19 de dezembro de 2014

Crítica: Starred Up

Realizador: David Mackenzie
Argumento: Jonathan Asser
Elenco: Jack O'Connell, Ben Mendelsohn, Rupert Friend
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 81 | RottenTomatoes: 99%
Classificação Barba Por Fazer: 78

    Jack O'Connell já foi Bobby Charlton em 'United', vai ser Louis Zamperini no 'Unbroken' de Angelina Jolie, mas antes de tudo isso foi Cook. O momento de falar de James Cook, a personagem de O'Connell na série britânica Skins poderá ser oportuno mais tarde, mas este Starred Up poderia ser muito bem uma consequência, o passo seguinte, o destino de Cook.

    Embora já conheçamos O'Connell há vários anos, é bom ver que 2014 poderá distingui-lo como um dos Rookies do ano para a generalidade dos media e espectadores. Um ano especial porque junta a este Starred Up (o tipo de filme que elevou o jovem actor aos papéis que agora lhe oferecem) a '71 e claro a um Unbroken sobre o qual ainda não nos podemos pronunciar, mas que garantidamente serviu - no mínimo - para projectar O'Connell, ao ser o rosto de um projecto com Angelina Jolie e os irmãos Cohen envolvidos. Mas, para já, vamos a este violento filme, com uma prisão como pano de fundo para uma relação conturbada entre pai e filho. Sobre um rapaz problemático com dificuldade em confiar no mundo que o rodeia.
    Starred Up está longe do nível de tantos outros clássicos do universo prisional, mas aproxima-se da qualidade de Dog Pound, um filme que em 2010 também passou, infelizmente, abaixo do radar do espectador comum. Desta vez temos no centro da acção Eric Love (Jack O'Connell), um adolescente problemático e incorrigível que é transferido para uma prisão de adultos. Eric, uma fera difícil de domar, com um passado por recalcar que o deixa de pé atrás, punho fechado e dentes cerrados perante toda a gente, encontra na prisão o seu pai, Neville Love (Ben Mendelsohn), também detido. Tudo o resto é filme. É um rapaz a aprender a confiar nos outros (essencial aí o papel de Oliver, interpretado por Rupert Friend), a resolver-se com o seu pai e a ser posto à prova numa instituição social. O filme, também pela sua forma de realização/ edição, tem um batimento cardíaco muito próprio, alternando entre cenas de violência e caos, e momentos mais parados. Talvez por isso mesmo não seja tão "fácil de mastigar" para alguns.
    Quanto a O'Connell, acompanhem os próximos anos do actor nascido em Derby. Já está garantido num filme com Christoph Waltz e Judi Dench, e consta como rumor que poderá integrar o elenco de um filme de Jodie Foster (possivelmente com George Clooney e Julia Roberts). 
    Para já, Starred Up foi um degrau lógico na ascensão de Jack O'Connell, num filme do qual guardamos aquele abraço de mãos atadas, e aquela metáfora final sob a forma de uma porta rotativa como o carrossel de oportunidades que é a vida.

0 comentários:

Enviar um comentário