30 de agosto de 2015

Crítica: Southpaw

Realizador: Antoine Fuqua
Argumento: Kurt Sutter
Elenco: Jake Gyllenhaal, Forest Whitaker, Rachel McAdams, Oona Laurence, Naomie Harris, 50 Cent
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 57 | RottenTomatoes: 61%
Classificação Barba Por Fazer: 73

    Que grande actor que Jake Gyllenhaal se está a tornar. 'Southpaw' é um daqueles filmes que, em termos de história, nada acrescenta à biblioteca cinematográfica, valendo sim pelo desempenho de Gyllenhaal, bem apoiado por Forest Whitaker. O filme em si é carregado de clichés e é conduzido com previsibilidade e de acordo com a dinâmica habitual nos filmes deste género, sendo segurado pelo actor que já se tinha destacando em 'Donnie Darko', 'Jarhead' e recentemente 'Prisoners' e 'Nightcrawler', tratando-se o último de um filme no qual nomeámos Gyllenhaal nos nossos Óscares, mas a Academia não o fez.
    A história de 'Southpaw' tem pouco de complexo. Billy Hope (Jake Gyllenhaal) é um pugilista invicto, detentor do título Mundial de pesos-leves, que luta não só por ser o que melhor sabe fazer, mas também para garantir uma boa vida para a sua mulher Maureen (Rachel McAdams) e para a sua filha Leila (Oona Laurence). Tudo muda na vida do campeão num dia fatídico: numa confusão iniciada pelo pugilista rival Miguel "Magic" Escobar, o irmão deste acaba por matar Maureen, deixando Billy perdido e numa estrada auto-destrutiva. A dificuldade em viver sem a mulher leva Billy a perder a cabeça num combate, acabando suspenso, e acaba por perder tudo - a casa, e a filha, entregue aos Serviços Sociais. Ao bater no fundo, e com vista a demonstrar-se capaz de tomar conta de Leila, Billy tem então que se reencontrar e recompor, apoiado por "Tick" Wills (Forest Whitaker), um treinador/ mentor.
    A tendência em muitos filmes que pisem o ringue é apostar neste formato. Podemos chamar-lhe descida a pique e recuperação em resposta. Nas últimas décadas largas, e deixando 'Raging Bull' como um exemplo doutro campeonato, o filme do género que conseguiu acrescentar efectivamente valor foi 'Warrior' (focado em MMA, e não boxe), tendo mais alma do que os outros. Fuqua, o realizador de 'Training Day', contou com um elenco invulgar conjugando os músicos 50 Cent e Rita Ora com grandes actores. A pequena Oona Laurence tem aos 13 anos um futuro promissor pela frente, de Rachel McAdams pode-se esperar mais em 'Spotlight' do que nesta colaboração, mas o filme é de uma ponta à outra segurado pelo viciante Jake Gyllenhaal. Whitaker assenta bem no papel de mentor sôfrego, com um passado assombrado mas sabendo transmitir um conselho e a disciplina necessária, enquanto que Gyllenhaal.. é 'Southpaw'. Para além da transformação física (muito teve que trabalhar para ficar nesta forma) impressiona o modo como consegue passar-nos o desespero e a vulnerabilidade de Billy Hope. Com a mulher nos seus braços, ao colocar luvas para baixo aceitando a sua punição suicida, e principalmente nos momentos com a sua filha. "Tick" Wills ensina a Billy Hope que por vezes temos que nos defender, para aproveitarmos o que de melhor temos, e a combater usando a cabeça em vez de se mover apenas pela raiva. 'Southpaw' é um filme sobre recuperação, sobre luto, transita de uma história de vingança para uma história de um pai à procura de garantir condições para viver com a filha.
    O melhor momento do filme passa-se no canto de um ringue de boxe, e Gyllenhaal - vamos aguardar e ver muitos outros filmes e aí tiraremos conclusões - é um nome para incluir nas hipóteses para óscar, porque um papel deste patamar seria nomeado em várias das últimas edições da cerimónia da Academia. Como ficou aqui dito, 'Southpaw' é um filme carregado pelo seu protagonista, e ficamos a aguardar por 'Demolition' - não é certo se estreará a tempo de ser candidato em 2016 ou se só no ano seguinte, mas antecipamos com grandes expectativas uma colaboração de Gyllenhaal com o realizador Jean-Marc Valée (recentemente ajudou McConaughey a ganhar um óscar, e Reese Whiterspoon a ser nomeada). E como referimos há umas semanas, Gyllenhaal seria um reforço brutal para uma 3.ª temporada de 'True Detective'. Este filme comprova-o.

0 comentários:

Enviar um comentário