17 de dezembro de 2014

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 95



Filme: Seven Psychopaths
Actor: Sam Rockwell


por Miguel Pontares



    Como acontece a toda a gente, os anos têm passado por mim e com eles tem aumentado não só a minha idade (adeus às suspeitas de que eu podia ser um noctívago vampiro) como também o nº de filmes na minha biblioteca mental. Admito hoje que pelo meio desta viagem desenvolvi uma certa pancada por actores secundários. Aquela energia alternativa que completa o protagonista, que lhe dá sentido, aquele papel muitas vezes subvalorizado mas que na sombra e em segundo plano acaba por ser quem assume a marioneta, embora nos seja dito para olhar para a marioneta em si. Confesso, aliás, que normalmente o meu óscar preferido é o de Melhor Actor Secundário (e os Melhores Argumentos), o que talvez não seja vulgar. Billy Bickle é um bom exemplo do porquê, e o resultado perfeito do que é construir bem uma personagem e um argumento. Em simultâneo.
    Billy é um caso clássico de duas coisas: em primeiro lugar de uma personagem que com spoiler perde 40% da piada global; e também um exemplar da energia e criatividade contagiantes que Sam Rockwell coloca em todas as suas personagens. Num argumento de Martin McDonagh, com muito Tarantino nas entrelinhas, Billy Bickle é o melhor amigo de Marty (Colin Farrell), um argumentista sem ideias para o seu próximo filme 'Seven Psychopaths'. Billy é um actor desempregado que ganha a vida através de um esquema que tem com Hans (Christopher Walken) - o esquema passa por roubar cães aos seus donos, "encontrá-los" e receber depois recompensas quando amavelmente os devolvem aos donos preocupados. Só isto chegaria para tornar Billy Bickle uma personagem engraçada, mas há mais. 
    O sarcástico, cómico, por vezes idiota e claramente louco Billy, sempre cheio de boas intenções, rouba o cão errado - arranjando problemas com Charlie, um gangster protagonizado por Woody Harrelson - mas aproveita tudo o que o mundo lhe dá para tomar as rédeas do filme. Tanto do filme que Marty quer escrever, e para o qual Billy lhe vai dando ideias, como para o verdadeiro filme, propriamente dito. É naquele momento, ao som de Angela Surf City dos The Walkmen, quando Billy mata a namorada de Charlie, que a personagem tem o seu remate final - Billy Bickle é o 7.º psicopata, e também o psicopata nº 1 com que abre o filme.
    É aquela personagem que quando ouve Hans citar Ghandi e dizer "olho por olho, e o mundo ficará cego" fica intrigado, reflecte, arrota, sorri e contrapõe: No it doesn't. There'll be one guy left with one eye. How's the last blind guy gonna take the eye of the last guy left, who's still got one eye?! All that guy has to do is run away and hide behind a bush. Gandhi was wrong, it's just that nobody's got the balls to come right out and say it.
    Billy Bickle leva tudo à letra, quer ajudar e não deixa a sua imaginação ficar apenas na sua mente, faz rir de pistola na mão. É um excêntrico, um humorista sangrento, um 2 em 1. O sétimo psicopata, e o primeiro. Mas vale por sete ou mais.

← Anterior (96)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (94) 


Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário