16 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 5



Filme: The Silence of the Lambs
Actor: Sir Anthony Hopkins

por Tiago Moreira

    Senhoras e senhores, se este sujeito disser que vos quer papar, não é um comentário ordinário da sua parte. Ele quer mesmo papar-vos literalmente. De faca e garfo. É verdade... Ele gosta dum bom bife do lombo. A questão é que é do vosso lombo e não a de outro animal irracional. Julgo que com esta apresentação é mais do que claro que estou a falar de Hannibal Lecter.
    Uma personagem criada pelo escritor Thomas Harris e com Sir Anthony Hopkins a dar corpo ao mesmo no grande ecrã. É uma personagem tão complexa que teve sucesso em quatro livros do escritor e nos quais três se tornaram filmes. Como se não bastasse, mais recentemente, foi criada uma série com base no nosso personagem de hoje.
    Uma das mentes mais doentias, audazes e extremamente inteligentes de sempre no mundo da ficção. Um canibal que acabou por sê-lo derivado ao seu passado peculiar. Para além de haver uma pequena indicação que é uma condição já de família, o grande impacto traumático deveu-se quando este viu a sua irmã ser devorada pelos hiwis - lituanos que ajudavam os nazis na Segunda Guerra Mundial fazendo-se passar por elementos da Cruz Vermelha. O mais inacreditável e o que o torna um alvo bastante improvável para a polícia é que o mesmo acaba por ser um especialista em psiquiatria e que acaba por ajudar a polícia em determinados casos. Basicamente é como se tivesse um jogo de xadrez muito bem estudado, como se fosse um computador extremamente bem programado. Só que até o mais bem elaborado plano tem as suas falhas que o tornam falível.
    É uma das personagens mais admiradas por nós e certamente por muito boa gente atenta à ficção mundial. Se nunca viram "The Silence of the Lambs", "Hannibal" ou "Red Dragon", não é tarde para começarem a fazê-lo.

← Anterior (6)                                                                                                                                                                                                                   Seguinte (4) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário