8 de janeiro de 2014

Crítica: Short Term 12

Realizador: Destin Cretton
Argumento: Destin Cretton
Elenco: Brie Larson, John Gallagher Jr., Kaitlyn Dever, Keith Stanfield, Rami Malek
Classificação IMDb: 8.0 | Metascore: 82 | RottenTomatoes: 99%
Classificação Barba Por Fazer: 81

    E puff! Cá está um inesperado bom filme. Num ano em que 'The Kings of Summer' apareceu como um filme de baixo orçamento mas com algum alcance, 'Short Term 12' é o irmão de 'Fruitvale Station' como excelentes filmes com baixos orçamentos e elencos pouco espampanantes.
    Já tinha visto Brie Larson em '21 Jump Street' e mais recentemente em 'Don Jon' e 'The Spectacular Now', mas neste filme a jovem actriz conseguiu uma valente rampa de lançamento para a ribalta.
    'Short Term 12' é simples mas poderoso. Envolvente. O ponto central do filme é um orfanato, supervisionado por Grace (Brie Larson) e mais alguns jovens de 20 e tal anos entre os quais o namorado dela, Mason (John Gallagher Jr., actor da série 'The Newsroom') e um novato chamado Nate (Rami Malek). O brilhante argumento de Destin Cretton, também realizador do filme, revela-nos os problemas de crianças e adolescentes que lutam contra o seu passado - tal como a personagem de Brie Larson - acabando por ter no orfanato uma família e um porto de abrigo. Entre os jovens, são merecedores de destaque Marcus (Keith Stanfield), um rapaz praticamente com 18 anos assustado com o mundo pós-orfanato e uma jovem recém-inserida naquele contexto, Jayden (Kaitlyn Dever), com vários problemas com  o seu pai, acabando por se auto-mutilar.
    Este filme é uma das boas surpresas do ano. Um filme totalmente equilibrado e que faz magia com personagens com problemas reais. Brie Larson foi nomeada para Melhor Actriz nos Independent Spirit Awards e nos Critics Choice Awards e por isso quem sabe se não lhe cai em cima também uma nomeação para um óscar. A força da juventude - pura e compreensivelmente desorientada e insegura - de 'Short Term 12' reforça-se com um elenco de actores cheios de potencial, a que se juntam a Brie Larson e ao também ligeiramente reputado John Gallagher Jr., dois nomes perfeitamente desconhecidos: Keith Stanfield e Kaitlyn Dever. Ela já tinha entrado em alguns filmes mas sobretudo Keith enche o ecrã, valorizado ainda para mais por ter integrado a curta-metragem de Destin Cretton que deu origem a este filme. Marcus, a personagem de Keith Stanfield, contagia e cativa qualquer pessoa no seu rap intimista escrito à sua mãe, num dos excelentes momentos deste ano cinéfilo, e num de vários bons e muito próprios momentos que 'Short Term 12' nos dá. A personagem de Stanfield, com olhar carregado de tristeza, perdido no passado e com medo do passo em frente, poderia até chegar a uma nomeação para actor secundário se o actor e o filme tivessem outra publicidade. Infelizmente é assim. À imagem de Brie Larson, ainda assim mais reconhecida.
    Destaque ainda para a excelente comunicação gráfica - a nível de posters promocionais - que o filme fez: o peixe no aquário, o abraço entre Grace e Jayden, Marcus a fazer o seu rap ao lado de Mason e, por fim, o polvo (decorrente da história de Jayden).
    Recomendo vivamente, embora seja apologista que filmes como este devem ficar para cada um de nós, não sendo massificados e banalizados. O filme mostra-nos mágoa, sofrimento, alegria e esperança ao mesmo tempo. Convence-nos de uma ponta à outra. É simples, é profundo, é o 'Short Term 12'.

0 comentários:

Enviar um comentário