3 de agosto de 2015

Dicas Fantasy Premier League 15/ 16 - Os Defesas

Depois de olharmos atentamente para as opções para a baliza deste Fantasy 2015/ 16, é a vez dos defesas. Jogos sem sofrer golos, assistências, pontos de bónus e eventualmente alguns golos marcados é o que desejamos quando compramos um defesa. É importante conseguir no quinteto de defesas um equilíbrio entre jogadores com probabilidade de assistir (entre os 13 defesas com mais assistências em 2014/ 15, doze eram laterais), membros indiscutíveis de defesas seguras e ameaças na grande área adversária. Na época passada John Terry marcou 5 golos, seguido por Smalling, Jagielka e Ivanovic, todos com 4 tentos.
    Somando todos os indicadores, Branislav Ivanovic foi o grande defesa da temporada em que se sagrou campeão. Com um total de 179 pontos o sérvio marcou 4 golos, fez 6 assistências, conseguiu 17 jogos sem sofrer e somou 13 pontos de bónus. Para estes números muito contribuiu o facto de Ivanovic ter jogado todos os minutos dos 38 jogos. Algo que também John Terry fez. Nos mesmos 3420 minutos totalizou 177 pts, menos 2 do que o companheiro de sector defensivo.
    Se por um lado é certo que ninguém esteve - em termos estatísticos e de Fantasy - capaz de ombrear com Ivanovic e Terry, não deixa de ser interessante avaliar o que contribuiu para levar Nathaniel Clyne e Phil Jagielka ao 3.º e 4.º lugares. Tanto um como o outro conseguiram mais pontos de bónus do que a dupla Ivanovic/ Terry. Clyne 15 e Jagielka 21, e falar de Bónus é falar de Škrtel (25 pontos de bónus, um total apenas batido por Hazard, Alexis, Silva, Fàbregas, Kane e Agüero). Baines, Azpilicueta, Clichy, José Fonte, Koscielny e Ashley Williams também se mostraram jogadores dos quais se pode esperar bónus.
    Em 2014/ 15, o Chelsea (32 golos sofridos), Southampton (33), Arsenal (36) e Manchester United (37) foram as quatro defesas menos batidas. Dados importantes a ter presentes, embora se avaliarmos o Top-10 de clean sheets de jogadores, vemos que surge o quarteto defensivo de Mourinho, acompanhado por 3 jogadores do Southampton (Clyne entretanto transferido para o Liverpool), Lescott (WBA) e uma dupla do Swansea (Ashley Williams e Neil Taylor).

    Vamos então tentar adivinhar quem serão, em teoria e olhando objectivamente para números, os mais fortes candidatos a destacar-se nas defesas do Fantasy e da Premier League:
    

  • Branislav Ivanovic e John Terry (Chelsea), Nathaniel Clyne e Martin Škrtel (Liverpool), Aaron Cresswell (West Ham), Matteo Darmian (Manchester United), Seamus Coleman e Leighton Baines (Everton) e Laurent Koscielny (Arsenal)
        
        A qualidade paga-se caro. Entre os 9 jogadores mais apetecíveis por esta altura, o seu preço varia entre 7.0 (Ivanovic e Terry) e 5.5 (Clyne, Cresswell, Darmian e Škrtel).
        A defesa do Chelsea mantém-se como a mais segura opção defensiva. Garantia de clean sheets mas de importância nas bolas paradas ofensivas. Com Fàbregas a marcar cantos e livres indirectos, Terry e Ivanovic (pela profundidade que dá, participa bastante na construção) podem sempre somar golos e deverão manter-se como os 2 defesas indiscutíveis de Mourinho. Nathaniel Clyne, depois de uma época fantástica pelo Southampton tem tudo para manter o nível pelo Liverpool, melhorando inclusive os seus índices ofensivos. O lateral inglês terá Škrtel perto de si, um portento em termos de desarmes e recuperações, mas que poderá esta época fazer menos pontos graças às alterações na contabilização do BPS (Bonus Points System). A chegada de Petr Cech ao Arsenal deve aumentar indirectamente o rendimento dos defesas, e Koscielny parece ser o único defesa que mais vezes aparecerá no onze. Debuchy e Bellerín devem alternar, e caso chegue um grande lateral-esquerdo teria que ser considerado.
        O desempenho dos laterais do Everton, Coleman e Baines, decresceu de 2013/ 14 - época em que foram os melhores laterais do campeonato - para 2014/ 15, passando Coleman de 180 para 130 pts, e Baines de 169 para 139. No entanto, esta temporada sem o desgaste da Liga Europa, o irlandês e o inglês devem voltar a estar em grande. São ambos fortes candidatos a totalizar algo entre 130 e 160 pontos/ época.
        Neste conjunto de 9 brilhantes defesas (3 centrais e 6 laterais) as apostas menos clássicas são Cresswell e Darmian. O lateral do West Ham fez 129 pontos na sua época de estreia na Premier League, e pior não deve fazer. Já Matteo Darmian, caso mereça total confiança de van Gaal, promete amealhar assistências e criar desequilíbrios, beneficiando do facto do Manchester United treinado pelo holandês ser uma equipa com muita posse de bola, mas tendo ainda que comprovar que se adapta ao campeonato e que rende a lateral o mesmo que conseguia fazer como ala num sistema de 3-5-2. Louis van Gaal já disse que o jogador do qual espera maior evolução esta temporada é Luke Shaw, mas o lateral inglês corre o risco de alternar frequentemente com Blind.
        Não é à toa que entre estes 9 elementos, Darmian é o único novato, e que apenas dois deles são novidades no clube.


  • José Fonte e Ryan Bertrand (Southampton), Phil Jagielka (Everton), Daryl Janmaat (Newcastle), César Azpilicueta e Gary Cahill (Chelsea), Jan Vertonghen, Toby Alderweireld e Danny Rose (Tottenham), Simon Francis (Bournemouth), Ashley Williams e Franck Tabanou (Swansea), Pablo Zabaleta (Manchester City), Jordan Amavi (Aston Villa), Wes Morgan (Leicester City), José Holebas (Watford)   
        Em 2014/ 15 foram 24 os defesas que ultrapassaram os 100 pontos. Acrescentando estes 16 atletas às nove melhores opções supra-mencionadas, têm um potencial conjunto capaz de suceder a esse lote. Não há dúvidas que Ronald Koeman colocou o Southampton a defender de forma brilhante. No entanto, as saídas de Clyne e Alderweireld e a provável presença na Liga Europa poderá afectar o rendimento interno deste Southampton. Continuamos a acreditar que se manterá entre os 6/ 7 primeiros lugares porque o plantel é amplo e oferece garantias, mas deverá sofrer mais golos. A posição de lateral-direito e o 2.º central (Caulker parte na frente, e pode conseguir vários golos até, mas interessa esperar para ver a adaptação) são mais sensíveis e por isso José Fonte e Ryan Bertrand mantêm-se as melhores opções dos saints.
        Figuras como Jagielka, Cahill (veremos quantos minutos tem Zouma), Azpilicueta e Ashley Williams são 100% seguras, e só uma lesão os poderia afastar de uma época bem conseguida; Zabaleta deverá ser mais 2013/ 14 e menos 2014/ 15; e a chegada de Alderweireld a White Hart Lane promete serenar finalmente a defesa, elevando Vertonghen para outro patamar, e sendo ele próprio e Danny Rose jogadores interessantes nos dois lados do campo. O conjunto de boas contratações ofensivas do Newcastle deve também potenciar Janmaat, um lateral altamente ofensivo e que conseguiu 8 assistências na época estreia, passando agora a ter melhores jogadores para servir.
        O Leicester City é uma das ligeiras incógnitas. A atitude mais sensata de Ranieri seria preservar o que Pearson fez de bom na recta final do campeonato, alterando o sistema de jogo, algo que fez disparar o rendimento de alguns defesas, principalmente do capitão Wes Morgan. Se a defesa se mantiver afinada, não só o jamaicano como também Huth e sobretudo o contratado Fuchs poderão cumprir uma época positiva, reforçada caso se confirmem as contratações dos centro-campistas Aránguiz e Inler. As primeiras jornadas darão melhores pistas sobre o nível de Stoke (Shawcross é melhor do que os números que tem), Crystal Palace (muita curiosidade neste caso), Sunderland, West Brom (todas as equipas de Pulis defendem bem) e Aston Villa. No último caso, Jordan Amavi, contratado ao Nice tem um potencial tremendo se encaixar bem na equipa, à imagem do francês Tabanou, contratado pelo Swansea, que tem contra si apenas o facto de poder rodar com Taylor.
        Entre as equipas promovidas, o Norwich é a equipa defensivamente menos fiável, e por isso emergem como casos a ter em conta Simon Francis (lateral direito do Bournemouth experiente e forte a assistir) e Holebas, sobretudo pelo potencial que tem de criar oportunidades para Deeney e Ighalo. 

0 comentários:

Enviar um comentário