5 de fevereiro de 2012

Sporting 0 - 1 Gil Vicente

Choramingos é um bom novo nome para Domingos Paciência, não? Eu acho que sim. Adiante...          

O Sporting perdeu. “Normal..”. Só que desta vez teve uma consequência directa má – foi eliminado da taça da liga 2011/2012.

            O Gil Vicente (que tinha perdido por 6-1 em Alvalade quando o Sporting jogava à bola), depois de ter vencido o Porto por 3-1 para a liga, volta a fazer das suas, a demonstrar ser uma equipa madura, tacticamente disciplinada e consciente tanto das suas qualidades como dos seus “tendões de Aquiles”. Este Gil Vicente continua a evidenciar ser uma equipa bem comandada por Paulo Alves, em 3 jogos seguidos com os grandes consegue marcar 5 golos (3 do central Cláudio) e tornou-se claramente a equipa preferida dos benfiquistas por esta altura.

"Choramingos"
            Relativamente ao jogo, o Sporting voltou a não revelar grande ambição nem determinação e o central Onyewu (ou Oguchi, como Carriço o trata, pelo 1º nome portanto) acabou por dificultar as coisas para a equipa da casa ao derrubar por 2 vezes Hugo Vieira, das duas vezes em entradas merecedoras de amarelo. Hugo Vieira que, a par de Cláudio, André Cunha e Pedro Moreira (sem desfazer Rodrigo Galo, Richard e a boa entrada em jogo de Guilherme) foram os melhores jogadores do Gil hoje em Alvalade. No Sporting, viu-se Elias a correr muito, Capel a mexer com o jogo mas sem nunca dar consequência às suas jogadas e talvez Carrillo e Matiás como os 2 elementos com papel mais interessante do lado do Sporting. Não vi João Pereira e Evaldo no jogo, e deixar Insúa no banco num jogo que podia significar uma eliminação duma competição é, essencialmente, parvo. A nível de arbitragem, o penalty de Onyewu sobre Hugo Vieira pareceu-me claramente bem assinalado, e em cima da linha (logo é penalty), e o suposto penalty de Caiçara sobre Matiás talvez exista. Tenho dúvidas. Que não há intenção de Caiçara não há dúvidas, mas isso não quer dizer nada. Se eu der um tiro em alguém sem querer e essa pessoa morrer, parece-me que devo ser julgado e condenado. Mas a verdade é que não tenho a certeza se era ou não penalty. A verdade é que me parece que quando os jogadores em Portugal caiem de forma espalhafatosa, os árbitros tendem a não assinalar nada.

            Quanto à crise do Sporting, já me começa a cansar um bocadinho. Sempre a mesma coisa... Ano após ano... Presidente após presidente... Treinador após treinador... Com ou sem Liedson... Sempre os mesmos casos, sempre a mesma desorganização, sempre as mesmas lesões. E cheguei a uma de duas conclusões: o problema só pode estar numa de duas pessoas. Ou em ambas. Os dois únicos denominadores comuns a todos estes últimos anos de insucesso: Anderson Polga e... o roupeiro Paulinho. Mas sobretudo o Paulinho. Quiçá, "o bufo". Como é que eles são os culpados? Isso já não sei.

            Hoje vi um lenço branco em Alvalade (os câmaras da Sic não filmaram mais, ou então não havia mesmo mais). É que, se eu fosse do Sporting (obrigado pai), não saberia muito bem quem assobiar ou a quem mostrar um lenço branco. O culpado é o velhinho Godinho, que ainda há uns meses tinha construído uma estrutura e equipa exemplares que seria campeã nacional? O promissor treinador Domingos Paciência? Todos os novos jogadores? Ou o departamento médico do clube leonino? Ou todo o Sporting? Eu sinceramente não sei, mas Wolfswinkel deu recentemente uma entrevista na Holanda onde disse que as lesões acontecem porque, segundo ele, as coisas em Alvalade parece que são uma brincadeira, treina-se 1h por dia, e só mais a sério em vésperas de jogo, e daí segundo o avançado holandês os jogadores não terem capacidade para render mais nos jogos, e alguns ressentem-se e lesionam-se, pela falta de preparação.

Na quarta-feira o Sporting tem mais um importante jogo, com o Nacional da Madeira. Julgo que o Sporting conseguirá garantir um lugar na final, mas com o momento anímico actual... já não sei nada. MP

Ps: Nas redes sociais já vi sportinguistas a desejar a morte de todos os benfiquistas depois deste jogo. E também vi outros a dizerem que no lance da grande penalidade assinalada, a falta era do Hugo Vieira (uma joelhada de Hugo Vieira em Onyewu, segundo esse criativo ser vivo). Para essas pessoas recomendo graciosamente - Av. do Brasil, 53 - a morada do Júlio de Matos, para quem não sabe.

Sporting 0 – 1 Gil Vicente

Sporting: Marcelo; João Pereira (Rubio), Onyewu, A. Polga, Evaldo; André Santos (Carriço), Elias, Matiás, Carrillo (Izmailov), Diego Capel; Wolfswinkel.
Treinador: Domingos Paciência

Gil Vicente: Adriano; Daniel (Mauro), Cláudio, Halisson, Júnior Caiçara; Luís Manuel (Zé Luís), André Cunha, Pedro Moreira, Rodrigo Galo, Richard (Guilherme); Hugo Vieira.
Treinador: Paulo Alves

Golos: 0-1 54’ Cláudio (pen.)

Melhor em campo “Barba Por Fazer”: Hugo Vieira

1 comentários:

  1. Epaa isto tenho que comentar...

    Parabéns descobriste o real problema do Sporting: Anderson Polga.
    O Sporting jogou quase bem. Não existiram lances de grande penalidade naquele jogo. O Gil Vicente estava notavelmente mais motivado.

    E pronto, acho que me fartei de comentar porque me lembrei que esta competição está embebida numa espécie de tradição, ou presságio (ou o que lhe queiram chamar) que é findar nas garras da águia. O que é ... 'normal' :P

    ResponderEliminar