14 de agosto de 2015

Que Actores para True Detective 3?

A série da HBO, criada por Nic Pizzolatto, terminou esta semana a sua segunda temporada. Não é certo que haja uma 3.ª, mas o presidente da HBO Michael Lombardo já disse que a porta está aberta para Pizzolatto.
    Ao fim de duas temporadas Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Colin Farrell, Vince Vaughn, Rachel McAdams e Taylor Kitsch foram os seis protagonistas. E há algumas coisas que já aprendemos sobre a escrita de Pizzolatto: é tanto melhor quanto mais macabros, estranhos e míticos forem os contextos; é preferível privilegiar uma dupla ou um trio de protagonistas e focar neles maior atenção; o argumentista não manifestou até agora grande capacidade para escrever personagens femininas fortes (Bezzerides é principalmente uma personagem feminina "masculinizada"); com mais ou menos fantasmas e perturbações, nenhum dos protagonistas foi até agora o "mau da fita" no caso. E, já se sabe, 'True Detective' atrai qualquer actor - de cinema ou tv - servindo de rampa e exigindo um mindset certo, de loucura em tons de negro ou perturbação. Nesta temporada ficou a ideia que a primeira resultou melhor pelo maior conhecimento de Pizzolatto sobre a realidade do Louisiana, e também por ter sempre o mesmo realizador com a mesma abordagem. No caso, Cary Fukunaga. Também já é conhecida a qualidade dos genéricos da série, visual e musicalmente.
    O que terão abaixo é um bom conjunto de devaneios. Oito exemplos de dinâmicas interessantes, com alguns actores escolhidos a dedo e que garantiriam uma temporada de qualidade.

Dinâmica 1 - Origem

Elenco: Edward Norton, Tom Hardy, Winona Ryder, Elizabeth Olsen, Paul Anderson, John C. Reilly
Realizador: Denis Villeneuve
Local: Pennsylvania
Genérico: Nick Cave - O' Children (Ouvir)

Cenário: Uma das hipóteses para Pizzolatto é voltar a ter uma dupla como Cohle-Hart. A primeira temporada funcionou na perfeição pela forma como o caso tomou conta das vidas privadas dos dois detectives, e o método poderia voltar a resultar. Com Edward Norton e Tom Hardy as hipóteses de falhanço, com uma história boa, seriam praticamente nulas. Tanto um como outro conseguem carregar personagens tensas e problemáticas, e Norton - mesmo tendo sido nomeado recentemente para Melhor Actor Secundário - poderia com 'True Detective' colocar-se no patamar que merece, e regressar ao seu nível dos anos 90. Tal como ele, Winona Ryder. A actriz de 43 anos foi uma das maiores promessas do Cinema, mas perdeu-se. Imaginando-a como mulher de Edward Norton e Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene provou que consegue entrar neste tipo de projecto) como mulher de Tom Hardy, com as vidas pessoais dos dois detectives a confluírem e a tornarem-se progressivamente mais obscuras, este poderia ser o mix certo. Não haveria um vilão ou antagonista, como não tem havido, mas actores menos cotados como Paul Anderson ou John C. Reilly (a remar contra o estigma de que só faz humor) poderiam ser a mão criminosa que faz despoletar o caso da temporada.



Dinâmica 2 - Polícia Bom, Polícia Mau


Elenco: Brad Pitt, Ben Mendelsohn, Jessica Chastain
Realizador: Jeff Nichols
Local: Arkansas
Genérico: Damon Albarn - Hostiles (Ouvir)

Cenário: Sejamos sinceros, se há alguém neste mundo que consegue construir uma personagem ao nível do Rust Cohle de Matthew McConaughey, esse alguém chama-se Brad Pitt. O marido de Angelina Jolie tem sido um "senhor" em filmes recentes (Fury, Moneyball, Inglourious Basterds) mas precisa de um novo foco e de voltar ao melhor Brad Pitt - Fight Club, 12 Monkeys, Snatch. Era sem dúvida um dos actores que mais poderia impressionar no tipo de personagens que Pizzolatto cria, especialmente se contracenasse com alguém capaz de lhe "roubar" algumas cenas. Quem? Ben Mendelsohn. O actor australiano, homem de filmes pequenos, foi provando com Animal Kingdom, The Place Beyond the Pines, Starred Up e Killing Them Softly o seu valor. Mas foi a série Bloodline da Netflix que o deixou como um dos maiores actores da actualidade, embora ainda pouco valorizado.
    Com Pitt e Mendelsohn poder-se-ia dar pela primeira vez o caso de um dos detectives ser verdadeiramente culpado de algo, um antagonista (Mendelsohn). Com Pitt a interpretar um detective na senda de McConaughey e Farrell, e Jessica Chastain (nos últimos anos provou que é capaz de fazer qualquer papel, sempre bem) no meio desta balança. Um trio de detectives no qual Chastain era levada a suspeitar dos seus dois parceiros de investigação. Tudo isto passado no estado de Arkansas (próximo de Louisiana, onde foi a season 1), num cenário idêntico àquele em que o filme Mud foi filmado.


Dinâmica 3 - Boysband


Elenco: Michael Shannon, Sam Rockwell, Jake Gyllenhaal, Ryan Gosling
Realizador: Niels Arden Oplev
Local: Virginia
Genérico: Sean Rowe - Soldier's Song (Ouvir)

Cenário: Por favor, ponham Gyllenhaal em 'True Detective'.
    Sigam este raciocínio. Imaginem estes quatro actores, mas nem todos são detectives. Recuperando as duas dimensões temporais vividas na primeira temporada, teríamos um crime ocorrido durante uma noite pouco convencional e carregada de excessos, envolvendo 4 amigos. Os anos passam - estilo Mystic River ou uma espécie de Sei-o-que-Fizeste-no-Verão-Passado à la True Detective - e é aberto um caso com o mesmo modus operandi do crime que nunca teve resolução. No meio de tudo isto, com Shannon e Gosling como detectives, Rockwell como um agricultor local e Gyllenhaal como aquele que nunca recuperou mentalmente da noite fatídica. Este quarteto à partida resultaria em cheio, fosse qual fosse a história.


Dinâmica 4 - Aprendiz-Mestre


Elenco: Michael Pitt, Gary Oldman, Vincent Cassel, Peter Greene
Realizador: Dan Gilroy
Local: Maryland
Genérico: Woodkid - Run Boy Run (Ouvir)

Cenário: Outra hipótese para 'True Detective' é seguir o caminho - detective novato, detective experiente. Nesse caso, Michael Pitt e Gary Oldman seriam uma dupla e pêras. Com o mundo da droga como pano de fundo (Cassel e Greene estariam de algum modo ligados por aí), poderíamos ter uma nova perspectiva ao ver um detective jovem e "puro", que ao longo da temporada vai sendo progressivamente afectado e testado. E, ao ter um actor como Oldman, seria preferível tê-lo mais na onda Léon do que na onda The Dark Knight.


Dinâmica 5 - Keyser Söze


Elenco: Christian Bale, Emily Blunt, Paul Dano
Realizador: Rian Johnson
Local: Maine
Genérico: Johnny Cash - Hurt (Ouvir)

Cenário: Para quem não conhece Keyser Söze e não viu o filme The Usual Suspects, a frase a seguir a esta é um spoiler. Söze, interpretado por Kevin Spacey, é o único sobrevivente de um crime sangrento, um homem aparentemente débil fisicamente, que consegue enganar tudo e todos a prestar declarações sobre um caso no qual ele era o verdadeiro culpado. Falta a 'True Detective' também termos o criminoso à nossa frente mais tempo, mantendo-nos em dúvida. Na primeira temporada havia a tentativa de fazer de Rust Cohle o potencial culpado, mas não o era efectivamente.
    Neste caso, dois detectives - um homem e uma mulher. Christian Bale e Emily Blunt (não tanto uma transformação como Rachel McAdams, porque Sicario irá provar que ela já está pronta) seria um par interessante, mas nesta dinâmica a construção primordial seria dar ao subvalorizado Paul Dano um antagonista inteligente e dissimulado, capaz de ludibriar tudo e todos. E, convenhamos, com as espectaculares personagens que Pizzolatto cria, Bale e Blunt encaixariam na perfeição.


Dinâmica 6 - Dois Lados da Lei


Elenco: Sean Penn, Jon Bernthal, Emily Browning, Jack O'Connell, Cilian Murphy
Realizador: Xavier Dolan
Local: Mississippi
Genérico: The National - Afraid of Everyone (Ouvir)

Cenário: Outra abordagem que Pizzolatto ainda não nos deu foi acompanhar em simultâneo não só a perspectiva dos detectives, como a dos criminosos. Uma coisa seria colocar um dos detectives como culpado, como sugerido acima, outra era separar as águas de forma clássica. O Mississippi seria a moldura certa para vermos Sean Penn entrar na realidade 'True Detective', como mentor de dois detectives - Jon Bernthal e Emily Browning. No caso de Bernthal, dar-lhe o estatuto de protagonista numa série com esta reputação era algo que ele já fez por merecer, enquanto que Browning teria efectivamente que perder 1 ou 2 neurónios para ganhar o tom negro necessário.
    A parte principal desta dinâmica é que, contrariamente a estas 2 temporadas, o espectador daria por si a encarar aquelas personagens com as quais vibramos mas não devemos, os antagonistas com motivo ou apenas interpretações brutais, mas que estão efectivamente do lado errado da história. Criando dois irmãos (interpretados por Jack O'Connell e Cilian Murphy), era garantido que a série seria boa - Murphy como o cabecilha, O'Connell como o irmão mais novo drogado e imprevisível. E sim, O'Connell teria que dar a volta ao seu carregado sotaque.


Dinâmica 7 - Mulheres ao Poder


Elenco: Anne Hathaway, Tatiana Maslany, Viggo Mortensen, Benicio del Toro
Realizador: Derek Cianfrance
Local: New Mexico
Genérico: Laura Marling - Devil's Spoke (Ouvir)

Cenário: Depois das críticas feitas à primeira temporada, alegando que a escrita de Pizzolatto seria machista na forma como olhava para as personagens femininas, o argumentista de 39 anos criou Ani Bezzerides (Rachel McAdams). Mas, sendo uma boa personagem, pareceu sempre o veículo de mensagem/ resposta às críticas, "masculinizando" Bezzerides. Não parece provável que o criador de 'True Detective', havendo uma terceira temporada, aposte em duas detectives, mas nunca se sabe. Dentro do espírito da série, Anne Hathaway e Tatiana Maslany seriam uma boa dupla para gritar female power; neste caso, e explorando os cartéis de droga, ter actores de créditos firmados como Benicio del Toro e Viggo Mortensen poderia dar bom resultado. PS.: Quem vê Orphan Black terá a consciência plena que Maslany consegue ser qualquer personagem que lhe peçam.


Dinâmica 8 - Fanatismo Religioso


Elenco: Hugh Jackman, Casey Affleck, Elizabeth Moss, Jim Carrey, Robert Knepper, Michael Rooker
Realizador:
Sean Durkin
Local: Alabama
Genérico: Marcus Foster - Shadows of the City (Ouvir)

Cenário: Voltando à primeira temporada, a Religião foi um tema explorado de forma leve, mas esteve presente. Pizzolatto poderia voltar a pegar no tema, tornando-o central e criando um assassino que se considerasse "guiado" por Deus na materialização dos seus crimes. Quem? Jim Carrey. O quê? Sim, já lá vamos.
    Nesta dinâmica, dois detectives - Hugh Jackman e Casey Affleck (outro actor que merece um palco assim). Elizabeth Moss poderia funcionar noutros cenários como detective, porque tem fibra para isso, mas neste caso projectem-na como a irmã de Affleck, raptada por Carrey, pelo qual desenvolveu Síndrome de Estocolmo. Neste cenário, o caso passar-se-ia quase todo na íntegra alguns anos depois deste rapto, e utilizar neste contexto actores como Robert Knepper ou Michael Rooker seria bom, seja de que forma fosse. Jackman provou em Prisoners, por exemplo, que é capaz de entrar nesta realidade 'True Detective', mas numa dupla com Casey Affleck seria mais benéfico funcionar como o ponto de equilíbrio, sendo Affleck a personagem de quem Pizzolatto tentaria tirar tudo - o irmão que quer respostas, vingança. Um actor pronto para mudar a carreira com um papel.



Nas próximas semanas/ meses deveremos saber se haverá ou não uma terceira temporada de 'True Detective'. Depois, aí sim, começarão a surgir os primeiros rumores sobre o elenco. Para além dos actores apresentados acima, nestas dinâmicas mirabolantes, outros actores possíveis seriam:


Legenda: Idris Elba, James Franco, Michael Angarano, Maggie Gyllenhaal, Gareth Hedlund, John Hawkes;
Ben Foster, Emma Stone, Sebastian Stan, Timothy Olyphant, Helena Bonham Carter, Billy Crudup;
Michael Fassbender, Kristen Wiig, Noah Taylor, Alicia Vikander, Aden Young, Gerard Butler.



0 comentários:

Enviar um comentário