9 de agosto de 2015

Revisão: 'Halt and Catch Fire' (2.ª Temporada)

Criado por
Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers

Elenco
Lee Pace, Mackenzie Davis, Scoot McNairy, Kerry Bishé, Toby Huss, James Cromwell, Aleksa Palladino, Mark O'Brien

Canal: AMC

Classificação IMDb: 8.3 | Metascore: 73 | RottenTomatoes: 94%
Classificação Barba Por Fazer: 77


- Abaixo podem encontrar Spoilers - 
A História: 
    'Halt and Catch Fire' é o filho pobre da AMC. O canal que trouxe ao mundo 'Breaking Bad' e 'Mad Men', e que se prepara para a sexta temporade de 'The Walking Dead' tem em H&CF um problema - a série tem ratings baixos, mas bastante qualidade; sempre foi alvo de pouca divulgação, mas mesmo assim existem petições a pedir uma 3.ª temporada.
    Para quem não conhece, a série começou em 2014 e na altura a sua personagem central era Joe MacMillan (Lee Pace), um membro da IBM que começa a trabalhar na Cardiff Electric (empresa ficcional baseada, supostamente, na Compaq) colaborando com o homem do hardware Gordon Clark (Scoot McNairy) e recrutando a talentosa, criativa e rebelde Cameron Howe (Mackenzie Davis). A primeira temporada carburou lentamente, com a relação Joe-Gordon a criar paralelismos com Jobs-Wozniak, e os episódios finais demonstraram que a coisa tinha pernas para andar, embora a finale estivesse escrita de forma ambígua, deixando uma porta aberta, mas podendo-se interpretar como um ponto final. Cameron inicia uma startup, Mutiny, à qual se junta a mulher de Gordon, Donna; Gordon fica sem saber qual o seu passo seguinte depois de Joe deixar a Cardiff Electric, e o controverso Joe vai à procura de si mesmo, de se encontrar.
    Felizmente houve nova temporada, e a abordagem de Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers foi bem diferente. A série evoluiu muito (é preciso ter em consideração que 'Breaking Bad', por exemplo, demorou a tornar-se uma série de culto, e a AMC poderia ganhar público se tentasse mostrar esta série aos amantes de 'Mad Men'), focando-se desta vez especialmente nas personagens femininas - Cameron Howe e Donna Clark. Esta temporada passa-se nos escritórios/ república da Mutiny, uma pequena empresa dedicada à criação de videojogos mas que pelo caminho percebe o potencial dos chatrooms e da noção de comunidade virtual. Ao longo das 2 temporadas, 'Halt and Catch Fire' tem sabido explorar a revolução tecnológica dos anos 80 com mestria, trabalhando as personagens como poucas séries fazem. Esta season faz das duas mulheres as principais empreendedoras, enquanto descobrimos e acompanhamos a evolução da doença de Gordon Clark. Já Joe MacMillan é quem acaba por ter a evolução mais complexa, procurando comprometer-se e mudar, mas voltando à estaca zero. São vários os subplots, desde a relação conjugal de Gordon e Donna, a colaboração do sempre engraçado John Bosworth com a Mutiny, à forma como a nova empresa para a qual Joe começa a trabalhar tenta adquirir a emergente Mutiny, terminando tudo novamente num ponto e vírgula - a finale pareceu mais um até já, desta vez, ao terem ficado mais questões por responder, e qualquer fã da série quer ver Joe, Cameron, Gordon e Donna na California.
    
A Personagem: Joe MacMillan (Lee Pace).
    É fácil estabelecer paralelismos entre Joe MacMillan e Don Draper. Dois homens com um passado misterioso, vendedores natos capazes de convencer qualquer pessoa, ambiciosos e focados no fim e não nos meios. Ao longo da 1.ª temporada poucas vezes vemos Joe vulnerável - ele sabe o que quer, tem a sua visão, mas torna-se mais interessante ao ser simultaneamente alguém permanentemente insatisfeito, acabando por incendiar o seu próprio caminho e o dos que viajam consigo.
    Nesta segunda temporada, Joe muda. Passado 1 ano está estável, em vias de casar e de se comprometer, aceitando trabalhar na empresa do futuro sogro, num lugar abaixo da sua qualificação e no qual descobre potencial escondido. Desta vez, fica claro que Joe tem, pondo tudo na equação, bons princípio. É o carácter complexo da sua personagem e a ligação especial que tem com Cameron que seguram a série. 'Halt and Catch Fire' dá-nos agora uma fotografia mais adequada de Joe MacMillan: está disposto a proteger os seus e a respeitar a criação e a propriedade intelectual, mas irá agarrar as oportunidades que tiver, não por egoísmo ou narcisismo mas porque a revolução tecnológica o pede. À imagem de Steve Jobs, não tendo algumas skills ou criatividade pura, tem a capacidade de perceber o que é o mundo, o que são os consumidores, as suas necessidades e principalmente aperceber-se do potencial do produto. Joe MacMillan vê o futuro, e numa 3.ª temporada não estará agarrado a nada. Não há aliança no seu dedo.  

O Episódio: 09 'Kali'.
    O derradeiro 'Heaven is a Place' é um bom episódio, mas se há momento que traduz esta temporada, passa-se em 'Kali'. Também pela relação entre Cameron e Tom (uma das personagens-satélite novas), mas especialmente por ser o episódio em que percebemos que Joe e Cameron não são assim tão diferentes. Joe é escrito e projectado como o antagonista-herói, uma dicotomia típica da AMC já com Walter White nomeadamente, mas Cameron demonstra em 'Kali' a capacidade de ser fria e calculista, enganando quem for preciso. No momento em que Cameron faz Joe lançar um vírus na empresa do sogro sem ele saber, é certo que está a vingar-se e a defender a sua Mutiny, mas pelo meio queima quem até aí a colocou acima de tudo, abdicando de interesses individuais. A divulgação da WestNet é de longe a melhor cena da temporada: Joe MacMillan numa apresentação como só ele seria capaz, capaz de a meio fazer a coisa certa e atribuir a Cameron Howe o crédito devido, acabando tenso, surpreendido, ludibriado.

O Futuro: 
    A AMC sempre disse que a sua bandeira é a qualidade dos seus conteúdos. Será que irá manter 'Halt and Catch Fire' depois de, com uma segunda temporada consensualmente superior, continuar com ratings baixos? O tempo o dirá.
    Havendo novos capítulos, a chegada da Mutiny (agora com Gordon incorporado nos quadros depois de Donna ter um momento Skyler White) e de Joe MacMillan à California, o berço da revolução, tem imenso potencial por si só. Há um segredo de Donna que terá que vir ao de cima, é improvável que Tom desapareça da série depois de ser uma das melhores novidades e será interessante ver que caminhos evolutivos percorre a Mutiny.

    Ao longo de duas temporadas 'Halt and Catch Fire' tem sabido explorar várias vertentes da revolução tecnológica, mas o facto de enveredar nos anti-vírus no final desta season reserva especial interesse: será que Joe MacMillan é baseado no polémico Joe McAfee? A série já demonstrou que cozinha as suas personagens dando-lhes determinados traços de algumas das figuras emergentes na revolução digital dos anos 80-90, mas ver Joe a iniciar esta sua nova empresa parece o passo mais do que lógico - a procura da segurança, sustentada na sua frase the real security is trusting no one, que traduz na perfeição o que a personagem aprendeu ao longo destes 10 episódios.  

0 comentários:

Enviar um comentário