15 de fevereiro de 2012

Zenit 3 - 2 Benfica

    Infelizmente, o Benfica perdeu pela primeira vez na Liga dos Campeões e era completamente evitável.

    O jogo começou com um Benfica a tentar adaptar-se às condições de jogo (-10º e um relvado que mais parecia um pelado) e assistia-se a um jogo dividido. Eis que a dualidade de critérios do árbitro Jonas Eriksson, da Suécia, surge. Luisão tem uma entrada fora de tempo (nada dura) sobre um jogador russo e recebe de imediato o cartão amarelo. Quatro minutos depois, Bruno Alves faz uma entrada bárbara sobre Rodrigo, por trás, não toca na bola e ainda lesiona o avançado espanhol. No início o árbitro incrivelmente não ia sancionar a entrada (algo completamente ridículo) e só depois de ver o estado da promessa benfiquista é que exibe o cartão amarelo. Uma entrada por trás, sem jogar a bola e ainda com a agravante de lesionar o jogador (que não deve contar para nada) é cartão vermelho. Mas para o sueco foi algo banal.

    Pouco tempo depois surge o golo do Benfica. Livre à entrada da área mesmo à medida de Cardozo que obriga o guardião Zhevnov a uma intervenção difícil, acabando por oferecer o golo a Maxi Pereira que apenas teve que encostar.

    O Zenit não baixou os braços e imprimiu mais velocidade ao jogo o que dificultou a vida aos encarnados. Esta pressão dos russos obteve resultados e marcaram mesmo por intermédio de Shirokov que rematou forte e colocado à entrada da área após cruzamento proveniente da esquerda. Dava a sensação que o Benfica podia ter guardado a vantagem até ao intervalo, mas o resultado não era injusto. Tínhamos um jogo bastante dividido e isso verificou-se na posse de bola (50% - 50%).

    No segundo tempo o Benfica tentava impor o seu jogo, mas pedia-se que largassem mais a bola e jogassem mais rápido... Coisa que o Benfica pouco fez muito por culpa de Gaitán que teimava em jogar bonito. O Zenit pressionava cada vez mais e o golo surgiu mesmo numa grande jogada, mas também numa desatenção da defesa benfiquista. Emerson e Garay decidem ir ao mesmo jogador que, com um passe de calcanhar, acaba por isolar Bystrov efectuando um centro sem qualquer oposição para o pressionado Semak fazer um golo de calcanhar sem grandes hipóteses para Artur.

    O segundo golo catapultou os encarnados para o ataque que começaram a jogar mais rápido e a criar maior perigo na área adversária. Porém, ainda num ataque do Zenit, Pablo Aimar viu um amarelo por ter discutido uma bola no ar completamente normalíssima levando amarelo que o afasta do jogo da segunda mão. São os critérios na cabeça do sueco de 37 anos... Aimar discute uma bola no ar, leva amarelo. Bruno Alves faz uma entrada bárbara por trás, não toca na bola e ainda lesiona Rodrigo e leva um amarelo que lhe custou a mostrar. Normal... O golo acabou por sair ao minuto 87. A bola sobra para Nico Gaitán na marca de penalty, este remata um pouco mais em jeito que em força mas Zhevnov visivelmente inseguro, acabou por assistir na perfeição Tacuara que não esteve com meias medidas.

    O jogo parecia estar seguro e era extremamente difícil o Benfica perder... Mas aconteceu mesmo. Ataque da equipa russa e Maxi acaba por ser desajeitado e oferece a bola a Shirokov que, isolado, não falha. Um final triste e completamente evitável. Faltou cabeça ao Benfica nestes últimos minutos. Poderia ter saído de São Petersburgo com um resultado mais favorável. Porém, é um resultado que está completamente em aberto. O Benfica marcou 2 golos no campo adversário, está em desvantagem por apenas 1 golo e terá 90 minutos no Estádio da Luz (diria que cheio), num clima mais favorável e, sobretudo, num relvado. TM

Zenit 3-2 Benfica

Zenit: Zhevnov; Hubocan, Lombaerts, Bruno Alves, Anyukov; Shirokov, Denisov, Fayzulin(Rosina), Zyryanov(Semak); Kanunnikov(Bystrov), Kerzhakov.
Treinador: Luciano Spaletti

Benfica: Artur; Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Matic, Witsel, Gaitán(Miguel Vitor), Bruno César(Nolito); Rodrigo(Aimar), Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus

Golos: 0-1 20' Maxi Pereira; 1-1 27' Shirokov; 2-1 71' Semak; 2-2 87' Cardozo; 3-2 89' Shirokov.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Shirokov.

0 comentários:

Enviar um comentário