7 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 9



Filme: The Pursuit of Happyness
Actor: Will Smith

por Tiago Moreira

    «It's the final countdown!» - Sim, começo o meu texto com o refrão duma música dos Europe. Mas foquemo-nos no nosso personagem de hoje. O melhor papel da carreira de Will Smith. Um filme em que Will contracena com o próprio filho Jaden - quando ainda era pequeno e não era troglodita.
    Não amealhou nenhum galardão, mas Will Smith obteve a nomeação de melhor actor principal. Se bem nesse ano de 2007, merecia também a nomeação de melhor filme.
    Uma das películas mais marcantes dos últimos anos que conta a história verídica de Chris Gardner. Chris era um simples homem de família com graves problemas financeiros. Investiu tudo o que tinha em aparelhos médicos, mas a verdade é que não obteve retorno... Como se não bastasse, Chris viu a sua mulher abandoná-lo e ao filho e pouco depois acabaria mesmo por ser despejado. Sem saber o que fazer à sua vida, Chris foi obrigado a dormir na rua com o próprio filho, mas sempre tentando que o próprio não se apercebesse da cruel realidade que se estava a abater sobre eles. Contudo, Chris Gardner é um exemplo de um cidadão persistente e lutador. Com maior ou menor sorte, conseguiu um emprego numa correctora de acções, mesmo que tenha iniciado como estagiário. Os mais crentes costumam dizer que "O que o Diabo tira com uma mão, Deus devolve com as duas" - e no fundo foi isso mesmo que lhe aconteceu. Após tanto azar, Chris consegue um emprego a altura de sustentar o seu filho.
    O que nos levou a escolher Chris, foi o simples e tão complexo exemplo de vida que partilhou com o mundo. É um exemplo que mesmo que o nosso mundo desabe por completo, há sempre maneira de nos reerguer-mos. Mesmo que tudo pareça destinado a correr mal, há que manter toda uma positividade e continuar a lutar pelo que queremos. Simplesmente temos que encontrar a motivação para continuar a lutar no sítio certo. Chris teve sempre a sua motivação por perto... o seu filho.

← Anterior (10)                                                                                                                                                                                                                 Seguinte (8) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário