12 de fevereiro de 2012

Porto 4 - 0 Leiria

Noite de barriga cheia para os adeptos dragões. Fazendo questão de não deixar o Benfica fugir a nível de pontos e a nível de golos marcados, o Porto venceu a União de Leiria por expressivos 4-0. O resultado não espelha o jogo no seu total, porque o Porto só “apareceu” na segunda parte, mas a vitória, essa, é incontestável.

      Para o jogo de hoje, Vítor Pereira viu-se forçado a usar a dupla de centrais Maicon-Mangala, perante os castigos de Otamendi e Rolando. Na frente, optou por manter Janko como a referência central ofensiva, com Varela (até hoje a evidenciar bom momento de forma) e o regressado Hulk nos flancos. Durante a primeira parte o Leiria conseguiu resistir bem ao Porto. A equipa, provavelmente terá ensaiado bem o que tinha a fazer durante a semana com o experiente Manuel Cajuda, e não concedeu espaços ao Porto, mantendo-se unida, concentrada e tendo Oblak a mostrar que tem tudo para crescer como um bom guarda-redes. Na 1ª parte as melhores oportunidades foram de Janko, que não conseguiu marcar e o jogo do Porto só ganhava alguma “piada”, se é que se pode dizer, quando Hulk decidia acelerar.

     No recomeço do jogo, parecia que ia ser mais do mesmo. Aos 48’ o lateral Shaffer teve uma entrada dura sobre Moutinho. Não consegui ver bem a repetição do lance mas pareceu-me que terá talvez justificado o cartão mostrado, porque Shaffer deve ter cravado os pitons na perna do pequenino médio português. Contra 10 supostamente seria mais fácil, mas os 11 jogadores do Porto não conseguiam mexer minimamente com o jogo. A bola ia-se arrastando dum lado para o outro, não havia inspiração, não havia velocidade. 
    Até que aos 60 minutos Vítor Pereira decidiu lançar o homem que mudou o jogo – James Rodríguez. O jovem internacional colombiano acabou por, passados cerca de 5 minutos, assistir (após grande trabalho de João Moutinho) o gigante Janko (que em 2 jogos consegue já o 2º golo). A partir daí viu-se que a União de Leiria sentia já não saber muito bem como actuar. Estavam orientados para defender bem e de forma compacta e sair em transição pela velocidade de John Ogu ou Robinho e mais tarde por Luís Leal e Djaniny, mas nenhum conseguiu criar real perigo. O Porto, motivado pelo golo continuou a marcar golos. O 2º apareceu após um bom trabalho de Hulk, o brasileiro assistiu Lucho, que rematou para defesa de Oblak. Na recarga James, quem mais, não perdoou. O Porto foi continuando a construir jogadas de perigo e aumentou para 3-0 quando já tinha em campo Defour e Djalma. Foi precisamente Djalma que assistiu Álvaro Pereira para um excelente remate do defesa portista. A fechar o jogo, Danilo ganhou um livre, James cobrou-o e Maicon saltou mais alto que todos desviando a bola para a baliza.

     O resultado acabou por ser um pouco pesado para o que o Porto não fez na 1ª parte, mas a verdade é que, apesar de demorarem, os golos acabaram por aparecer em grande número. A entrada de James Rodríguez foi, como já disse, fundamental para o Porto ganhar o jogo, destacando-se também o jogo de Moutinho, o apoio dado por Álvaro Pereira, o facto de Janko continuar a marcar (e entender-se bem com Lucho) e Hulk ter regressado relativamente bem. Do lado da União de Leiria, o plantel não tem grande qualidade, mas Manuel Cajuda lá vai trabalhando como pode. Dá pena ver Manuel Curto ou Tiago Terroso que são muito bons médios centro a jogarem na defesa. De qualquer forma, John Ogu parece ser um jogador com potencial para se destacar no resto do campeonato. Se a União de Leiria vai descer não sei, mas andará certamente envolvida na luta até ao fim. O Porto, afastou-se do Braga e reaproximou-se do Benfica. A luta será, inevitavelmente entre as duas equipas e (dependendo do resultado do Benfica-Porto) fará com que o campeonato se resolva algures nas últimas 3 jornadas.

    O Porto jogará agora na quinta-feira com o Manchester City. Se o Nasri jogar é melhor o Álvaro Pereira não aparecer em campo, ou então pode ser que encontre os rins que perdeu no último Arsenal-Porto. Projectar o encontro de David Silva e Sergio Aguero com jogadores como Rolando… não será muito abonatório para o Porto. E o Porto que tenha cuidado com Micah Richards, que vai fazer do flanco direito uma auto-estrada. Mas quinta vê-se isso. MP



Porto 4 - 0 Leiria

Porto: Hélton; Danilo, Maicon, Mangala, Álvaro Pereira; Fernando, João Moutinho (Defour), Lucho; Hulk (Djalma), Janko, Varela (James Rodríguez).
Treinador: Vítor Pereira

Leiria: Oblak; Ivo Pinto, Haas, Edson, Shaffer; Manuel Curto, Marcos Paulo, Élvis (Djaniny), John Ogu; Robinho (Luís Leal), Bruno Moraes (Tiago Terroso).
Treinador: Manuel Cajuda

Golos: 1-0 67’ Janko; 2-0 75’ James Rodríguez; 3-0 86’ Álvaro Pereira; 4-0 89’ Maicon

Melhor em campo "Barba Por Fazer": James Rodríguez.

0 comentários:

Enviar um comentário