1 de agosto de 2015

Dicas Fantasy Premier League 15/ 16 - Os Guarda-Redes

É daqui a uma semana que começa a melhor liga do planeta e, com o regresso da Premier League, volta também o fantasy que maior adesão tem por esse mundo fora.
    A nova época da Barclays Premier League promete e muito! O campeão Chelsea apostou na estabilidade, o Arsenal tem um elenco de luxo desejando apenas que as lesões não batam à porta, e os rivais Manchester United, Liverpool e Manchester City reforçaram-se. À grande, e neste caso não à francesa, mas à inglesa.
    As brutais receitas televisivas do campeonato inglês tornam os clubes ingleses um universo aparte em termos de transferências, especialmente tratando-se de negócios entre clubes ingleses. Neste defeso vimos, por exemplo, equipas como o Southampton, Newcastle, Aston Villa, West Ham e Crystal Palace reforçarem-se bastante bem.

     No entanto, o que hoje nos traz aqui é mesmo o Fantasy. Uma aventura com 38 capítulos inicia-se em breve e, tal como no ano passado, iremos sugerir jornada a jornada jogadores que se poderão destacar. Com algumas novidades no nosso formato deste ano. No entanto, antes das "Dicas" por jornada, é pertinente olharmos globalmente e avaliarmos sector a sector (Guarda-Redes, Defesas, Médios e Avançados) que jogadores poderão ter maior impacto na Premier League e, concretamente, no Fantasy em 2015/ 16.
    Há aqueles guarda-redes que acumulam pontos por força das clean sheets da sua equipa (Hart e Mignolet foram os campeões nesse capítulo em 2014/ 15); e há aqueles que se fartam de defender e vão somando pontos a cada 3 defesas - Fabianski fez 137 defesas na temporada transacta, seguido por Adrián (129) e Pantilimon (111). Importa, no entanto, ter em conta que o guarda-redes do Sunderland cumpriu sensivelmente 800 minutos a menos do que os outros dois guardiões. Tudo somado, embora David De Gea tenha sido o Melhor Guarda-Redes em 2014/ 15, em termos de Fantasy quem mais pontuou foi o polaco Lukasz Fabianski. Na sua 1.ª época pelo Swansea fez 151 pontos, mais do que Simon Mignolet (149, Liverpool), Joe Hart (142, Manchester City), Adrián (142, West Ham) e David De Gea (138, Manchester United).

Entre as 20 equipas que este ano competem na Premier League, quem tem mais hipóteses de se destacar entre os postes e oferecer uma boa temporada no Fantasy? Vamos ver, tendo em conta a estabilidade das defesas, a diferenciação entre guarda-redes de equipa grande e guarda-redes com elevada probabilidade de pontuar por via de muitas defesas, percebendo ainda que poderão optar por rodar entre 2 guarda-redes ou apostar forte apenas num. Há ainda que ter em conta que as alterações no cálculo dos pontos de Bónus poderão favorecer os guarda-redes que coleccionam várias defesas por jogo.


  • Thibaut Courtois (5.5, Chelsea), Petr Cech (5.5, Arsenal) e David De Gea (5.5, Manchester United) - São claramente os três melhores guarda-redes a actuar na Premier League e são também as 3 opções mais seguras. Abordando a probabilidade de somarem um elevado número de clean sheets, a estes 3 faz sentido acrescentar Mignolet e Hart, mas é inequívoco que Courtois, Cech e De Gea são uma garantia de aproximadamente 140 pontos por época. Nota importante: estejam atentos à situação de De Gea, se o factor Real Madrid se materializa já neste Verão ou fica adiado. Porque se De Gea sair, e o United não contratar ninguém de qualidade aproximada, apostando sim no argentino Romero, não o recomendamos certamente como opção de topo.
        O belga Courtois tem contra si o facto de ter a melhor defesa do campeonato. Este ano, em termos de clean sheets, é possível que só o Arsenal e o Liverpool se aproximem do registo da equipa de Mourinho (não é de esperar tamanha eficácia defensiva do Southampton como na época anterior), mas a competência defensiva do Chelsea faz com que Courtois seja poucas vezes testado. Conclusão: se nessas poucas ocasiões sofrer nem a clean sheet tem, se evitar que o adversário marque consegue clean sheet mas nunca será um guarda-redes que faça muitas defesas. Contrariamente, David De Gea é dos guarda-redes das equipas grandes aquele que possivelmente mais testado será. O Manchester United tenderá a crescer ao longo da época, e o facto de ser a equipa com maior % de posse de bola do campeonato faz com que os seus adversários tenham forçosamente menos tempo para criar perigo. No entanto, a permeabilidade da defesa (falta claramente um defesa-central que se assuma como patrão) põe De Gea em cheque, mas o espanhol está lá para brilhar.
        Tudo somado, Petr Cech é - em teoria - a melhor opção entre os GR de topo. O checo chegou a perfazer 171 pontos em 2008/ 09 e é um guarda-redes que sem dificuldade atinge os 140-150 pontos. Enquanto que Mourinho poderá retirar Courtois num par de jogos e dar a baliza a Begovic, Wenger dificilmente impedirá Cech de totalizar 38 jogos. O ex-Chelsea tem tudo para ser uma referência no Arsenal, garantindo defesas e clean sheets.



  • Simon Mignolet (5.0, Liverpool), Adrián (5.0, West Ham), Lukasz Fabianski (5.0, Swansea), Pantilimon (5.0, Sunderland), Joe Hart (5.5, Manchester City) e Hugo Lloris (5.0, Tottenham) - Depois do trio de topo há um conjunto de 6 guarda-redes que, por diferentes razões, poderá oferecer elevadas garantias a qualquer adepto de Fantasy. Fabianski,  Mignolet, Adrián e Hart foram os 4 GR que mais pontos fizeram na época passada. Só isto deveria chegar para os colocar na pole position para qualquer plantel. Juntando outros indicadores, Fabianski conseguiu 9 pontos de bónus em 2014/ 15; Pantilimon 7; Mignolet, Adrián e Lloris 6. No capítulo das clean sheets, vantagem para Mignolet, Hart e Fabianski e nas defesas para Fabianski, Adrián e Pantilimon.
        Basicamente, qualquer um destes guarda-redes será uma boa aposta. Mignolet e Hart têm maior probabilidade de não sofrer golos, mas Adrián, Fabianski e Pantilimon são fortes candidatos a integrarem o lote com maior nº de defesas e, eventualmente, bónus. A presença de Lloris neste conjunto faz principalmente sentido porque ao ter à sua frente a dupla belga Alderweireld-Vertonghen, o francês terá finalmente uma parceria em que pode confiar cegamente.



  • Tim Krul (4.5, Newcastle), Kasper Schmeichel (4.5, Leicester City) e Jack Butland (4.5, Stoke City) - São os três baratos, são as três melhores opções entre as alternativas mais económicas, mas nenhum é 100% fiável e todos eles têm a sua época a depender de alguns factores extra. Entre os 3 Tim Krul é, sem margem para dúvidas, o melhor guarda-redes. Um guarda-redes que chegou a totalizar 156 pontos em 2011/ 12, mas é preciso ter presente que o Newcastle sofreu 63 golos na época passada (desses 69, Krul sofreu 47) e lutou até à última jornada para não descer. No entanto, o reforço do plantel deve melhorar o rendimento do Newcastle, e como a defesa continua a não ser brilhante mas o ataque poderá sê-lo, é possível que Krul mantenha o Newcastle vivo em alguns jogos, apresentando um equilíbrio decente entre clean sheets e volume de defesas.
        O dinamarquês Kasper Schmeichel é outro guarda-redes em situação dúbia. O Leicester cumpriu uma recta final de 2014/ 15 com um registo defensivo fantástico, muito graças ao dinamarquês e ao 5-3-2 que Nigel Pearson privilegiou. No entanto, a chegada de Ranieri e o desequilíbrio do plantel (imensas soluções para a frente de ataque, mas ainda poucas a meio-campo) deixa algumas dúvidas sobre o futuro do clube e, como tal, de Schmeichel. Mas é bem possível que o filho de Peter Schmeichel consiga uma época "à Pantilimon".
        Já Butland é uma incógnita total. O inglês, que defendeu a baliza dos sub-21 de Inglaterra no recente Euro 2015 do escalão, é o mais provável sucessor de Begovic na baliza do Stoke. Resta saber se conseguirá manter a titularidade (o facto do Fantasy colocar Butland, Given e Haugaard com o mesmo preço revela essa desconfiança), isto numa equipa tipicamente interessante do ponto de vista defensivo. Oxalá esta seja também a época em que o Everton regressa ao nível defensivo de 2013/ 14, voltando o norte-americano Tim Howard a poder ser uma boa escolha.

Notas:
1 - A lesão de Fraser Forster - para nós inequivocamente uma das melhores opções como guarda-redes - e o facto de se desconhecer a data do seu regresso deixa-o de fora deste raciocínio de antevisão da época, por partir desfavorecido ao ter menos minutos. Stekelenburg não oferece iguais garantias, e o facto de a meio da época poder perder o lugar com o regresso de Forster, desvaloriza-o olhando para a época como um todo.
2 - O mesmo raciocínio existe na baliza do West Brom. Myhill é um guarda-redes interessante (quem não se lembra dos seus 17 pts contra o Manchester United?), mas com Ben Foster a regressar no decorrer da época, há o risco de cada um realizar meia temporada.
3 - Entre as equipas recém-promovidas: no Bournemouth a titularidade será disputada por Boruc e Federici mas nenhum é à priori uma opção positiva, parecendo a baliza o tendão de aquiles de um plantel muito interessante liderado pelo cativante Eddie Howe; a baliza do Watford deverá ficar entregue a Gomes, e a do Norwich a Ruddy. No conjunto dos 3 clubes, Ruddy é a única opção que faz sentido considerar, pelo menos para já.

0 comentários:

Enviar um comentário