uma delas - e a impressionante competição entre Ronaldo e Messi não pode ficar apenas expressa num 2-4 em Bolas de Ouro. Messi é um alien, mas é um jogador que cresceu dentro de uma filosofia, nunca assumiu riscos e catalisou o seu crescimento e os seus números no seio de uma máquina chamada Barcelona, forjada em La Masia e com o apoio de jogadores ímpares como Iniesta e Xavi. 
    Ronaldo não é um alien. Tornou-se um. É o jogador mais completo do mundo. Um trabalhador como mais nenhum. Adia sistematicamente a sua meta, procurando melhorar a cada dia que passa. Ultrapassa os outros por se querer sempre ultrapassar a si mesmo, marca de pé direito, de cabeça, de pé esquerdo, de todas as formas. Nasceu no Sporting, fez-se jogador no Manchester United, foi eleito Melhor do Mundo no clube inglês, rumou a Madrid e agora vê o seu trabalho e talento reconhecidos também na capital espanhola. Ronaldo levou o United às costas, leva o Real às costas e Portugal às costas. E chegando à Selecção é inevitável recordar o melhor jogo de Cristiano Ronaldo em 2013: Suécia 2-3 Portugal. Num jogo que só perde para a marca do Rei Eusébio frente à Coreia do Norte, Ronaldo transcendeu-se, fez o seu melhor jogo de sempre pelo seu país e gritou bem alto para o mundo: Eu estou aqui. Eu mereço a Bola de Ouro. Mais do que tudo e todos.

    Hoje, ainda que a partilhar o palco com personas non gratas como Blatter e Platini, a "máquina" que não perdoa, o Comandante do navio português e merengue humanizou-se. Ronaldo emocionou-se e chorou, com o seu filho a ver pela 1.ª vez o pai a conquistar a mais importante distinção individual do futebol, com Irina Shayk também emocionada. A justiça recompensa, mas nada que vá abrandar a ambição e regularidade de Cristiano Ronaldo.
    Eusébio deixou-nos, mas está entre nós. E vive bem intensamente dentro do seu herdeiro: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. O melhor do mundo é português. É o nosso Cristiano Ronaldo.

    Nota: Cristiano Ronaldo ganhou com 27,99% dos votos, contra 24,72% de Lionel Messi e 23,36% de Franck Ribéry. Em 4.º e 5.º lugar ficaram, respectivamente, Ibrahimovic e Neymar.

0 comentários:

Enviar um comentário