1 de fevereiro de 2012

Mercado de Inverno

    Olá pessoas estranhamente belas. O mercado de inverno do futebol europeu fechou hoje à meia noite. Assim sendo, só os clubes da América do Sul e da Rússia poderão ainda inscrever jogadores.
    Vamos comentar as transferências? Vamos pois!


    Começamos pelo maior. Yannick Djaló assinou a custo zero pelo Sport Lisboa e Benfica. Como MP me disse, quando este jogador estava no clube de Alvalade chamávamos-lhe Djaló, doravante chamar-lhe-emos Yannick. Só para começar a diferenciar a mudança na sua pessoa.
    Todos os sportinguistas gozaram nas redes sociais com esta contratação. E eu fiquei triste porque na altura pensei que eles tinham razões para gozar. Mas na realidade... Não têm! Yannick não está no Sporting. Yannick está no Benfica e é treinado por Jorge Jesus. A minha esperança no Yannick é precisamente a minha esperança no JJ. Jesus sabe retirar o melhor de cada jogador e, sobretudo, fazer deles homens.
    Sempre atribuí algumas qualidades ao avançado ex-sporting mas também sempre achei que era mentalmente muito fraco e que os treinadores não sabiam aproveitá-lo da melhor forma.
    Contudo, é uma transferência apenas mediática e não uma contratação de uma super-estrela. É apenas o Yannick e não um Pablo Aimar. Não vejo o novo avançado do Benfica a ganhar o lugar a nenhum habitual titular. No banco, à sua frente, ainda estão Saviola/Rodrigo e Nolito/Bruno César. Não será fácil Yannick. Mas concordo que nos poderá ajudar em alguns jogos e confio no grande Jorge Jesus. Um jogador define-se em quatro parâmetros: técnico, físico, mental e táctico. Yannick tem capacidade física e técnica, que é o importante para ter uma base de trabalho. Está agora a cargo do Benfica torná-lo capaz nas outras duas vertentes e a cargo de Maxi Pereira rapar seu cabelo rabiças. Nada melhor do que começar a tornar-se homem na parte estética para se inicializar a interiorização.
    Yannick, ex-Djaló, irá vingar de águia ao peito, deixará de ser tão rabiças, tornar-se-á um homem e Luciana Abreu deixará de mandar em casa (não necessariamente por esta ordem). É o que eu prevejo.


    Agora vamos ao norte onde tudo está... um pouco... confuso.
    Não sou de intrigas... mas o Vítor não anda a organizar bem a equipa. Despachou dois dos melhores jogadores que tinha e que foram importantíssimos nas conquistas de André Villas Boas (Guarín e Belluschi), mandou Fucile e Walter para o Brasil e Miguel Lopes para o Braga. A verdade é que foram buscar apenas o Lucho Gonzalez, Danilo e Janko. O gigante austríaco para o lugar do gordinho Walter. Danilo para o lugar de Fucile e quiçá para o lugar dum médio centro. Por fim, "El Comandante" Lucho para o lugar de Guarín e Belluschi. Comandante esse que bem há pouco tempo disse quem era o melhor em Portugal... O Benfica, pois claro. Vai para o Porto ganhar dinheiro, mas na hora de dizer quem é o melhor não vacila. Um rapaz inteligente, este argentino de 31 anos...
    Ora... o que eu acho é que começaram a despachar jogadores para conseguir pagar ao Lucho no fim de cada mês. Portanto, para bem do Vitinho, é bom que a equipa funcione bem porque as soluções não abundam para os azuis... E ainda bem. 


    O Sporting fez regressar João Gonçalves e Renato Neto e conseguiu os empréstimos de Xandão e Ribas. Devido a grandes dificuldades financeiras, o clube verde e branco não conseguiu reforçar-se como gostaria e apenas fez o que pôde para colmatar alguns pontos fracos da equipa.

    Já o Braga fez pequenas aquisições mas muito úteis. Miguel Lopes ex-Porto, Samuel ex-Anderlecht, Luís Alberto ex-Nacional e Rúben Amorim. Rúben que pediu desculpa ao clube da Luz, renovou com o Benfica por mais uma temporada e rumou a Braga por empréstimo de um ano e meio. Tenho pena desta ida do Amorim para o Minho sobretudo porque ele é benfiquista de coração. Mas concordo que não devem haver faltas de respeito dentro do clube e este castigo vai servir para ele aprender e para futuramente continuar o seu caminho de águia ao peito com o mesmo orgulho, amor e dedicação.

    No que toca ao mercado internacional não houve grandes surpresas como no ano passado onde transferências milionárias foram realizadas.
    Em Inglaterra, o Aston Villa recrutou o irlandês Robbie Keane do LA Galaxy, o Chelsea contratou o inglês Gary Cahill ao Bolton e a promessa De Bruyne ao Genk. Já o Everton foi um dos que investiu mais fazendo regressar a casa Donovan e Pienaar por empréstimo, fez ainda regressar João Silva do empréstimo e foi buscar Gibson ao United e Jelavic ao Rangers. O Fulham agarrou o russo Pogrebnyak ex-Estugarda para colmatar a saída de Zamora para o QPR que, por sua vez, investiu e bastante neste mercado de inverno. As contratações mais sonantes do QPR são Macheda do United, Taiwo do Milan, Onuha do City e, como já tinha dito, Bobby Zamora. O Manchester City conseguiu David Pizarro da Roma por empréstimo, que eu considero uma boa aquisição por parte de Roberto Mancini. Desta feita, o Newcastle gastou mais de 10M de euros no goleador Papiss Cissé para jogar ao lado do compatriota Demba Ba.
    Na liga espanhola também não há grandes novidades. O campeão do mundo de sub-20 Henrique foi para o Granada (clube de Carlos Martins) por empréstimo do São Paulo e o Sevilha fez regressar Reyes a casa e ainda contratou o goleador da liga portuguesa Baba por números bastante baixos tendo em conta a sua qualidade.
    Os italianos sempre gostaram muito de comprar e vender jogadores entre si. E estas transferências de inverno não foram excepção. Destaque para Muntari que trocou o Inter pelo Milan. Não muda de casa, nem de estádio, nem de balneário. Apenas de camisola.
    Os alemães muito dinheiro têm, mas pouco gastam. Uns autênticos tios Patinhas. Dou maior relevância ao Wolfsburgo que veio às compras a Portugal levando Felipe Lopes ao Nacional, Sissoko à Académica e ainda "roubou" Vieirinha ao PAOK. TM

0 comentários:

Enviar um comentário