31 de dezembro de 2014

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 89



Filme: The Silence of the Lambs
Actriz: Jodie Foster

por Miguel Pontares



    Abram alas para a primeira presença feminina a surgir neste conjunto de 100 personagens. Entre todos os filmes do universo Hannibal - com o ilustre Anthony Hopkins a interpretar a personagem principal, excepto na viagem às suas origens -, The Silence of the Lambs (1991) é com larga margem o filme mais aclamado. Podemos dizer que isso se deve primeiro ao facto de ser o 1.º contacto do espectador com o canibal que não pisca os olhos, mas também ao facto de ter esta Clarice Starling. Sim, esta porque a versão de Jodie Foster é mais marcante do que a de Julianne Moore dez anos depois.
    Clarice Starling é uma criação do escritor Thomas Harris, uma mulher com um passado por recalcar, e a tentar triunfar num mundo de homens. Conhecemo-la na sua rotina de árduos exercícios físicos na Academia, mas Starling, formada em Psicologia e Criminologia, gera interesse pela sua relação com Hannibal Lecter. É da troca de impressões e da empatia entre as 2 personagens que nasce o valor de Clarice Starling enquanto personagem. Hannibal fornece-lhe informações em forma de engima sobre o procurado serial killer Buffalo Bill, esperando em troca informações pessoais de Clarice. Sendo Hannibal um monstro erudito, um assassino requintado, sedutor e ponderado nas palavras, Starling acaba por representar o espectador, o lado de cá, na tentativa (nossa e dela) de compreender a mente de Dr. Hannibal Lecter.
    Determinada, inteligente e perspicaz, embora com uma certa vulnerabilidade escondida pelas primeiras camadas, Clarice resolve o caso de Jame Gumb (Buffalo Bill) numa rede de enigmas que a fazem ao mesmo tempo garantir o respeito e fazer com que Hannibal se abra com ela, mas acabando ela própria por ser influenciada pelo intelecto e persuasão subtil da personagem de Anthony Hopkins. A história de Clarice Starling evolui em Hannibal (2001), na pessoa de Julianne Moore, mas a eleição para este Top é a versão do Silêncio dos Inocentes (Lambs), título que tem por base o ruído dos cordeiros ouvido por Starling na sua marcante infância.
    Jodie Foster ganhou o óscar de Melhor Actriz Principal com esta personagem, um Clássico no universo de personagens femininas. Se lhe fosse feita a pergunta "O que dizem os teus olhos?" Starling teria que dizer algo como: sei qual o meu farol, mas não sei como retirar o mais inteligente dos psicopatas do canto obscuro da minha mente.

← Anterior (90)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (88) →


Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário