19 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 3



Filme: The Dark Knight
Actor: Heath Ledger

por Miguel Pontares

    Coloca a cabeça fora da janela do carro da polícia. Cabelos molhados ao sabor do vento. É livre.
    A língua serpenteia pela gengiva, divide falas com uma lambidela. O lápis está na mesa, Ta-daa, desapareceu. Aplaude dentro da cela. Explica as cicatrizes. Foi o pai, alcoólico, abusador. Foi ele próprio,  auto-mutilado, movido pela mulher.
    Ri. E o riso ecoa imortal, psicótico, descontrolado e estridente.
    O "palhaço psicopata, esquizofrénico, assassino de massas, com zero empatia" (descrição de Ledger sobre a sua personagem) de Gotham. Chegou a vez dele.
    Aquilo que Christopher Nolan conseguiu fazer com um franchise de super-heróis muito dificilmente será repetido em filmes do género. O realizador, que aos 45 anos reúne uma colectânea de trabalhos das mais consistentes e incríveis, é quase sempre a figura nº 1 nos seus filmes. Em 'Memento', 'The Prestige', 'Inception' ou 'Interstellar' o conceito vence sempre, ajudado pelos actores. 'The Dark Knight' é o único filme de Nolan em que acima de tudo está um actor e uma personagem: Heath Ledger, como Joker.
    O anarquista e caótico Joker, o antagonista em melhor posição neste Top-100, é um daqueles homens "que só quer ver o mundo a arder". Usa uma faca para saborear as pequenas emoções, precisa do Batman porque ele o completa (I think you and I are destined to do this forever), e diz ter gostos simples: dinamite, pólvora e gasolina. Nada o prende a nada, não tendo qualquer espécie de moral ou regras.
    'The Dark Knight' faz parte daquele conjunto de filmes que já desconheço o número de vezes que vi. Mas o desempenho de Heath Ledger impressiona e arrepia sempre. A maquilhagem inconfundível (aquele sorriso de Glasgow, a tez branca e os olhos com um tom negro circundante) e o cabelo esverdeado são o ponto de partida para uma personagem marcante, inesquecível e para a qual as palavras não chegam para fazer justiça.
    Há muitas personagens deste Top que conseguem ter vários momentos emblemáticos ao longo dos seus filmes, uns 5 ou 6 por exemplo, em alguns casos, vamos supor. Joker não entra nesse universo. Praticamente todas as suas cenas são do outro mundo. Podemos começar com a sua entrada, aquele assalto ao banco orquestrado por ele servindo-se de criminosos, com máscaras de palhaço, instruídos para se matarem entre si um por um; depois há o lápis, uma cena icónica mas que nem é das minhas preferidas. É genial nunca nos ser dita de facto a origem das suas cicatrizes na boca - primeiro culpa o pai ("Why so serious?", "Let's put a smile on that face"), depois diz ter sido ele próprio, com uma lâmina, em solidariedade com a mulher ("Now I'm always smilling"). Mas a coisa não fica por aqui: diz-se um agente do caos, justo, enquanto fala com Harvey Dent no hospital, tem aquele frente-a-frente épico na noite de Gotham com Batman (o morcego herói não consegue ir contra ele, enquanto ele fica imóvel a desejar que Batman quebre a sua única regra), filma-se num vídeo arrepiante e desliza ao longo de uma pirâmide de notas antes de a colocar em chamas. A boa realização e edição ajudam a magnitude dos seus planos, quer quando obriga Batman a escolher entre Rachel e Harvey, conseguindo escapar da cela enquanto tudo isso decorre ("I want my phone call"), quer quando coloca o destino nas mãos de civis e presidiários nos dois barcos.
    Mas, tendo que escolher A Cena, é impossível não ser o momento em que é interrogado por Batman. Todo o discurso - a oposição vs aproximação filosófica entre herói e vilão - até conduzir Bruce Wayne a escolher entre Rachel e Dent, espancado brutalmente, encurralado enquanto se ri histericamente. Um momento em que nasceu uma Lenda.

    Joker é uma grande personagem por si só. Jack Nicholson foi incrível, Jared Leto também o será certamente. Tanto um como outro tendo em si uma estranha loucura, à partida. Ledger não tinha. Adquiriu-a. Na preparação da personagem e do filme, fechou-se num quarto de hotel durante 1 mês, experimentando vozes enquanto descobria que voz e que riso devia ter o seu Joker. Criou um diário escrevendo nele como se fosse a personagem, registando pensamentos e sentimentos.
    Christopher Nolan deu-lhe bastante liberdade na construção e postura da personagem, e usou as suas improvisações extra-guião como o momento genuíno em que aplaude dentro da cela, ou a sua retirada do hospital, reagindo confuso e persistente perante o facto do seu detonador não funcionar à primeira. Construiu-se o mito que agiganta a personagem e a interpretação de que Joker consumiu tanto o actor que originou a sua morte. O que é factual é que, ao contrário dos rumores de que Heath Ledger andaria pelo set a assustar a equipa como Joker, Ledger conseguia de facto "saltar" rápido para fora da personagem, andando de skate pelos cenários maquilhado ou vestido como Joker para relaxar, ou simplesmente abraçando tudo e todos bem humorado.
    Estrelas como Cobain, Marilyn Monroe ou até Elvis serão sempre recordados jovens por terem morrido cedo. No caso de Heath Ledger é difícil que a última imagem não seja dele como Joker. Um papel sem concorrência possível, justamente reconhecido com um óscar póstumo.

    Quando vemos Joker, não vemos Heath Ledger. Nem um bocadinho dele. Está perdido na personagem. Totalmente convertido, mergulhado. Mas ao mesmo tempo, vemos tudo o que Ledger poderia ter vindo a ser, vemos o potencial incrível para partir dali para uma carreira extraordinária, um actor a chegar mais alto do que qualquer outro.
    Fecho os olhos e a última imagem é a primeira também. Com a cabeça fora da janela do carro da polícia, cabelos molhados ao sabor do vento. Livre. Imortal.

← Anterior (4)                                                                                                                                                                                                                   Seguinte (2) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário