1 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 11



Filme: American Psycho
Actor: Christian Bale

por Miguel Pontares

    Três traços servem de ingredientes para fazer desta uma grande personagem: a sua perturbação, o modo como representa um cartoon/ crítica à Sociedade, e a sua ambiguidade.
    Patrick Bateman, criação literária de Bret Easton Ellis tornada real por intermédio de Christian Bale (um dos meus actores preferidos) é um homem de aparências, sádico e doente. Um narcisista por excelência, rigoroso e fanático no culto do seu corpo (tem uma brutal rotina de 3 horas de treino para se manter em forma, hidratando diariamente a pele com cremes e loções), Bateman é um materialista - ambiciona ter os melhores fatos, o melhor apartamento e os melhores cartões de visita, entre seu núcleo de conhecidos e "amigos".
    O homem que ouve e disserta sobre Phil Collins, Huey Lewis and The News e Whitney Houston não suporta ter ou ser menos do que os outros, e usa uma máscara social para esconder aquilo que pensa e quer realmente fazer com os que o rodeiam.
    Em 'American Psycho', Patrick Bateman é um homem de negócios de Wall Street com 27 anos, vazio de sentimentos, capaz de matar um mendigo, prostitutas ou um colega do trabalho. Os homicídios mais emblemáticos são claramente o do colega Paul Allen (Jared Leto) e das prostitutas Christie e Elizabeth. A matar o embriagado Paul, Patrick tem o cuidado de ter papel de jornal no chão e de vestir um impermeável, matando-o com um machado ao som de Hip to Be Square; Christie é assassinada durante o acto sexual, com Elizabeth a ser morta graças a uma moto-serra que Bateman atira do alto das escadas, gritando coberto de sangue. Se por um lado está à vista de todos que Patrick Bateman é um psicopata, o filme deixa também a ideia que algumas das coisas são alucinações suas. O objectivo dos 20 minutos finais, desde o episódio com o gato na caixa de multibanco até à perseguição e à sua confissão, é deixar-nos na dúvida. Terá Patrick Bateman realmente morto todas aquelas pessoas ou é apenas um homem incrivelmente perturbado, mas sem ser um serial-killer, que alucina e fantasia com aquilo que gostava de fazer à sociedade, desenhando e rabiscando esses actos no seu caderno (uma reprodução do que aconteceu, ou a materialização da imaginação)?
    Essa ambiguidade é um dos pontos fortes de 'American Psycho' e da construção mental de Patrick Bateman, embora para que a personagem funcione como uma crítica à Sociedade, seja melhor interpretar os homicídios como reais. Bateman é um membro da classe Alta, protegido por ser um privilegiado e cujos crimes passam impunes por fazer parte de uma Sociedade em que ninguém se importa com o que realmente interessa. No mundo americano de 'American Psycho' ninguém conhece realmente Patrick Bateman, muitos nem sabem o nome dele, por estarem demasiado ocupados em serem todos iguais - os mesmos fatos, os mesmos hábitos, as mesmas conquistas e vidas superficiais.
    A cartoonização de uma sociedade moralmente disforme e vazia, faz de Patrick Bateman (Bale foi sempre a 1.ª escolha mas o papel também foi oferecido a DiCaprio, Pitt, Norton e Reeves) uma personagem interessante. Aquele que se quer integrar, ter e consumir o mesmo que todos em seu redor, é também aquele que os despreza enquanto arranja desculpas (I have to return some video tapes) e conversas dignas de um humano desenquadrado social e emocionalmente.
    Com ou sem alucinações, Patrick Bateman é um monstro que passe incólume, com a Sociedade a passar um pano sobre os actos de quem a pode destruir. 

← Anterior (12)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (10) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário