4 de agosto de 2015

Dicas Fantasy Premier League 15/ 16 - Os Médios

Olhámos para os guarda-redes, olhámos para os defesas, e chega agora o sector do campo no qual um maior nº de jogadores atinge por época um número elevado de pontos. Sejam eles médios que marquem 16 ou 14 golos como Alexis Sánchez e Hazard, jogadores capazes de fazer 19 assistências como Fàbregas.. tudo passa pelos pés de quem define, quem desequilibra. Os criativos da Premier League estão nesta secção.
    Globalmente, há várias decisões que um jogador de Fantasy tem que tomar. Começando o campeonato dia 8 de Agosto e fechando o mercado de transferências apenas dia 31, pode fazer sentido projectar uma equipa apenas para as 4 primeiras jornadas, assumindo que o destino do 1.º wildcard é a passagem da jornada 4 para a 5. Para além disto, há quem opte por escolher 4 médios fortes e um médio apenas para fazer número, nunca abdicando dos seus 3 avançados; há quem arrisque bastante num avançado barato, apostando forte no meio-campo (um fixo 3-5-2, que este ano por uma ocasião pode ser um 2-5-3 através do All Out Attack) e há quem procure criar uma equipa homogénea, capaz de responder perante lesões, e adaptando-se consoante as jornadas e momentos de forma.
    Na época passada o melhor jogador da Premier League foi, também, o jogador com mais pontos no Fantasy - Eden Hazard (233). De resto, no pódio de jogadores mais pontuados surgiram 2 médios - Alexis Sánchez (207) fez companhia ao belga e ao avançado Agüero (216). No entanto, enquanto que apenas 2 defesas fizeram algo igual ou superior a 150 pontos, e em termos de avançados só 4 elementos atingiram essa marca, houve 10 (!) médios a totalizar mais do que 150 pontos. Aos já mencionados Hazard e Sánchez, juntou-se o trio espanhol Silva, Cazorla e Fàbregas, bem como Henderson, Eriksen, Chadli, Sterling e Sigurdsson. Em termos de golos marcados foram 7 os médios que marcaram 10 ou mais golos (Hazard, Sánchez, Silva, Mané, Chadli, Yaya Touré e Eriksen) e em termos de assistências, depois de Fàbregas, o destaque foi para Bolasie, Di María, Silva, Cazorla, Sterling, Hazard, Sigurdsson, Brunt e Henderson. Falando de Bónus, Hazard totalizou 42 pontos só com pontos extra rendimento concreto.

    Na nova época prevê-se uma maior regularidade de pontos por parte de alguns jogadores (ex: Sadio Mané), um elevado rendimento de jogadores que trocaram um emblema por outro (ex: Sterling), tendo chegado várias caras novas que prometem muito: Memphis Depay, Roberto Firmino, André Ayew, Dimitri Payet e o promovido Matt Ritchie são alguns desses casos. No entanto, não há nada como jogadores perfeitamente adaptados, cruciais nas suas equipas como Hazard, Alexis e Silva.
    Vamos analisar:


  • Eden Hazard e Césc Fàbregas (Chelsea), Alexis Sánchez e Theo Walcott (Arsenal), Memphis Depay (Manchester United), David Silva e Raheem Sterling (Manchester City), Sadio Mané (Southampton), Matt Ritchie (Bournemouth)
       
    O futuro pode ditar algo diferente mas, teoricamente, não há nada mais seguro do que uma aposta em Hazard e/ ou Alexis Sánchez. Um plantel equilibrado de Fantasy à partida só poderá contar com um, mas é quase obrigatório ter o belga ou o chileno. Por exemplo, alguém que tenha Hazard e que o coloque no onze durante os 38 jogos do campeonato pode contar pelo menos com 200 pontos no final da época. O 10 do Chelsea é de uma regularidade extraordinária (190, 202 e 233 pontos nas últimas três épocas) e crescente. Já Alexis Sánchez não demorou a adaptar-se mas esta temporada deve pontuar ainda mais, desde que adquira rapidamente a sua forma pós-Copa América.
        Se olhamos para o perfil de Hazard e Alexis e para o seu rendimento no Fantasy, ficamos automaticamente tentados e ansiosos para ver a época de Memphis Depay. O holandês marcou 22 golos na Eredivisie e deve rapidamente tornar-se um dos abonos de família dos red devils. O melhor para Depay seria jogar na asa esquerda do 4-3-3 de van Gaal, realizando as diagonais mortíferas (qual Hazard) que caracterizaram a sua época no PSV, embora o técnico holandês possa também contar com ele para a frente de ataque (onde, como Alexis, rende menos). David Silva e Fàbregas são dos jogadores que mais oportunidades por jogo criam (2.9 e 2.8 por jogo, apenas suplantados pelas 3.1 de Özil) e a empatia que um tem com Agüero e o outro com Diego Costa torna-os favoritos a reis das assistências. Principalmente o médio do Chelsea. A transferência de Raheem Sterling do Liverpool para o Manchester City deve fazê-lo ultrapassar o seu recorde de golos e somar muitos pontos, tal como podem esperar um crescimento estatístico do senegalês Sadio Mané. O extremo do Southampton é um dos jogadores mais entusiasmantes da Premier League, e num ano sem CAN promete explodir de vez.
        Por fim, Matt Ritchie e Theo Walcott são casos que envolvem risco. O médio do promovido Bournemouth chega esta época a um novo patamar competitivo, mas aos 25 anos o escocês parece estar no ponto para realizar uma época fantástica. No Championship em 14/ 15 fez 15 golos e 17 assistências, números incríveis que podem fazer dele algo similar ao que Charlie Adam foi no Blackpool em 2010/ 11 (12 golos, 9 assistências, 45 pontos de bónus). Já relativamente a Walcott, a dúvida principal é a condição física - caso Walcott consiga manter as lesões longe, tem tudo para somar muitos, muitos pontos.



  • Christian Eriksen (Tottenham), Roberto Firmino, Jordan Henderson, Coutinho e James Milner (Liverpool), André Ayew e Gylfi Sigurdsson (Swansea), Mesut Özil, Santi Cazorla e Aaron Ramsey (Arsenal), Dimitri Payet (West Ham), Yaya Touré (Manchester City), Yannick Bolasie (Crystal Palace), Oscar (Chelsea), Georginio Wijnaldum e Siem de Jong (Newcastle)
        Neste conjunto de jogadores, Eriksen, Henderson, Sigurdsson, Cazorla, Yaya Touré e Oscar são jogadores que, de algum modo, conseguem sempre destacar-se ao longo da época. O dinamarquês do Tottenham cria oportunidades, faz golos, mas costuma aparecer em termos de Fantasy com picos (faz 13 pontos, depois durante 4 jornadas pouco faz, depois volta a fazer mais de 10 pontos..). As chegadas de André Ayew (parece encaixar na perfeição neste campeonato), Payet (7 golos e 17 assistências na Ligue 1) e Wijnaldum parecem prometedoras, e podem esperar um boom de rendimento de Bolasie, especialmente se permanecer no clube.
        O meio-campo de Arsenal e Liverpool é uma das grandes questões deste Fantasy 2015/ 16. As opções são muitas, o que torna difícil identificar qual a melhor opção nos gunners e nos reds. Pode até dar-se o caso de todos fazerem muitos pontos, distribuídos entre si, sem ninguém passar os 170 pontos. Mas esta tem tudo para ser uma boa época de estreia para o brasileiro Roberto Firmino, a primeira grande época de Özil (particularmente se o Arsenal contratar um excelente avançado) na Premier, e já se sabe que jogadores como Ramsey, Coutinho ou Milner terão os seus jogos. O médio ex-City pode surpreender, e retomar o nível e a regularidade que apresentava no Aston Villa. Com franqueza, sempre que eram dados minutos a Milner no City, ele aproveitava. O novo capitão do Liverpool, Jordan Henderson, poderá esta época ser o marcador de grandes penalidades, e Santi Cazorla - um jogador algo subvalorizado - é um dos motores de jogo deste Arsenal.
        Para além de tudo isto, o desempenho-Fantasy de Yaya Touré depende um pouco da posição em que jogar. Mas, sem pausa para a CAN e totalmente comprometido com o clube, é sempre um jogador a ter em conta. Oscar e Coutinho são capazes de mudar um jogo a qualquer momento, embora em termos de Fantasy, o médio do Chelsea seja mais regular; Sigurdsson vai inevitavelmente marcar pontos e brilhar com a sua meia distância e bolas paradas, embora beneficie sempre se tiver um bom entendimento com o avançado titular; e a nossa menção para Siem de Jong acarreta total risco. Não pode ser um jogador com o qual arranquem a época, mas estejam atentos à dinâmica ofensiva do Newcastle, à importância do 10 holandês e à sua condição física.



  • Jeremain Lens (Sunderland), Adam Lallana (Liverpool), Juan Mata (Manchester United), Rémy Cabella (Newcastle), Scott Sinclair, Jack Grealish e Jordan Veretout (Aston Villa), Yohan Cabaye e Jason Puncheon (Crystal Palace), Steven Berghuis (Watford), Dusan Tadic (Southampton), Marko Arnautovic (Stoke), Ross Barkley (Everton), Nathan Redmond (Norwich), Christian Atsu (Bournemouth)
        Se os jogadores nas duas listas anteriores são, quase todos, certezas, estes não o são. Alguns dependem da sua adaptação, outros dependem dos minutos de utilização que tiverem/ da confiança do treinador.
        O holandês Lens chegou ao Sunderland proveniente do Dínamo Kiev e tanto podia ser avançado ou médio no Fantasy. Como avançado seria um risco elevado, mas como médio e por 6.5 poderá compensar, pelo menos em determinada fase da temporada. Lallana, Mata e Tadic são 3 excelentes jogadores que dependem dos minutos que vão ter - Lallana não parece caber no 11 mas se iniciar a época titular e agarrar o lugar pode ser uma surpresa, Mata (212 pts outrora no Chelsea em 12/13) perderá espaço caso o Manchester United contrate mais um desequilibrador, e no Southampton sendo Mané e Pellè os jogadores mais certos da frente de ataque, Jay Rodriguez deverá retirar minutos ao sérvio Tadic. Isto, para além de ainda haver Juanmi e Shane Long na equipa de Koeman.
        Não recomendamos a aposta, no momento zero (1.ª jornada) da época, em jogadores como Cabella, Arnautovic ou Ross Barkley. No entanto, todos eles podem disparar em 2015/ 16.
        O Aston Villa, embora não tenha nenhum verdadeiro herdeiro de Benteke, tem esta temporada várias opções interessantes para o miolo e para os flancos - Scott Sinclair, Grealish e o francês Veretout (se Cabaye ou Ramsey já renderam muito no Fantasy, também o ex-Nantes o poderá fazer) são elementos a considerar.
        Há ainda médios baratos como Redmond, Berghuis e Atsu, e o Crystal Palace - depois do favorito Bolasie - tem em Puncheon e Cabaye boas opções.

Notas:
1 - Bournemouth, Watford e Norwich foram as 3 equipas promovidas. Na equipa de Eddie Howe o feeling relativamente a Matt Ritchie é forte, e se Atsu pode ser uma boa opção, a contratação de Max Gradel torna-o juntamente com Ritchie, Wilson e Francis uma das melhores opções do plantel em termos de Fantasy. Tudo indica que será médio, deixando assim Atsu talvez sem segundo plano. No Watford, há vários jogadores que poderão ter os seus momentos, desde o referido Berghuis até Abdi, Jurado, Anya ou Murray. Já no Norwich, Redmond é a opção mais certa, havendo alguma curiosidade para ver que papel é dado ao recém-chegado Brady, e podendo os centro-campistas Johnson e Howson apresentar números, mas irregulares.
2 - No Tottenham é certo que Chadli é uma boa opção, mas esperamos reforços dos spurs para aquela faixa do campo.
3 - Jogadores como Lanzini, McClean, Afellay (Walters ou Adam são muito mais fiáveis) e Mahrez são tecnicamente interessantes, mas demasiado arriscados. 

0 comentários:

Enviar um comentário