23 de dezembro de 2014

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 18

Fantasy Premier League - O Natal para as crianças é a 24/ 25 de Dezembro, mas para quem gosta verdadeiramente de futebol é a 26 de Dezembro, boxing day. Nesta época festiva, e enquanto os principais campeonatos tiram férias ou abrandam a cadência das jornadas, em Inglaterra vão-se jogar 3 jornadas em 7 dias (26Dez, 28/29Dez e 1Jan). Por isso mesmo é praticamente impossível os treinadores não rodarem as suas equipas, com impacto directo e causando alguma angústia em vários fãs de Fantasy. A jornada 18 não tem um jogo cabeça-de-cartaz, mas há vários jogos que podem-se revelar interessantes: o Chelsea-West Ham, Manchester United-Newcastle, e veremos como se saem Liverpool e Southampton nas suas visitas.
    A 17.ª jornada teve um herói inglês. Charlie Austin fez um hat-trick na vitória do QPR sobre o West Brom e amealhou 17 pontos, superiorizando-se à tangente ao outro destaque da jornada, David Silva (16 pts). O improvável Yoshida e os blues John Terry e Fàbregas pontuaram bem, assim como Downing, Zabaleta, Adam Johnson e Ki.
    Na quinta-feira, nas Dicas Fantasy Premier League - Jornada 17, apontámos Charlie Austin e David Silva como potenciais boas escolhas, o que acabou por se revelar um bom palpite. Dos outros jogadores que sugerimos, Yaya Touré, Downing, Joe Hart, James Tomkins e Harry Kane foram os únicos a ter nota positiva.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2019364-449247)

Feliz Natal, e cá vão as sugestões para a jornada 18:

 Santi Cazorla - Arsenal - 8.1

    É certo que a motivação do QPR e de Charlie Austin estará mais alta que nunca, visto que o 9 dos rangers leva 11 golos em 18 jornadas, uma marca fantástica para um jogador recém-chegado ao escalão principal. Pode até acontecer Austin marcar (porque já o fez diante de Southampton e Chelsea, que têm boas defesas) mas o Arsenal-QPR tem tudo para ser um bom jogo dos gunners. No Emirates Stadium a equipa de Arsène Wenger quererá continuar em busca de um lugar no Top-4, e a terrível forma do QPR fora de portas (8 derrotas em 8 jogos) terá que ser aproveitada. Alexis Sánchez e Olivier Giroud (8.2) 
são fortes candidatos a realizar um bom boxing day, mas Cazorla é quem anda particularmente endiabrado. Nas últimas 3 jornadas a função táctica do espanhol em campo alterou-se, e os números começaram a aparecer - 3 golos e 1 assistência. Contra o QPR, o quarteto ofensivo do Arsenal (os 3 jogadores referidos e Welbeck) são os principais elementos a ter em conta, mas é preciso ter atenção porque com três jogos em 7 dias Wenger pode rodar a equipa. Afinal de contas, teoricamente será preferível contar com o melhor 11 na visita ao terreno do West Ham, do que em casa contra o QPR. A seu tempo veremos o que faz o técnico francês.

 Wilfried Bony - Swansea - 8.6

    Alguns avançados ou médios até poderão ser eventualmente repousados na 18.ª jornada, mas Wilfried Bony muito dificilmente o será. Monk surpreendeu ao deixar o avançado da Costa do Marfim no banco, na jornada 17, e a coisa correu bem - sem Sigurdsson (ainda em dúvida para a jornada 18), Montero e Bony, o Swansea venceu por 1-0 em casa do Hull. A folga que Bony teve terá sido mais do que suficiente para garantir que será titular diante do Aston Villa e, embora o A. Villa defenda bem e tenha Benteke a recuperar aos poucos a sua forma, Bony rende sempre mais no País de Gales do que em casa dos adversários. O melhor marcador em Inglaterra neste ano civil quererá eventualmente chegar à dezena de golos neste campeonato, e a verdade é que dos seus 8 golos, metade deles foram marcados nas últimas seis jornadas.


 Adam Johnson - Sunderland - 6.0

    O herói do último Newcastle-Sunderland é outra das sugestões para o boxing day. Com 1 assistência na jornada 16 e 1 golo (bem moralizador!) na jornada 17, o outrora extremo do Manchester City será fundamental contra o Hull City. O Sunderland quer fugir ainda mais aos lugares de descida, tem esta jornada um confronto directo com outro candidato a ser despromovido (o Hull está actualmente no penúltimo lugar) e, se por um lado poderão ser elementos como Pantilimon ou Vergini a segurarem a equipa na retaguarda, terão que ser Adam Johnson e Steven Fletcher (5.3) 
a assumir as despesas ofensivas. Adam Johnson é - embora a anos-luz - um Robben da Premier League. Toda a gente sabe o que ele vai fazer, e ele faz sempre a mesma coisa, mas consegue sempre fazê-lo.

 Adam Lallana - Liverpool - 8.3

    Muito possivelmente o mais arriscado dos nossos 5 palpites principais. O Liverpool está muito longe de apresentar segurança, consistência e uma ideia de jogo sólida, mas as próximas jornadas são uma boa oportunidade para os reds recuperarem algumas posições na tabela classificativa. Em casa do Burnley o Liverpool vai encontrar uma equipa que tem plena consciência das suas limitações, defendendo com tudo, e acreditando que Ings ou Barnes (aqueles que são mais do que operários) sejam capazes de mudar o jogo. Veremos se Rodgers lança Lambert ou volta a jogar com um ataque móvel (Sterling foi a falsa referência contra o Arsenal, embora Rodgers já tenha dito que o jovem extremo terá que ter uns jogos de descanso em breve). Certo é que este é o momento certo para jogadores como Lallana ou Markovic se afirmarem de vez na equipa de Anfield. Lallana, talvez o jogador inglês da actualidade com mais técnica pura, fez na época passada 9 golos e 9 assistências. Para já vai em 2-2, e é uma escolha arriscado considerando que é por exemplo 0.2 mais caro do que Cazorla. 

 Leighton Baines - Everton - 7.3

    Em 2013/ 14 ter um defesa do Everton era uma obrigação. Coleman e Baines eram uma garantia de pontos por via de clean sheets, juntando a isso o seu impacto ofensivo - golos e assistências. Esta temporada a coisa está bem diferente. O Everton conseguiu até agora 3 jogos sem sofrer golos em 17 partidas jogadas, e para além disso Baines e Coleman não pontuam de forma decente desde a remota jornada 11. Ter Leighton Baines num plantel de Fantasy é ter 6 médios, considerando o impacto ofensivo e rotinas/ processos dos toffees, mas nos últimos jogos (o último foi excepção) Baines viu a sua preponderância reduzida por via da colocação de Mirallas a extremo esquerdo. O lateral esquerdo inglês marca grandes penalidades, marca cantos, mas há muito que não pontua como deve ser, e há algumas jornadas que não assume um livre directo. Diante do Stoke poderá ser a última oportunidade para Baines. Com o seu preço e considerando o melhor calendário de outros defesas, é difícil mantê-lo.

Outras Opções:
Guarda-Redes: Costel Pantilimon, como dissemos, tem estado bem nas últimas jornadas. O cansaço acumulado nas pernas poderá fazer com que os próximos jogos tenham alguns golos e sejam menos rigorosos tacticamente, e por isso é mais difícil prever clean sheets. Talvez Lukasz Fabianski (5.2) ou David De Gea (5.6) sejam mesmo assim as melhores opções. Mas é perfeitamente possível o Newcastle marcar em Old Trafford ou Benteke marcar em casa do Swansea. E Chelsea e Arsenal vão encontrar bons avançados nos seus adversários.

- Defesas: Entre um lote mais restrito de possibilidades, talvez Santiago Vergini (4.5), Pablo Zabaleta (6.4) e Phil Jones (5.2) acabem por ser opções minimamente seguras, embora Pellegrini possa rodar novamente a sua defesa, o que a acontecer será mais provável em termos de lateral esquerdo (ou central também, caso Kompany regresse). Skrtel e Debuchy são bons jogadores para colocarem no vosso bloco de notas.

- Médios: Já evidenciámos elementos como Cazorla, Alexis, Adam Johnson e Lallana, mas há certamente vários craques - um ou outro pode ser afectado pela rotação - impossíveis de não considerar também. David Silva (8.9) e Yaya Touré (10.8) no Manchester City; Césc Fábregas (9.6) e Eden Hazard (10.6) no Chelsea; Ross Barkley (6.8) no Everton, e Mata também poderá ser uma boa aposta, restando saber se Di María regressará já contra o Newcastle à titularidade.

Avançados: Mencionámos Bony, Giroud, Steven Fletcher e podemos acrescentar Harry Kane (5.2) e Diego Costa (11.2). van Persie e Rooney também são boas escolhas, e importa estarem atentos à situação ofensiva do City - quando é que Jovetic ou Dzeko regressarão.

0 comentários:

Enviar um comentário