6 de agosto de 2015

Dicas Fantasy Premier League 15/ 16 - Os Avançados

Homens de área, finalizadores letais. Uns tecnicistas, outros não tanto. Os avançados são, no Fantasy da Premier League, quem - regra geral - colocamos como capitão em cada jornada. O avançado que joga contra uma equipa pequena a atravessar um mau período, o avançado que está imparável (Agüero em Novembro-Dezembro, Suárez durante 2013/ 14 inteiro), embora muitas das vezes a braçadeira fique assente no braço de um médio em grande forma e a conseguir golos com frequência.
    Numa liga imprevisível, frenética e emocionante, com reviravoltas ao cair do pano e surpresas constantes, os Avançados são peça fulcral nos nossos plantéis. Com uma cultura de futebol "partido" e ofensivo, capaz de proporcionar verdadeiros espectáculos, com a tradição de quem está em casa ter que assumir o jogo, e num campeonato no qual as defesas não costumam ser de betão, quem sorri são os avançados. Aqueles jogadores que nos fazem festejar um golo ao minuto 90, dobrando pontos por estarem a capitão; ou que nos fazem revirar o olhar depois de um desperdício escandaloso.
    Se em 2013/ 14 o uruguaio Luis Suárez arrasou (295 pontos!), na temporada passada não só foi necessário alterar pontualmente o capitão - em 13/ 14 era escusado e arriscado retirar a braçadeira ao 7 do Liverpool - como não houve um avançado absolutamente constante e letal ao longo das 38 jornadas. Agüero (216 pts) passou algum tempo lesionado, totalizando pouco mais de 2500 minutos, Diego Costa (150) poderia ter feito muito mais caso jogasse mais do que 2069 minutos, Charlie Austin (176) foi um extraordinário jogador de Fantasy graças ao seu preço, bem como a surpresa Harry Kane (191). Pellè, Berahino, Ings, Lukaku, Rooney, Ulloa, Diouf, Benteke, Vardy ou Giroud foram jogadores que atravessaram bons períodos mas nenhum atingiu sequer 150 pontos.

    Olhando para os plantéis actuais, alguns dados saltam à vista: Agüero, Diego Costa e Kane permanecem os três nos seus clubes, mas todos têm algo contra si. Agüero (juntamente com Hazard e Alexis o jogador com maior capacidade de decidir um jogo sozinho na Premier League) e Diego Costa não são jogadores 100% fiáveis do ponto de vista físico, e é reincidente passarem algum tempo afastados por lesões musculares. E Agüero, ainda por cima, tem também uma Copa América nas pernas. Já Harry Kane terá um teste de fogo porque, enquanto que em 14/ 15 o seu crescimento foi uma surpresa, nesta temporada todos os defesas já têm a noção do seu valor e não o irão subvalorizar certamente em momento algum. Veremos se o inglês é ou não imparável. Falando em ingleses, Charlie Austin (custará provavelmente à volta de 8.0) ainda não se transferiu, embora candidatos não faltem, Jay Rodriguez está de regresso após lesão, Sturridge a trabalhar para poder ser opção, e entre as transferências internas a mais interessante para o Fantasy é mesmo a ida de Christian Benteke para o Liverpool.

  • Sergio Agüero (Manchester City), Diego Costa (Chelsea), Christian Benteke (Liverpool), Harry Kane (Tottenham), Wayne Rooney (Manchester United), Romelu Lukaku (Everton), Graziano Pellè (Southampton), Troy Deeney (Watford)
        Dentro deste lote, é mais ou menos consensual que Agüero e Diego Costa partem na frente em termos de golos. O argentino desequilibra como ninguém e está no ponto alto da carreira, sendo esta época acompanhado por Silva, Yaya Touré e Sterling, enquanto que Diego Costa é a referência combativa e mortífera de um Chelsea eficaz (Diego Costa marcou quase sempre que jogou, embora por jogo seja um dos avançados que desperdice mais, mesmo assim, justificando-se por aí o facto de não ter tantos pontos Bónus). Como ficou dito acima, joga contra ambos o seu passado em termos de pequenas lesões.
        Benteke é um avançado trabalhado em todos os sentidos para o campeonato inglês. O belga, um avançado completo, costuma revelar um certo padrão em termos de rendimento, surgindo muito mais forte na 2.ª metade da época, mas o facto de ser acompanhado agora por jogadores com enorme qualidade técnica e de passe deve fazê-lo disparar para outro patamar numérico. Benteke marcou 19, 10 e 13 golos nas suas 3 épocas - faz sentido que queira "tabelar" um novo recorde pessoal. Parte na frente para ser titular e mesmo quando Sturridge regressar deve manter-se no 11 formando uma dupla intimidadora. Sobre Harry Kane, o "novo Shearer", falta comprovar a capacidade de manter o nível depois de colocar uma pausa na sua forma impressionante, e enfrentando agora defesas mais atentos.
        Depois há Wayne Rooney. Enquanto o Manchester United não contratar um avançado, Rooney está em excelente posição para voltar a ter uma grande época de Fantasy, podendo muito bem tornar-se esta temporada o melhor marcador da História do clube. Lukaku deverá render muito mais em 2015/ 16, Pellè está adaptado e é a referência de um ataque móvel, dinâmico e incisivo (à partida vamos ver uma boa sociedade Mané-Pellè) e, no ramo dos avançados baratos, Deeney parece ser o mais maduro e capaz de ser o "novo Austin". Mas não com tantos golos, uns 12-15 possivelmente.

  • Saido Berahino e Rickie Lambert (West Brom), Diafra Sakho (West Ham), Wilfried Bony (Manchester City), Olivier Giroud (Arsenal), Jay Rodriguez (Southampton), Cameron Jerome (Norwich), Callum Wilson (Bournemouth), Aleksandar Mitrovic (Newcastle), Leonardo Ulloa (Leicester City), Odion Ighalo (Watford), Mame Biram Diouf e Bojan Krkic (Stoke City), Patrick Bamford (Crystal Palace), Bafétimbi Gomis (Swansea), Daniel Sturridge (Liverpool)
        Não são jogadores que dêem pontos tão seguros, mas terão forçosamente que recorrer a alguns destes jogadores ao longo da temporada. Falta ainda resolverem-se vários dossiers em termos de avançados, que podem mudar muita coisa, mas atendendo à situação presente..
        Saido Berahino tem evoluído de época para época. Caso fique no WBA é uma opção muito interessante, caso se transfira para outro clube (Tottenham, nomeadamente) perde valor de Fantasy. Por conseguinte, Rickie Lambert ao trocar o Liverpool pelo WBA ganhou oxigénio e valor (atenção que em 12/ 13 e 13/ 14 pelo Southampton fez 187 e 179 pontos). Será que seria ainda mais valioso sem Berahino no clube? Talvez.
        Diafra Sakho foi um dos melhores negócios da temporada passada mas apagou-se depois de uma 1.ª volta estonteante. Enner Valencia começará a época lesionado e, a não ser que chegue ao conjunto de Bilic um avançado como Austin (destinos possíveis: Newcastle, West Ham, Aston Villa, por ex.), Sakho poderá marcar bastantes golos. O potencial de Fantasy de Wilfried Bony depende de variadíssimos factores: caso o City contrate mais um médio ofensivo craque deverá alinhar com Sterling, Silva e esse jogador atrás de Agüero; falta ainda Dzeko seguir para Roma para confirmar Bony como a 2.ª escolha de ataque; caso Agüero falhe jogos por lesão, Bony terá mais oportunidades. Giroud, por sua vez, surge tão abaixo por entendermos que o Arsenal ainda deverá ir contratar um avançado e porque, mesmo que não contrate, parece mais provável Wenger fazer alinhar um "falso 9" (Walcott ou Sánchez) em alguns jogos.
        Para além disto, Jay Rodriguez precisará de tempo para se voltar a apresentar como uma opção de confiança no Fantasy, Cameron Jerome e Callum Wilson (ambos com 20 golos e 7 assistências no Championship) devem tornar-se pechinchas, e Mitrovic tem tudo para cumprir uma boa 1.ª época. Mais uma vez, caso Charlie Austin assine pelo Newcastle, Mitrovic perderia valor, mesmo podendo o Newcastle jogar em 4-4-2.
        Ulloa é o avançado mais "certo" do Leicester (Ulloa, Vardy, Kramaric, Okazaki e Nugent); Ighalo pode beneficiar fortemente da maior marcação a Deeney para surpreender; Diouf e Bojan deverão elevar os seus números esta época. No Swansea, Gomis deve disputar com Éder o lugar de avançado, mas é difícil prever a época de cada um, podendo inclusive jogar Ayew na frente.
        Uma boa incógnita para colocar na Watchlist é Patrick Bamford (jogador emprestado pelo Chelsea ao Crystal Palace, depois de brilhar pelo Middlesbrough), ao qual se podem também juntar Wickham (tanto pode passar ao lado como fazer a melhor época da sua carreira). Por fim, era impossível não mencionar Daniel Sturridge. O avançado do Liverpool ainda não tem data de regresso marcada mas, caso volte e consiga não se ressentir da lesão, cuidado com ele.
Notas:
1 - Caso Manchester United e Arsenal, principalmente os gunners, contratem um avançado de renome, tornar-se-á imediatamente uma opção de topo. Até ao fecho do mercado, é uma situação que merece muita atenção e que pode condicionar a constituição do plantel inicial, ou a utilização do Wildcard (caso entre 8 e 31 de Agosto haja muitas mudanças e grandes nomes a chegar).
2 - Charlie Austin. Exceptuando se se transferir para o Top-7 da época passada, será um dos grandes avançados a considerar. 

0 comentários:

Enviar um comentário